dcsimg

Presidente Dilma Lança Novo Programa de Cursos Técnicos

Conheça o programa criado para permitir que mais estudantes façam um curso técnico no Brasil, o Pronatec!

Conheça o Novo Programa do Governo do Brasil: O PRONATEC

Especial PRONATEC do Guia da Carreira

A Presidente Dilma Roussef, em pareceria com o MEC e o Ministro da Educação Fernando Haddad, lançaram este mês ( Abril de 2011 ), um novo programa o PRONATEC.

Devido ao crescimento Econômico récorde do Brasil ( 7,5% em 2010 ), as empresas estão necessitando muito de profissionais formados em um bom Curso Técnico, o PRONATEC foi criado justamente pra formar estes técnicos.

O PRONATEC, sigla que significa: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, pretende levar os cursos técnicos para onde eles ainda não existem.

Hoje em dia, podemos dizer que os cursos técnicos do Brasil estão todos concentrados no Sudeste, principalmente no estado de São Paulo onde temos a Rede FATEC.

Regiões mais distantes, do interior do país, ficam assim excluidas e o desenvolvimento industrial nestes locais fica restrito devido a formação de poucos Engenheiros e poucos Técnicos.

Por este motivo, está previsto que o PRONATEC além de ampliar a rede atual de Cursos Técnicos, também construa muitas novas escolas.

A previsão inicial do Governo é que 80 obras de Escolas Técnicas que já estão em andamento sejam entregues este ano ( 2011 ) e de que nos próximos anos, mais 120 unidades sejam construídas, privilegiando em especial, os Estados onde existem poucos cursos técnicos.

Confira um mapa abaixo indicando como estão concentrados os cursos técnicos no Brasil atualmente e como o Governo pretente que o cenário fique com o PRONATEC:

Cursos Técnicos no Brasil: Presente e Futuro

Cursos Técnicos no Brasil: Presente e Futuro

Note que há uma grande diferença por exemplo entre as regiões Norte e Sudeste no que diz respeito a cursos técnicos.

Enquanto no Sudeste temos uma concentração de Média a Alta, no Norte a concentração de cursos técnicos é sempre baixa.

Com a implantação do projeto PRONATEC o governo pretende reverter esse quadro na próxima década.

Novo Financiamento e Cursos Gratuitos no Sistema S

O chamado Sistema S, composto pelas redes: Sesi, Senai, Sesc e Senac, também deve receber boas melhorias.

De agora em diante o Governo vai exigir que as unidades já existentes e as futuras unidades do Sistema S invistam parte do seu orçamento também em cursos técnicos gratuitos para alunos da Rede Pública de Ensino..

Com isso as escolas do Sistema S, vão propiciar que milhares de alunos vindos do Ensino Fundamental Público possam fazer um curso técnico de qualidade.

Entre as novas medidas do PRONATEC também está uma nova linha de financiamento de estudos.

Serão 2 novos tipos de empréstimos:

  • Um novo tipo de empréstimo nos mesmos moldes do FIES e que vai servir para que aluno possam fazer seu curso técnico em escolas particulares.
  • Um novo tipo de empréstimo para empresas que desejam investir em seus empregados e formar seus funcionários em cursos técnicos particulares.

Contando com as escolas e Cursos Técnicos já existentes, o PRONATEC contará com 600 unidades de ensino, o que vai garantir uma boa educação técnica para 600.000 estudantes.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin