dcsimg

Gestão da Informação

Conheça a carreira em Gestão da Informação, entenda o que faz este profissional e saiba como se especializar nesta área promissora!

computer_home

Hoje em dia é comum as empresas terem que lidar com um volume cada vez maior de informações sobre clientes, parceiros, concorrentes, entre outros. Estes dados vêm de fontes distintas (redes sociais, dados internos das empresas, pesquisas de opinião, etc.) e ajudam os executivos a terem um melhor entendimento de seu negócio e de seus consumidores.

Para que todos esses dados se transformem em informações úteis é preciso que passem por processos de análise, tratamento, classificação e organização. Esse é o papel do profissional da Gestão da Informação.

O gestor da informação tem uma formação multidisciplinar, com conhecimentos em Administração, Ciências da Computação, Matemática e Ciências da Informação.

Esse profissional tem valor estratégico para as organizações por sua habilidade em coletar, identificar, tratar, armazenar e distribuir dados importantes. É um perfil bastante disputado no mercado.

Saiba mais sobre a atuação do gestor da informação e como se especializar nessa área.

Áreas de atuação de um gestor da informação

O campo de atuação de um gestor da informação é bastante amplo. Empresas privadas, órgãos públicos e do terceiro setor lidam com um grande volume de dados e precisam saber interpretá-los para manterem sua competitividade.

Bancos, sites de busca, concessionárias de crédito pessoal, distribuidoras de alimentos, escritórios jurídicos, lojas e hospitais são alguns exemplos de empresas que aplicam a Gestão da Informação para melhorar seu desempenho no mercado e oferecer aos clientes serviços e produtos mais adequados.

O profissional desta área pode trabalhar voltado para a tecnologia, utilizando sistemas informatizados para tratar, armazenar e distribuir informações. Também pode estar ligado a questões estratégicas da gestão do negócio em que está inserido, organizando e definindo padrões de coleta e compartilhamento de informações, por exemplo.

Vamos entender um pouco mais do trabalho deste profissional nestas duas áreas.

Tecnologia

A tecnologia é fundamental para a Gestão da Informação. O profissional da área depende de ferramentas e sistemas informatizados para realizar a análise de dados estruturados e não-estruturados.

Uma de suas atividades é organizar a base ou banco de dados para facilitar o acesso às informações. Estes dados podem ser obtidos através de comentários em redes sociais, matérias veiculadas em jornais, questionários de satisfação respondidos por clientes, relatórios contábeis da empresa, listagem de produtos mais vendidos em um período, etc. Na maioria das vezes as informações não estão estruturadas e cabe ao gestor da informação identificá-las e inseri-las no banco de dados para análise posterior.

Outra atividade do gestor da informação ligada à tecnologia é a organização da arquitetura de informação em websites ou intranets. As informações são estruturadas, organizadas, classificadas e distribuídas de maneira a ajudar as pessoas a encontrarem facilmente o que buscam.

O gestor da informação mais experiente pode também coordenar equipes de profissionais de Tecnologia da Informação.

Gestão de Empresas

Uma das principais tarefas dos gestores da informação dentro das organizações é oferecer aos executivos informações estratégicas que aumentem os índices de certeza associados à tomada de decisão.

Algumas de suas principais atividades são:

  • Identificar a necessidade de informação para um determinado negócio ou para resolver algum problema.
  • Mapear e entender como se dá o fluxo de informações dentro de uma empresa e propor soluções para que se desenvolva uma cultura eficiente de compartilhamento de informações.
  • Desenvolver técnicas e metodologias para coletar informações.
  • Selecionar, filtrar e monitorar informações.
  • Estabelecer normas e padrões de sistematização da informação.
  • Definir políticas de segurança da informação.

O gestor da informação pode fazer parte do quadro de funcionários de uma empresa ou prestar assessoria ou consultoria na área, identificando problemas e propondo soluções para que outros profissionais as coloquem em prática.

Big Data: área promissora para profissionais em Gestão da Informação

Uma das áreas que vem crescendo muito nos últimos anos é a Ciência dos Dados, ou Big Data. Trata-se da habilidade em processar, analisar e interpretar um volume enorme de dados com o objetivo de identificar tendências e padrões e até prever alguns tipos de comportamento.

São vários os setores que fazem uso do Big Data:

  • Equipes esportivas que monitoram e analisam as partidas de seus adversários a fim de melhorar seu desempenho contra eles.
  • O comércio varejista, que utiliza inúmeras informações sobre clientes para prever futuros hábitos de consumo.
  •  Previsões de tempo são aprimoradas devido ao envio de informações de sensores instalados em milhares de celulares pessoais.

Gestores da informação são profissionais capacitados a atuarem com o Big Data devido à sua formação multidisciplinar, com uma boa base de conhecimentos em Tecnologia da Informação, Matemática e Ciências da Informação.

Como se especializar em Gestão da Informação

Esta profissão é relativamente nova e existem apenas 4 universidades credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de bacharelado em Gestão da Informação:

Outro caminho para obter formação na área de Gestão da Informação são as pós-graduações. Profissionais com bacharelado ou curso tecnológico em  Matemática, Tecnologia da Informação, Estatística ou Gestão de Negócios, por exemplo, podem buscar especializações que os habilitem a  atuar como gestores da informação.

Alguns destes cursos de pós-graduação recebem os seguintes nomes:

  • Análise e Gestão da Informação
  • Administração da Informação
  • Especialização em Gestão da Informação
  • Big Data – Inteligência na Gestão de Dados
  • Especialização em Análise de Big Data

Veja também:

Estatística

Você já conhecia a carreira em Gestão da Informação? Tem interesse em seguir esta profissão? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin