dcsimg
 
dez profissões estressantes

Conheça as 10 Profissões mais Estressantes no Mundo

Você conhece as profissões mais estressantes do mundo? Conheça as dez profissões que são consideradas mais estressantes por uma pesquisa feita pelo instituto SWNS.

profissao-estressante

Trabalhar pode trazer muito prazer, ainda mais se o profissional trabalhar com aquilo que tem paixão de fazer. Mesmo assim a carreira pode se tornar estressante devido à rotina corrida e problemas cotidianos.

Todos os tipos de profissões podem ser estressantes, principalmente se o profissional não souber escolher a área certa para trabalhar. Se você ainda não decidiu carreira seguir, confira o teste vocacional que elaboramos para ajudar nesse processo.

A pedido de uma empresa irlandesa, o Instituto SWNS  realizou uma pesquisa com aproximadamente 3000 pessoas e constatou que as 10 profissões mais estressantes no mundo são:

1 – Profissional de TI

A área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das áreas que tem mais crescido nos últimos tempos. Por ser ainda uma nova carreira, ainda faltam profissionais para preencher as vagas.Problemas nessa área são comuns e muitas vezes os profissionais precisam fazer o papel de três ou quatro para suprir a falta de mão de obra qualificada.

2 – Médico

Por ser um carreira que lida com a vida, gera no profissional um estresse maior. Tratar as pessoas, buscar pelo tratamento adequado para cada um ou descobrir o que está causando alguma dor em um paciente são funções de grande responsabilidade.

3 – Engenheiro

A área de engenharia é ampla, porém todas as funções são de grande responsabilidade, o que gera um estresse maior. Na engenharia civil, por exemplo, o profissional tem que estar à disposição para qualquer imprevisto que possa ocorrer em uma obra que está em andamento.

4 – Operador de Telemarketing

Profissão difícil e muito estressante. Os profissionais devem lidar com pessoas e por muitas vezes precisam ligar em horas inoportunas ou passam horas recebendo só reclamações.

5 – Professor

Lidar com o ensino requer paciência, pois cada aluno tem o seu tempo para aprender. Por ser uma rotina desgastante e por muitas vezes de jornadas longas, é uma carreira estressante. A preparação de aula, correção de provas e tarefas traz uma rotina difícil para esses profissionais, principalmente no final do ano letivo.

6 – Gerente Financeiro

Como esta carreira lida direto com o dinheiro uma empresa, certamente é um trabalho estressante. Esses profissionais precisam realizar o balanço, fechamento,  relatórios  e organizar todas as movimentações financeiras.

7 – Coordenador de Recursos Humanos

O coordenador de RH possui a responsabilidade de demitir e contratar funcionários, independentemente do relacionamento que tem com eles.

8 – Gerente de Operações

Assim como os operários de uma fábrica, o trabalho de gerente de operações é ainda mais estressante, pois a responsabilidade é maior. Este profissional vai verificar qualquer erro que tenha na linha de produção, além de outras funções.

9 – Operário

Trabalhar em qualquer tipo de fábrica é estressante. Os profissionais dessa área são obrigados a trabalhar por muitas horas, às vezes sem folga, para terem condições de fabricar a demanda que é pedida.

10 – Líder Religioso

Por se tratar de uma pessoa importante, independentemente da religião, os líderes religiosos também têm um papel importante na sociedade. Além de terem que atender a muitos fiéis e dar conselhos, em muitos lugares influenciam em algumas ideias diante do governo. Por não terem uma rotina certa, isto gera um certo estresse para o líder.

 

E você, concorda com a pesquisa? Acredita que existem carreiras mais estressantes? Dê a sua opinião.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultor independente de educação, focado em carreiras e mercado de trabalho e colaborador ativo no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: dez profissões estressantes e profissões

Quanto ganha um Operador de Empilhadeira?

Quanto ganha um Operador de Empilhadeira?

Descubra o salário inicial do operador de empilhadeira e até quanto esse profissional pode ganhar!

Quanto ganha um Web Designer?

Quanto ganha um Web Designer?

Descubra o salário inicial do web designer e até quanto esse profissional pode ganhar!

Saiba quais as 10 profissões com os maiores salários

Saiba quais as 10 profissões com os maiores salários

Conheça as profissões que pagam os melhores salários no Brasil e descubra se a sua carreira está na lista!

Quanto ganha um Veterinário?

Quanto ganha um Veterinário?

Descubra o salário inicial do veterinário e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um Piloto de helicóptero?

Quanto ganha um Piloto de helicóptero?

Descubra o salário inicial do piloto de helicóptero e até quanto esse profissional pode ganhar

 
 
 

Comentários:

  1. carmelita dal posso

    Sou cozinheira, e apesar de não ser reconhecida como profissão é muito, muito mesmo estressante.

    • MARCO DE OLIVEIRA RODRIGUES

      Isso por que a senhora esqueceu dos Policiais ou não sabe o que passam, ou ainda a senhora classifica a profissão de policial como “hors concours”! Grato pela atenção!

  2. gi

    outra área bastante estressante é a advocacia!

  3. Conceição

    Acho que você esqueceu de uma profissão extemamente estressante, a de Advogado.

    • Digo

      cara a profissão de advogado pode ser estressante, mais nem de longe e a mais delas , existem profissão que são estressante existe mais também existem aquelas que mesmo nos seus estudos durante a formação durante o período das universidades você já vem de uma estres , a que mais estressa da aquelas que estão ali e a areá de T.I sem sombras de duvidas .

  4. Divaldo Henrique

    Quem colocou esta lista aí, acho que nunca ouviu falar na Profissão de Despachante Aduaneiro.
    Ficaria acima de qualquer uma aí citada.

  5. neto

    Acho que essas profissões são estressantes, mas com certeza os policiais do brasil tem uma profissão mais estressante, pois no trabalho policial além de reguarda a vida do cidadão também tem que cuidar de sua própria vida, e sem contar que as responsabilidades de empresas privadas (luz, água, saneamento básico) e até mesmo órgãos públicos que não são feitos de maneira adequada acaba fazendo com que a população se revolte fazendo manifestações,aí quem é que tem que resolver o problema? – os policiais. sendo que muitas vezes o próprio militar é a favor das manifestações. Isso é estressante, não ???

  6. Tássia Silva

    uma profissão muito estressante e todos esqueceram, pensem um pouco como fazem pra chegar no trabalho de vcs, pensem!
    O MOTORISTA DE ÔNIBUS, que lidar com todo tipo de gente, e nao tem respeito nenhum no dia-dia.

  7. Luciano

    Antigamente a lista dos 3 primeiros era Motorista de Ônibus, Professor e Bancário nesta ordem as que mais causavam a síndrome de Bournout, na sua lista nem constam motorista de ônibus nem os bancários…

  8. Emerson

    ajudante de cozinha é a mais estressante anbiente quente correria bronca a cada 5 minutos esforço fisico o tempo todo horario integral e sem remuneração e baixo salario.

  9. Profissional de TI

    Deveria ser proibido um pai colocar um filho em uma profissão de TI. Deveria ser crime hediondo caso alguém fizesse essa área em uma universidade. Médico ainda tem a vantagem de ganhar bem, o que, consequentemente, torna o estresse mais ameno.

    • jorge hamilton

      Foi muito boa e engraçada sua opiniao em ser crime hediondo um pai matricular ou deixar seu filho ser TI,mas creio que como voce disse o pai deveria ser criminalizado por deixar seu filho ser ou virar PM…e um crime hediondo SER PM(policial militar) lida com tudo,e PM tem que ser psicologo,padre,pastor,As vezes um Hitler,Nelson mandela,negocaiador,ser bombeiro em certas situaçoes e seja o que for e onde for,o PM ta la,e em primeiro lugar,antes do medico,do conselheiro tutelar,e quase ninguem agradece e ganha mau,Mas todavia nao desmereço nenhuma profissao e ou profissional principalmente quando se tem um comandante ou patrao,abusado,desabusado,arrogante,imcompreensivo,que acha que o dinheiro que te paga e tudo. Todavia o pior crime hediondo,e ganhar salario minimo,pegar onibus,trabalhar no minimo 8 horas diarias e no minimo perder duas horas com onibus e quando e so isto,aguentar bau lotado,subaqueira de uns,todo tipo de perfuma dentro de um mesmo onibus,peido,para para,calor,transito,no entanto apesar de tudo,o pobre acaba se divertindo.Abraço a todos os trabalhadores e profissionais do Brasil,e tenhamos empatia uns pelos outros,toda profissao tem suas agrurias,mas o pior e ficar sem dinheiro e ou desempregado,e as vezes tambem nao e nada facil para os patroes e ou empregadores, pois tambem tem subordinado que e folgado,ingrato,indisciplinado e mao de macaco,desonesto. Creio que nesta selva todo mundo tem suas queixas,agrurias e conflitos.Mas ser PM nao e facil e os bons pagam pelos maus. Espero ter ajudado,e sejamos empaticos uns para com os outros,Educaçao e mansidao resolve muita bem e muita coisa.Ps.:Jesus disse: bem aventurado os pacificadores,porque deles e o reino dos ceus,bem aventurados os mansos,porque eles herdarao a Terra.Compreensao,empatia,educaçao e tolerancia e tudo de bom para vivermos em sociedade. abraços a todos. PMGO reformado.JESUS CRISTO vos ama!!! se cuidem,qualifiquem-se,nos seres humanos todos temos limites e uma hora enjoamos da rotina,e as vezes e necessario fazer algo diferente,procurar novos horizontes. Reiterando: tortura maior e ganhar pouco ou nao saber usar o que se ganha,nao aplicar bem,pois nos e que temos que trabalhar o dinheiro e nao o dinheiro nos trabalhar.

  10. WILLER AMORIM

    Com certeza, a profissão de TI ganha disparado. Você muitas vezes é culpado por coisa que não tem culpa, como por exemplo incompatibilidades diversas. Por exemplo, o aplicativo da Conectividade Social da Caixa Econômica não funciona no Windows 7, só funciona no Windows XP. Aí chegam pra você e falam que tem que funcionar de qualquer jeito no W7. Não foi você que criou a aplicação e você acaba levando a culpa!!! Quem tem que resolver é Caixa Econômica!!!!

    O Sistema CHB de agronegócio é mal feito e possui vários erros e problema de lentidão. Os usuários não sabem o que é um código-fonte e acham que é você que tem que resolver, o que muitas vezes é culpa do desenvolvedor, que na maioria das vezes é pago para dar um suporte e não atende direito!!!!

    Os usuários dizem em seus curriculuns que sabem informática básica. Aí te chamam informando que a impressora não está imprimindo!! Ai tu chega no lugar e a impressora está sem papel!!!

    Ai querem culpar o cara do TI, pela incompetência funcional arraigada nas corporações!!!

    E pior de tudo é querem pagar mal o profissional de TI. Isso é uma absurdo!!!!

    Só digo o seguinte, não mexam com mexe com TI!!!!

    • Marco

      rsrsr….muito legal seu comentario Willer Amorim, principalmente o “nao mexam com profissional de ti” rsrs.
      Sou consultor SAP e sei exatamente do que vc esta falando.
      Sem querer comparar com outras profissões os menosprezar o estresse que com certeza é grande em outras áreas também, mas TI é sem dúvida uma área que envolve forte estresse, principalmente se tratando de projeto de implementação de sistema.
      Trabalhei em um projeto onde um key user foi levado as pressas para o hospital em pleno expediente, teve princípio de enfarte, a pressão foi a 20 por alguma coisa, por tanto podem ter a certeza que ti é sim uma profissão que gera muitíssimo estresse.

      Abrcs.

  11. Leonardo

    Falou tudo WILLER AMORIM. Já não sei quantas vezes fui a casas de clientes pressionando no telefone. Minha impressora não funciona, tenho trabalho não sei das quantas. E chegando lá é algo do tipo: cabo desconectado, cartucho sem tinta porque não trocou ou não recarregou. Sem falar nos problemas de internet já tive que sair de casa ver a internet de um cliente e o problema era só o cabo da dsl que estava solto. O pior é a hora de cobrar quanto se cobra por ter que sair de casa as pressas, gastar gasolina e se deparar com algo banal desse jeito. Resposta: Muitas vezes acaba sendo R$ 10 R$ 15 porque o problema não era grave e o técnico não merece mais do que isso.

  12. Eliane Maria Ribeiro

    A minha profissão é tele operadora.Tenho passado situa-
    ções difícies,já tive hiper tensão arterial trabalhando,
    fui parar no pronto socorro.São sete meses,mas atualmen-
    te as minhas pausa tem sido longas,no entanto fiquei com
    trauma.Na minha idade de cinquenta e seis anos estou nessa profissão por necessidade,enfim por sobrevivencia
    haja paciencia!Agora vou fazer concurso para tribunal
    Judiciário na carreira de Escrituáraria em Dezembro.

    • marcelo

      ola maria , boa noite

      li seu comentário e não pudi evitar posso ser sincero , saia da profissão de telemarking faz bem pro coração , não fique doente por causa da empresa que não esta nem ai com vc , não é necessário sofrer tanto com essa idade vá pra casa descansar arrume outro emprego um que goste , a vida é boa ou ruim depende das nossas escolhas a agente sabe o que melhor pra gente , a vida e sofrida por que agente escolhe ser , pense nisso .
      uma boa noite …

      Marcelo alves

  13. Espírito Santo

    Nesta lista, esqueceram -se do Piloto da Barra. Para mim, uma profissão extremamente estressante……

    • janett

      opa…. acho que esqueceram dos operadores de caixa tambem pois é muiiiitooo estressante

  14. zeca

    estudos da ONU.concluiu que a profissão mais estressante do mundo é a de agente penitenciário.

  15. Daiane Will

    Nao acredito que esqueceram do contador. Acho que deveria estar em primeiro lugar.

  16. Edson Santos

    Na minha opinião as 3 mais estressantes são piloto de caça em combate, trabalhadores em minas, pode ser carvão e Agente penitenciário, estes não sabem se voltam!!!

  17. jorge hamilton

    O policial pelo menos pode impor uma situaçao quando nos seus direitos,e ainda processar por desacato. Mas cuidado!Devemos ter cautela com o abuso de autoridade ou abuso de poder.Mas lembrem-se que quem recebe a indenizaçao pelo desacato e o Estado,mas nao o agente que recebe o sapo ou ouve a ofensa ou desaforo.

  18. jorge hamilton

    O PM ou agente de transito,para seu carro,fiscaliza, e quando seu veiculo e oubado,furtado e recuperado,a vitima agradece,mas quando so tem a blitz ou fiscalizaçao em si todo motorista reclama,murmura,mas e numa blitz destas que podemos ser beneficiados quando vitimas de um roubo,furto ou sequestro.

  19. jorge hamilton

    Relflitam,po gentileza!!!grto pela atençao de todos.

  20. jorge hamilton

    “Nos PM’s,somos os indesejaveis,chefiado pelos imcompetentes,fazendo o possivel e quase o impossivel para os ingratos.”

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!