Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

BBB: Veja quem você seria no reality, de acordo com seu perfil profissional

16 de janeiro de 2023
BBB - Big Brother Brasil (2)
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

O maior reality show do país chegou à 23ª edição! O Big Brother Brasil (BBB) reúne participantes de diversos lugares do Brasil, entre anônimos e famosos, para conviverem em uma casa isolada, com câmeras 24h ligadas, ao vivo, para o público acompanhar, enquanto disputam um prêmio milionário.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

A competição conta com diversas dinâmicas importantes, para proteger os participantes  do “paredão” ou colocá-los diretamente na disputa da eliminação, que acontece semanalmente. Além disso, algumas provas oferecem benefícios para quem as vencem, como imunidade, prêmios em dinheiro ou almoços especiais.

E o que isso tem a ver com o mercado de trabalho? Assim como no BBB, a  disputa por bons cargos e a rotina nas empresas conta com alguns perfis marcantes e que existem em todas as companhias, independente do segmento.

Isso porque o programa oferece entretenimento, apresentando ao público pessoas diferentes convivendo e lidando com situações desafiadoras e, por muitas vezes, estressantes.

Enquanto na casa mais vigiada do país existem aquelas pessoas que adoram criar estratégias de jogo, para se livrar da eliminação, no mercado de trabalho existem profissionais extremamente focados em novos passos para uma entrega de qualidade na carreira.

+ Descubra a profissão dos vencedores do BBB

Quem você seria no BBB?

Já se perguntou quem você seria no BBB? Bem, de acordo com o seu perfil profissional é possível ter uma noção de como você poderia agir no reality, afinal, anualmente, existem participantes com os mesmos padrões de comportamento, que se assemelham à diversas situações da  vida, assim como, no trabalho. Olha só!

Veja como saber qual é a sua carreira ideal!

Foco nas estratégias

Sempre tem um participante no BBB que é viciado em criar estratégias de jogo! Certamente, se você acompanha o reality, já lembrou de, pelo menos, uns 3 com esse perfil, que sempre está em busca de fazer alianças para fugir da eliminação.

Se no seu trabalho, você é a pessoa que sempre está em movimento buscando novas formas de entregar suas atividades e projetos, é bem possível que você seja a pessoa que estará em busca de criar estratégias para se dar bem no jogo.

Afinal, buscar compreender o cenário e repensar formas de realizar seu trabalho, pode te levar a melhores resultados, com mais inovação e aceitação, seja da diretoria e do mercado. Só tome cuidado para não exagerar nos cálculos e esquecer de outros pontos que são tão importantes quanto ter estratégia: no BBB ou na vida! 

Fofoca? Jamais, apenas comentando fatos

Apesar de ser seu local de trabalho é comum que você se aproxime de algumas pessoas e sempre que acontece a hora do café, as chances de fazer aquela fofoca são das mais altas, até porque é o momento em que vocês têm de comentar sobre os ocorridos na empresa.

Claro que é necessário tomar muito cuidado com essas conversas paralelas, já que podem prejudicar as pessoas. No Big Brother Brasil é nítido o quanto a fofoca pode atrapalhar a dinâmica da casa e, até mesmo, as estratégias de jogo!

Comentar os fatos faz parte do dia a dia de todo mundo, então se você se identifica, principalmente dentro do ambiente corporativo, pode ter certeza que você seria essa pessoa no BBB!

BBB - Big Brother Brasil

Sempre pronto para a prova do líder

No BBB, para se tornar líder, você precisará de muita dedicação, atenção e às vezes sorte, para conseguir conquistar a prova que garante a imunidade, além de decisões importantes para a próxima semana da casa.

A pessoa que sempre busca conquistar essa prova no reality, dentro da empresa, também se prepara para conquistar boas habilidades como: tomada de decisões, resolução de problemas, trabalho em equipe e muita comunicação eficaz.

Se essa é a sua meta no trabalho, durante a sua estadia na casa mais vigiada do Brasil, seu foco será ter essa conquista que te ajudará a permanecer na competição e chegar, cada vez mais perto, na final!

+ Competências que um líder deve ter

Acha que está no paredão toda semana

Sempre tem alguém que se sente ameaçado no BBB e, também, no emprego. É comum que as variações da economia e as mudanças que a companhia se propõe a fazer, possam levar à insegurança aos funcionários, que passam a acreditar que a qualquer momento podem ser demitidos.

No reality, a pessoa com esse perfil acredita que está na mira dos outros participantes semanalmente. Essa insegurança causa estresse e até más decisões durante o jogo, que podem, de fato, prejudicar a estadia na competição. 

Por isso, em ambas as situações, entender os pontos fracos e fortes para se preparar para qualquer novidade é importante. Além disso, seja mais resiliente, não leve tudo para o pessoal, às vezes algumas críticas ou comentários não são uma ameaça para você.

Aproveite e também busque apoio aos colegas ou mentores. Essas  pessoas podem te ajudar a se manter firme e com mais confiança.

Muito treino para arejar a mente

Você é aquele funcionário que não perde a chance de fazer uma ginástica laboral? Você sabe a importância da ergonomia para sua função no trabalho e, além disso, busca fazer exercícios físicos nos horários fora do expediente, para manter a mente leve e saudável.

No BBB isso não seria diferente! Com certeza você seria a pessoa que iria ficar na academia, aproveitando todos os aparelhos. Afinal, serão 3 meses dentro de uma casa, com desconhecidos, com poucas opções de lazer. Praticar exercícios físicos faz total diferença para o desempenho nas provas e para manter a saúde mental em dia.

Em busca de um descanso

Neste caso, não significa que você não queira trabalhar, mas que, talvez, você esteja precisando de férias já que entrou em uma rotina de entregas, que só pensa em descansar. Então, no BBB, você seria aquela pessoa que quer curtir a casa e aproveitar as festas!

Trabalhar é muito importante, mas é necessário aproveitar as folgas para o descanso, assim como as férias. Nenhum profissional é uma máquina, o descanso é necessário, então, se você se sente assim, o BBB seria o momento ideal para um bom período para esfriar a cabeça, não é mesmo?

Como se preparar para o mercado de trabalho?

Para participar do BBB, não há uma fórmula pronta que faça o candidato ser aprovado e conseguir vaga no reality. Entretanto, para o mercado de trabalho há diversas formas de aprimorar as habilidades e competências para se destacar e conseguir dar início na carreira escolhida.

Além de um investimento em ensino superior, há muitas possibilidades quando você decide fazer uma especialização. Isso mostra aos recrutadores que o candidato a vaga está, ainda mais, preparado para a função.

As oportunidades existem em faculdades de todo o país, mas é necessário verificar se as instituições de ensino superior são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação. Abaixo você confere algumas com descontos nas mensalidades!

+ Leia mais!
Pós-graduação: diferença entre lato sensu e stricto sensu
O que é pós-graduação e quais as vantagens dessa formação?

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.