Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Enem

Veja lista com 7 estratégias para se inscrever no Sisu e se dar bem

14 de fevereiro de 2023
Homem branco com roupa laranja celebrando as estratégias para se inscrever no Sisu
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Você sabia que existem boas estratégias para se inscrever no Sisu e se dar bem com as notas de corte? O cadastro é bem simples, mas há dicas que podem ajudar ainda mais para conquistar vaga na universidade.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Todo início de ano, a expectativa dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esse programa oferece vagas em diversos cursos de universidades públicas do Brasil.

Na edição de 2023, os candidatos poderão se inscrever de forma gratuita entre os dias 16 e 24 de fevereiro. Durante esse período, as instituições de ensino superior irão disponibilizar os cursos de graduação e as notas de corte para a aplicação da nota do Enem.

Apesar de simples, há algumas estratégias para se inscrever no Sisu que podem facilitar o caminho para a tão sonhada aprovação em faculdades públicas. Isso porque as notas de corte passam por oscilações durante o período de inscrição, então, umas dicas podem ajudar nessa etapa tão importante.

+ Qual profissão escolher?

Estratégias para o Sisu

O Sisu conta com uma concorrência cada vez mais acirrada, por isso é preciso se preparar para garantir uma vaga no curso desejado. Confira sete estratégias para se inscrever no Sisu e se dar bem no programa:

Conheça bem as regras do Sisu 

Uma das principais estratégias para se inscrever no Sisu é entender suas regras, tais como os prazos para inscrição, a nota mínima exigida para cada curso, as formas de cálculo da nota final, entre outras informações importantes. Leia atentamente o edital do Sisu e tire todas as suas dúvidas antes de se inscrever.

Escolha cursos com notas de corte mais baixas

Uma estratégia interessante para aumentar as chances de aprovação é, no momento de se inscrever no Sisu, escolher cursos com notas de corte mais baixas. Isso não significa que você deva escolher um curso que não tem a ver com seus interesses, mas sim que deve considerar opções que sejam compatíveis com a sua nota no Enem.

+ Enem: acertar 50 de 90 questões é bom?

Acompanhe a classificação parcial

Se o curso desejado está com uma concorrência muito alta é importante acompanhar a classificação parcial, de acordo com o número de candidatos inscritos na graduação. Isso pode ajudar a melhorar suas chances de aprovação, já que você consegue ver a posição que ocupa.

Considere a nota de corte dos anos anteriores

Além de verificar a nota de corte do último processo seletivo, é importante considerar as notas de corte dos anos anteriores. Isso ajuda a ter uma ideia mais precisa da concorrência e a escolher opções mais realistas.

Tenha um plano B

É importante ter um plano B caso não seja aprovado no curso desejado. Considere outras opções de cursos ou mesmo outras universidades para não ficar sem alternativas.

Esteja preparado para a chamada de espera

Se você não for aprovado na primeira chamada, não desanime. Muitos estudantes são aprovados na chamada de espera, que ocorre após o prazo de matrícula dos selecionados na primeira chamada. Por isso, esteja preparado para essa possibilidade e acompanhe de perto as informações sobre as chamadas subsequentes.

Altere suas opções na plataforma

Todos os dias, ao se inscrever no Sisu, é possível conferir uma classificação parcial todos os dias, o que ajuda você a alterar suas opções durante o período de inscrições, caso a nota de corte esteja mais alta do que a sua pontuação do Enem.

Essas são algumas das estratégias que podem ajudar a se dar bem ao se inscrever no Sisu. O mais importante é estar bem preparado, tanto para o Enem quanto para as escolhas dos cursos. Então, estude com dedicação, escolha com critério e mantenha a confiança em suas chances de sucesso.

Como se inscrever no Sisu

Para se inscrever no Sisu, siga os seguintes passos:

  • Acesse o site do Sisu (sisu.mec.gov.br) durante o período de 16 a 24 de fevereiro;
  • Clique em “Fazer inscrição” e informe seu número de inscrição e senha;
  • Selecione até duas opções de curso, por ordem de preferência. É importante ler atentamente as informações sobre cada curso, como a instituição de ensino, turno, cidade e quantidade de vagas disponíveis;
  • Verifique a nota de corte de cada curso escolhido. A nota de corte é a menor nota necessária para se classificar para a vaga. Essa nota é atualizada diariamente durante o período de inscrição, de acordo com o número de vagas e o desempenho dos candidatos;
  • Ao finalizar a inscrição, o sistema irá gerar uma confirmação com os cursos escolhidos e as notas obtidas no Enem. É importante conferir todas as informações antes de confirmar;
  • Durante o período de inscrição, você pode alterar suas opções de curso quantas vezes quiser. O sistema considerará sempre a última opção escolhida;
  • Ao final, o Sisu seleciona os candidatos com base na nota do Enem e na ordem de preferência dos cursos. Caso você seja selecionado para a primeira opção, não será considerado para a segunda escolha;
  • Os candidatos selecionados devem fazer a matrícula na instituição de ensino dentro do prazo estipulado pelo edital. Caso haja vagas remanescentes, o sistema irá convocar os candidatos da lista de espera.

+ Enem: Saiba quando sai a nota dos treineiros e como consultar

Qual o melhor momento para se inscrever no Sisu?

O melhor momento para se inscrever no Sisu depende da estratégia de cada candidato. O período de inscrições do Sisu costuma ocorrer duas vezes por ano, geralmente no início do primeiro e do segundo semestre letivo.

Uma estratégia é se inscrever logo no início do período de inscrições, para ter mais opções de curso e aumentar as chances de ser selecionado para a primeira opção. Isso porque a nota de corte dos cursos pode mudar diariamente, e quanto antes o candidato se inscrever, mais oportunidades ele terá de se candidatar a diferentes cursos.

Por outro lado, outra estratégia é esperar até o final do período de inscrições para verificar as notas de corte e escolher as opções de curso com base nas tendências. Isso pode ser útil para candidatos que estão na dúvida sobre qual curso escolher ou que têm notas próximas à nota de corte.

No entanto, não há uma resposta correta, cada candidato deve avaliar sua estratégia e considerar as informações disponíveis no site do Sisu, incluindo as notas de corte e as informações sobre cada curso e instituição.

É possível passar no Sisu com nota abaixo da nota de corte?

Não é possível passar no Sisu com uma nota abaixo da nota de corte. Como explicado, a nota de corte é a menor pontuação necessária para que um candidato seja selecionado para determinado curso. Ela é calculada com base no número de vagas disponíveis e no desempenho dos candidatos inscritos.

Por exemplo, se um curso tem 50 vagas disponíveis e a nota de corte é 600 pontos no Enem, apenas os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 600 pontos serão selecionados para o curso. Se um candidato tiver uma nota inferior a 600 pontos, ele não será selecionado para este curso.

Após o período de seleção, é possível se inscrever na lista de espera para concorrer a vagas que eventualmente tenham ficado disponíveis. Nesse caso, a convocação dos candidatos é feita pela ordem de classificação na lista de espera e não pela nota de corte.

Quantas chamadas tem o Sisu?

O número de chamadas do Sisu pode variar de acordo com a disponibilidade de vagas e o número de candidatos que foram selecionados e realizaram a matrícula na instituição de ensino. Normalmente, o Sisu realiza duas chamadas regulares, mas pode haver uma terceira chamada ou uma lista de espera para preencher as vagas remanescentes.

E se eu não conseguir vaga no Sisu?

Caso você não consiga vaga em universidades públicas através do Sisu, você consegue buscar outras opções de instituições de ensino superior, que sejam bem avaliadas e reconhecidas pelo MEC.

Algumas delas oferecem bolsas de estudo, com desconto nas mensalidades de até 80%, além de contar com uma lista de cursos diversificada. Confira:

+ Leia mais!
Quem se inscreveu no Sisu pode participar do Prouni?
Nota do Enem: Quanto precisa tirar para passar em Administração?

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.