Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

15 de fevereiro de 2023
Homem branco contente porque a nota do Enem serve para desconto na faculdade
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

É possível conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem? Muitas pessoas realizam o Exame Nacional do Ensino Médio porque desejam ingressar nas universidades do Brasil, sejam elas públicas ou privadas, por meio de programas do Governo Federal. Mas você sabe se existem outras opções?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Como já é sabido, a nota do Enem serve como um vestibular para a aplicação no Sistema Unificado de Seleção (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies), programas que facilitam o acesso às instituições de ensino superior.

Além dessas iniciativas, há faculdades particulares que utilizam da nota do Enem como forma de vestibular direto e, ainda, oferecem bolsas de estudo através da pontuação alcançada pelo candidato. Entenda mais como funciona!

Desconto na faculdade com nota do Enem

Uma das formas mais conhecidas de utilizar a nota do Enem como desconto na faculdade é através do Prouni. O programa oferece bolsas de estudo em faculdades particulares para estudantes de baixa renda. 

As bolsas de estudo do Prouni cobrem 50% ou 100% do valor da mensalidade, dependendo da renda do estudante e do curso escolhido. Além disso, as faculdades que aderem ao programa também oferecem descontos para os estudantes que não conseguem ser contemplados com a bolsa integral.

+ 7 estratégias para se inscrever no Sisu e se dar bem

Entretanto, se você não conseguir desconto através desse programa é possível utilizar a nota do Enem de outras formas em muitas faculdades particulares que oferecem bolsas para estudantes que obtiveram boa pontuação na prova.

Os descontos podem variar de acordo com a nota obtida pelo candidato no Enem e também com a política de descontos da instituição de ensino. Em alguns casos, é possível obter descontos de até 100% do valor da mensalidade. 

É importante pesquisar as faculdades que oferecem esse tipo de benefício e verificar as regras para obtenção do desconto. Algumas instituições exigem uma pontuação mínima no Enem para que o estudante possa concorrer ao desconto, outras estabelecem critérios específicos, como alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.

Para conseguir o desconto, é preciso apresentar a nota do Enem no momento da matrícula ou no processo seletivo da instituição. Além disso, é importante ficar atento aos prazos e procedimentos para a solicitação do desconto.

Com um bom desempenho no Enem, é possível economizar bastante nas mensalidades da faculdade particular. Essa é uma ótima oportunidade para quem deseja investir na formação acadêmica e profissional, sem comprometer o orçamento.

E se eu não for bem no Enem?

Caso você não consiga utilizar a nota do Enem para conseguir desconto na faculdade, há outras iniciativas que oferecem descontos próprios de até 80% nas mensalidades da graduação escolhida. 

Aqui, no Guia da Carreira, há diversas instituições de ensino superior bem avaliadas e com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com bolsas. A oferta é feita a partir da seleção do curso, na faculdade escolhida. Não há necessidade de fazer qualquer prova de vestibular ou utilizar a nota do Enem, confira:

+ Leia mais!
Sisu 2023/1: prazo maior pode favorecer os candidatos na inscrição
Saiba quais são os cursos menos concorridos no Sisu

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.