Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Curso Técnico

Técnico em Administração: Conheça 3 áreas para iniciar a carreira

29 de novembro de 2023
Homem e mulher sentados conferindo papéis em um escritório.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Um curso técnico em Administração pode ser uma opção bem atraente para quem deseja entrar no mercado de trabalho o quanto antes, já que pode ser realizado em conjunto ou após a conclusão do ensino médio.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Uma pesquisa realizada pelo Senai e Sesi com empresários do setor industrial e comercial aponta que 45% dos entrevistados consideram o curso técnico uma das melhores opções de aprendizagem do país para quem deseja iniciar uma carreira. 

As respostas também mostram que eles acreditam que qualificação oferece mais oportunidades de emprego, por oferecer conhecimentos específicos na área escolhida.

Outros dados que reforçam essa pesquisa vêm do levantamento mais recente da consultoria Catho, já que as áreas com maior oferta de emprego são Logística, Administração e Edificações.

Na avaliação de Eduardo Mota da Silveira, docente do curso Técnico em Administração do Senac EaD, essa qualificação profissional se destaca no mundo do trabalho por preparar o aluno para atuar em vários processos de uma organização.

+ Técnico em Administração: saiba como é e onde fazer
Quem pode fazer um curso técnico?

“É importante acrescentar que os interessados em ingressar nesta área terão acesso aos conhecimentos técnicos (hard skills) e habilidades pessoais (soft skills). Reunindo as duas habilidades, os estudantes terão melhor desempenho no aprendizado e mais oportunidades de emprego”, explica.

Entenda mais sobre o que faz esse profissional e quais são as principais áreas para iniciar a carreira!

Quais as principais funções exercidas pelo Técnico em Administração?

A área de administração é abrangente em termos de opções de atuação, por isso o docente do Senac EaD ressalta as mais procuradas por recrutadores e organizações, sendo elas:

Comunicação interna

O técnico em administração atua na gestão dos canais de comunicação interna, criados para facilitarem a troca de informações entre os setores, colaboradores e níveis hierárquicos da organização.

Algumas das responsabilidades são a criação de e-mail marketing, newsletter semanal, quinzenal ou mensal e atualização da plataforma interna de comunicação.

O departamento responsável pela organização de eventos internos também oferece espaço para esse profissional técnico em Administração. Entre as funções desenvolvidas estão: a preparação de espaços utilizados em reuniões, treinamentos e confraternizações.

+ Quem possui curso técnico pode eliminar matérias na faculdade? Entenda
Curso técnico ou profissionalizante: quais são as diferenças?

Marketing

Presente em todos os setores econômicos, o marketing voltado à administração necessita de colaboradores que possam auxiliar os especialistas em pesquisas de mercado que envolvam conhecimento do público-alvo da organização, análise da concorrência e tendências do setor.

Gestão de pessoas

Essa é uma das atribuições do departamento de Recursos Humanos que oferece possibilidades de trabalho para um profissional técnico em Administração em diversas situações: recrutamento e seleção de novos colaboradores, organização de entrevistas e na gestão de benefícios dos colaboradores, como controle de ponto, férias e licenças.

Quais as habilidades necessárias para um técnico em Administração?

O campo de atuação para a área de Administração é amplo e, principalmente por essa razão, é importante destacar as habilidades mais pedidas na qualificação, como informática, análise de dados, setor financeiro, desenvolvimento de projetos e conhecimentos básicos de legislação, no setor em que estiver trabalhando.

Eduardo, no entanto, também acrescenta que as competências técnicas e domínio das principais ferramentas digitais serão essenciais para a ascensão profissional. 

Curso técnico é a mesma coisa que tecnólogo?
Qual é a diferença entre curso técnico, tecnólogo e graduação? 

“Os avanços tecnológicos estão cada vez mais acelerados, portanto, é importante investir em habilidades digitais. Quanto maior o domínio nessa área, maiores serão as chances de crescimento na organização”, acrescenta.

Como me destacar ainda mais na área?

Investir em cursos de graduação e especialização é um passo fundamental se você quiser dar um passo a mais na sua carreira como técnico em Administração.

A graduação, por exemplo, proporciona uma compreensão abrangente da sua área, desenvolvendo habilidades essenciais. Escolher uma instituição reconhecida e um curso alinhado com suas metas é crucial. Essa base sólida permitirá que você se destaque desde o início.

+ Essas são profissões que só precisam de curso técnico; confira

Depois dela, se você sentir necessidade, pós-graduação, um programa de mestrado ou doutorado aprimora sua expertise, tornando-o um especialista na sua área. Essa profundidade de conhecimento é altamente valorizada no mercado, abrindo portas para oportunidades desafiadoras.

Conheça algumas instituições de ensino superior que oferecem uma diversidade de cursos em todo o Brasil, com bolsas de até 80%:

+ Leia outros artigos sobre carreira!
Saiba qual é o salário de um profissional com curso técnico
Qual o curso técnico que mais emprega?
Curso técnico tem TCC?

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.