Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

ChatGPT e outras 4 ferramentas de IA para o mercado de trabalho

31 de janeiro de 2023
Logo do ChatGPT que é uma das ferramentas de IA
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Existem muitas ferramentas de IA ou inteligência artificial. Essa é uma tecnologia que está mudando a forma como as empresas e os indivíduos pensam e fazem negócios. É através da IA que muitas tarefas como que normalmente requerem inteligência humana se realizam.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

No mercado de trabalho, as ferramentas de IA estão cada vez mais presentes, mudando a forma como as empresas funcionam. A tecnologia está sendo usada para automatizar tarefas repetitivas, melhorar a eficiência e aumentar a precisão de muitas atividades. 

Muitas empresas também buscam usar a inteligência artificial para aprimorar a tomada de decisões, com base em dados e análises. Essa é uma das razões para que a demanda por profissionais com conhecimento na área esteja aumentando rapidamente, com mais oportunidades de emprego para aqueles que se especializam na tecnologia. 

Essa é uma das razões porque aprender ferramentas de IA é importante para o mercado de trabalho. Uma que está ganhando cada vez mais destaque é o ChatGPT, que busca responder perguntas, criar textos, roteiros e tudo o que o usuário solicitar no comando.

Confira outras ferramentas de IA e saiba mais motivos para aprender a manusear inteligência artificial, para se destacar no mercado.

+ 8 cursos para quem gosta de tecnologia

Ferramentas de IA

Há diversas ferramentas de IA para profissionais e empresas usarem na execução de tarefas de trabalho, entretanto, algumas se destacam pela praticidade e função:

ChatGPT

O ChatGPT é uma das ferramentas de IA e modelo de linguagem treinado pela OpenAI, que é capaz de gerar respostas coerentes e significativas para uma ampla variedade de tópicos e perguntas. 

Ele foi treinado com milhões de exemplos de texto da Internet, o que significa que ele tem conhecimento sobre uma ampla gama de assuntos e pode fornecer respostas informativas e precisas. 

Além disso, ele pode ser usado para tarefas de processamento de linguagem natural, como geração de texto, tradução automática, sumarização de texto e análise de sentimentos. Ele também tem a capacidade de aprender e se adaptar a novos dados, o que significa que ele pode se tornar ainda mais preciso e eficiente ao longo do tempo. 

Pinpoint

Pinpoint é uma plataforma que ajuda muito na produtividade, já que permite a busca de informações em documentos e áudios. Através de uma tecnologia avançada de inteligência artificial, essa é uma das ferramentas de IA que conseguem processar grandes quantidades de informações e apontar rapidamente para os dados relevantes.

Essa é ideal para empresas que lidam com uma grande quantidade de dados, seja em formato de texto ou áudio. Ao invés de perder horas ou dias procurando por informações importantes, agora é possível encontrá-las em questão de segundos. 

A plataforma oferece segurança e privacidade para seus dados. Todas as informações armazenadas são criptografadas e protegidas contra acessos não autorizados. 

Fireflies

Fireflies é um assistente virtual para reuniões que ajuda a automatizar e otimizar a preparação e execução de reuniões. É possível agendar reuniões, enviar convites e lembretes, compartilhar arquivos e anotações em tempo real, entre outras funcionalidades. 

Uma das ferramentas de IA que tem por objetivo tornar as reuniões mais eficientes e produtivas, sem prejudicar a comunicação e colaboração entre os participantes.

A plataforma usa inteligência artificial para analisar as agendas dos participantes e encontrar o melhor horário para a reunião. Além disso, o assistente pode sugerir salas de reunião disponíveis e enviar convites automaticamente. 

Uma vantagem que se destaca é que, durante a reunião, o Fireflies permite que os participantes compartilhem arquivos e façam anotações em tempo real, tornando mais fácil registrar as discussões e decisões.

DALL-E 2

Uma das ferramentas de IA que você precisa conhecer é DALL-E 2, uma plataforma de geração de imagens criada pela OpenAI. Através de inteligência artificial avançada, ela consegue criar imagens a partir de descrições em texto.

Ao contrário de outros geradores de imagens, o DALL-E 2 é capaz de combinar elementos de diferentes fontes para criar imagens únicas e surpreendentes. Isso permite aos usuários explorar sua criatividade e imaginar coisas que antes pareciam impossíveis.

Outra vantagem do DALL-E 2 é a sua capacidade de aprendizado constante. Através da análise de milhões de imagens, o DALL-E 2 é capaz de aprimorar sua habilidade de criação de imagens ao longo do tempo, tornando-se cada vez mais preciso e versátil.

Murf

Murf é uma tecnologia de geração de voz que permite aos usuários criar vozes sintéticas personalizadas com base em amostras de voz reais. 

Essa é uma das ferramentas de IA que podem criar vozes que imitam celebridades, personagens fictícios ou até mesmo a sua própria voz, tornando-o uma ferramenta versátil para aplicações como jogos, aplicativos de assistente virtual, anúncios de voz e muito mais. 

O Murf se baseia em técnicas de aprendizado de máquina avançadas para gerar voz sintética de alta qualidade. Ele treina modelos de linguagem com base em grandes quantidades de dados de voz, permitindo que ele aprenda a imitar diferentes estilos e sotaques. 

Descubra se a área da tecnologia combina com você!

Por que é importante saber ferramentas de IA para o mercado?

As habilidades em inteligência artificial ou em ferramentas de IA são altamente valorizadas no mercado de trabalho, o que pode ajudar a diferenciá-lo de outros candidatos e a garantir um emprego bem remunerado.

A IA também está criando novos tipos de trabalhos que antes não existiam, como Analista de inteligência artificial e Engenheiro de Machine Learning. Confira mais motivos para  você começar a aprender a utilizar ferramentas de IA:

Empregabilidade

Como já mencionado, o uso da IA está crescendo rapidamente em todo o mundo, o que significa que existem muitas oportunidades de emprego em empresas que utilizam a tecnologia. Aprender ferramentas de IA pode ajudsr a se destacar no mercado de trabalho e a garantir um emprego bem remunerado.

Inovação

A IA está mudando a forma como as empresas e os indivíduos pensam e fazem negócios. Ter conhecimentos na área, pode oferecer oportunidades do profissional se tornar um líder inovador em sua empresa ou empreendimento.

Compreensão da tecnologia

Presente em muitos aspectos de nossas vidas, desde o uso de assistentes virtuais até a análise de dados, ter conhecimento de ferramentas de IA ajuda a compreender como a tecnologia funciona e como ela pode ser usada para melhorar a vida das pessoas.

Produtividade

Usar ferramentas de IA é uma ótima maneira de agilizar seus processos de trabalho, tarefas e demandas. Aumentando a produtividade e, consequentemente, os resultados dos projetos, obtendo ainda mais desenvolvimento na carreira.

Onde estudar para trabalhar com IA?

Existem diversos cursos de graduação e pós-graduação que oferecem uma preparação e formação para que os profissionais possam trabalhar com inteligência artificial e ferramentas de IA ao longo da carreira.

Algumas opções são Desenvolvimento de Software, Gerência de Projetos e Engenharia de Software e diversas instituições de ensino superior oferecem essas graduações. Confira algumas opções com bolsas para as mensalidades:

+ Leia mais!
Saiba quais profissões estão em alta na área de tecnologia
10 profissões que surgiram com a Tecnologia

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.