Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

10 formas de enfrentar uma onda de calor trabalhando em home office

5 de outubro de 2023
Mulher trabalhando em casa, com notebook na mesa, segurando um leque e se abanando, por conta de onda de calor.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Uma onda de calor é um período prolongado de temperaturas excepcionalmente altas, geralmente acima da média para a época do ano. Em setembro de 2023, diversas regiões do Brasil sentiram esse impacto durante o inverno, resultando em riscos para a saúde.

 Encontre bolsas de estudo de até 80%

Para quem teve como se refrescar com ar-condicionado, por exemplo, o impacto foi menor, entretanto, trabalhadores que estão atuando diretamente na rua ou home office, sem equipamento de refrigeração, tiveram dificuldades nesse período, já que as temperaturas chegaram a até 40ºC.

Mas afinal, o que é uma onda de calor?

Ele é causado por um bloqueio atmosférico, que é uma condição meteorológica em que uma massa de ar quente e seco fica estacionada sobre uma área, impedindo a entrada de frentes frias.

+ Entenda melhor o que é uma onda de calor neste artigo!

Esse bloqueio atmosférico se formou no final de agosto e se intensificou em setembro, causando temperaturas acima de 40°C em diversas cidades do país. Em São Paulo, a temperatura máxima chegou a 36,5°C, sendo que o normal para setembro é de 25°C.

Os efeitos da onda de calor foram sentidos em toda a população, causando desconforto, desidratação e até mesmo mortes. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a região registrou nos sete primeiros meses do ano aumento de 102,5% nos atendimentos e internações causadas pela exposição ao calor.

A onda de calor terminou em 28 de setembro, com a chegada de uma frente fria. No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que novas ondas de calor podem ocorrer no Brasil no futuro.

E como conseguir trabalhar home office durante esse período? A gente te trouxe algumas dicas para conseguir manter um bom desempenho quando as temperaturas aumentarem!

Dicas para trabalhar home office durante uma onda de calor

Vários tipos de trabalho sofrem com a onda de calor. Para a especialista em Recursos Humanos, Flávia Chaves, o Brasil tem muitas regiões com temperaturas elevadas ao longo do ano, o que pode atrapalhar o desempenho de qualquer trabalho.

+ Home Office x Modelo Híbrido: qual a diferença?

“O trajeto residência x trabalho quando a temperatura está na casa dos 40ºC não é fácil. Já o profissional em home office consegue traçar estratégias para lidar com o calor melhor, pode utilizar roupas leves, utilizar a hora do almoço para tomar um bom banho gelado e optar pelo local mais fresco da casa”, comenta.

Apesar de trabalhar em casa durante uma onda de calor ser desafiador, com algumas dicas é possível tornar o ambiente mais confortável e manter a produtividade. Aqui estão algumas sugestões para lidar com o calor enquanto trabalha em home office:

Escolha o local certo

Opte por um local fresco da casa, de preferência com boa ventilação e proteção contra a luz direta do sol. Se possível, trabalhe em um cômodo com ar condicionado ou use ventiladores.

Vista-se adequadamente

Use roupas leves e frescas. Evite roupas pesadas ou apertadas que possam aumentar a sensação de calor.

Mantenha-se hidratado

Beba bastante água ao longo do dia para evitar a desidratação. Evite bebidas com cafeína em excesso, pois elas podem causar desidratação.

Use ventiladores ou ar condicionado

Se você tiver um ventilador ou ar condicionado, use-o para manter o ambiente mais fresco. Certifique-se de que o ar não esteja muito gelado para não afetar a saúde.

5 Vantagens de trabalhar em Home Office

Use cortinas ou persianas

Mantenha as cortinas ou persianas fechadas durante as horas mais quentes do dia para bloquear a luz solar direta e o calor.

Horários flexíveis

“Talvez uma atitude que a empresa possa ter para ajudar o colaborador a tornar o home office mais agradável é flexibilizar o horário, talvez começar a jornada mais cedo que teoricamente é mais fresco e encerrar mais cedo facilite um pouco, caso seja positivo para ambos os lados”, explica Flávia.

Então, se o seu trabalho permitir, considere ajustar seus horários de trabalho para evitar as horas mais quentes do dia. Isso pode ajudar a minimizar o desconforto.

Faça pausas regulares

Tire intervalos frequentes para se refrescar. Levante-se, estique-se, tome água e dê uma breve caminhada ao ar livre, se possível.

+ 5 aplicativos para trabalhar bem durante o home office

Use umidificadores

Se o ar estiver muito seco, um umidificador pode ajudar a tornar o ambiente mais confortável. Isso pode ser especialmente útil se você estiver usando ar condicionado, que tende a ressecar o ar.

Evite equipamentos que gerem calor

Se você tiver equipamentos eletrônicos que geram calor, como computadores potentes, considere reduzir seu uso durante as horas mais quentes ou use um laptop em vez de um desktop.

Mantenha uma rotina saudável

Coma refeições leves e evite alimentos pesados e quentes que possam aumentar a sensação de calor. Pratique exercícios físicos regularmente, mas evite fazê-los nos horários mais quentes do dia.

Lidar com o calor enquanto trabalha em home office requer algumas adaptações, mas é possível manter a produtividade e o conforto com as medidas certas.

Lembre-se de que a sua saúde e bem-estar são prioridades, então não hesite em fazer ajustes conforme necessário para se manter seguro e saudável.

+ Veja profissões pra trabalhar de casa, em Home Office

Como conseguir emprego home office?

Muitas áreas de atuação se adaptaram bem ao modelo home office, incluindo programação, design gráfico, redação, consultoria, marketing digital, tradução, entre outras. 

Essas profissões exigem principalmente um computador, acesso à internet e habilidades específicas, tornando-as ideais para trabalhar de casa. Para começar a atuar em alguma dessas áreas, o ideal é investir em uma graduação.

Para não ter rotina: conheça 15 profissões para quem gosta de aventura

Atualmente, diversos cursos superiores são oferecidos também na modalidade a distância. Para isso, busque instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

É importante, também, que você tenha certeza da área que deseja estudar, o que um teste vocacional, pode ajudar!

Separamos algumas faculdades parceiras do Guia da Carreira que oferecem bolsas de até 80% em qualquer curso de graduação ou especialização:

+ Leia também!
Descobrindo o mundo: Entenda tudo sobre ser nômade digital
Quais as diferenças entre autônomo, MEI e profissional liberal? Entenda

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.