Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

Cursos da USP para fazer sem vestibular

27 de janeiro de 2023
Mulher branca feliz e surpresa com os cursos da usp, sem vestibular. Ela segura um celular com a mão direita.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

A Universidade de São Paulo (USP) é considerada uma das melhores instituições do Brasil e uma das principais do mundo. Há muitas razões para desejar fazer cursos da USP, incluindo a qualidade do ensino, a variedade e a oportunidade de fazer parte dessa comunidade acadêmica.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Não é à toa que a Fuvest é um dos vestibulares mais concorridos do país, afinal, os cursos da USP possuem excelentes laboratórios e equipamentos, o que permite aos estudantes aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais.

Os cursos da USP também contam com uma ampla variedade, desde ciências básicas até engenharia, passando por humanidades e artes. Isso permite que os estudantes escolham a formação que mais se adapta aos seus interesses e objetivos profissionais. 

Além da graduação,  a universidade também oferece programas de pós-graduação, que permitem aos estudantes aprofundar seus conhecimentos em sua área de interesse, em busca de aprimorar os conhecimentos.

Sem dúvidas, ter um dos cursos da USP no currículo faz diferença no mercado de trabalho, entretanto, como já mencionado, o ingresso a instituição é mais concorrida. Mas e se existisse uma forma de fazer alguma formação sem o vestibular?

A universidade oferece alguns cursos gratuitos e online. Para participar basta se inscrever, sem realizar provas ou outras formas de vestibular.

Descubra qual carreira combina com você!

Cursos da USP para fazer sem vestibular

A universidade liberou uma cartela de cursos gratuitos e a distância, direcionado para diferentes idades e níveis de formação. As inscrições são feitas no site da instituição, onde você também confere mais informações importantes. Conheça alguns cursos da USP que são oferecidos online:

Oficina de Escrita: a prosa na era da pós-autonomia

A oficina é um dos cursos da USP que busca investigar a literatura pós-autônoma na prosa contemporânea e propor alguns procedimentos que podem funcionar para experimentar e usar de gatilho para a escrita. 

Os inscritos poderão se aprofundar em narrativas literárias tendo em vista algumas alternativas de poéticas do contemporâneo.

Yoga, vedanta e ascetismo: aspectos culturais do neo-hinduísmo

A formação busca apresentar uma visão histórica e cultural do neo-hinduísmo em comunidades pelo mundo. Dessa forma, o curso leva conceitos e fundamentos, perspectivas contemporâneas das ciências sociais, além de aprofundar a compreensão sobre as práticas e crenças de grupos de yoga e vedanta.

Eleições e Democracia

Assim como outros cursos da USP, apresenta através de uma base teórica o fenômeno da democracia e eleições. Além disso, a formação busca apresentar uma reflexão sobre regimes políticos reais.

Ética e Segurança para usuários nas Redes Digitais

O objetivo é preparar o aluno para sua capacidade de pensar criticamente, sempre buscando ter como ponto de partida uma reflexão instigadora sobre os crescentes desafios tecnológicos, que estão na rotina de todos, para um uso ético e seguro.

Meninas Programadoras: Introdução à Programação para alunas do Ensino Médio ou Concluintes

Esse é um dos cursos da USP que busca desenvolver habilidades de programação e resoluções de problemas tecnológicos, com aulas que complementam teoria e prática. A proposta, também, é estimular as meninas a seguirem carreira na área, com mais preparo para o mercado de trabalho.

Professoras Programadoras: Introdução ao Pensamento Computacional com Scratch

Mais um dos cursos da USP para a área da tecnologia. As professores também poderão desenvolver habilidades ao pensamento computacional, por meio de aulas e exercícios que combinam teoria e prática na plataforma Scratch.

Educação Continuada em Otologia

O curso é uma atualização e difusão entre os profissionais médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, entre outros da área da saúde, sobre a área de Otologia, com mais preparo para a atuação no mercado de trabalho.

+ 21 cursos que o MEC não autoriza a modalidade EaD

Os cursos da USP também funcionam na modalidade presencial, quem pode se inscrever e participar das aulas presencialmente, essa também é uma excelente oportunidade de formação. Algumas opções são:

  • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
  • Periodontia
  • Nutrição Animal
  • Pesquisa em Qualidade do Leite e de Derivados Lácteos
  • Orientação Profissional e de Carreira
  • Arquitetura e cidade na América Latina: aproximações e perspectivas transnacionais e teorias coloniais
  • Representações do feminino no filme de dança
  • Curso de Biologia Oral
  • Curso de Oboé
  • Curso de Trombone
  • Curso de Trompete

Para se inscrever, acesse este site aqui, depois siga as instruções abaixo:

  • Clique no item “Fazer Inscrição”
  • Selecione a Unidade para visualizar os cursos disponíveis para inscrição on-line
  • Clique no curso/atividade desejado(a)
  • Insira seu e-mail e data de nascimento, repita os caracteres de confirmação e clique em “Avançar”
  • Confirme os dados fornecidos para concluir a inscrição

Ao receber o e-mail:

  • Confira seus dados e os dados do curso
  • Clique no link fornecido
  • Confirme a chave fornecida por e-mail e clique em “Avançar”
  • Ao fim da ação o sistema retornará uma mensagem confirmando o sucesso da inscrição

Outras faculdades

Existem outras instituições de ensino superior que oferecem cursos gratuitos profissionalizantes e de aperfeiçoamento, além disso, elas oferecem graduações e especializações reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Conheça algumas dessas faculdades que, inclusive, oferece descontos de até 80% nas mensalidades, o que também auxilia na conclusão da formação, com qualidade e mais acessibilidade:

+ Leia mais!
100 mil vagas: veja cursos online e gratuitos oferecidos pelo MEC
Qual carreira seguir? Curso gratuito ajuda na escolha profissional

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.