Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Qual carreira seguir? Curso gratuito ajuda na escolha profissional

20 de janeiro de 2023
qual carreira seguir
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

A escolha de qual carreira seguir é uma das mais importantes decisões que você tomará em sua vida. É importante levar em conta seus interesses, habilidades, valores e objetivos de carreira ao escolher uma carreira. Imagine um curso gratuito que te ajuda nisso?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Nessa decisão, é importante considerar seus interesses, habilidades e valores e, em seguida, pesquisar sobre as áreas que melhor se encaixam nesses critérios. Avaliar suas habilidades técnicas, suas habilidades de comunicação e suas habilidades interpessoais para ajudar a determinar qual carreira seguir. 

Por isso, existem muitos recursos disponíveis para ajudar a tomar essa decisão. Desde um acompanhamento profissional, cursos com esse direcionamento, até o famoso teste vocacional, que é uma excelente ferramenta para a escolha.

Entenda melhor as formas de como escolher qual carreira seguir e tome a sua decisão de começar a investir nos planos profissionais!

+ Qual a diferença entre carreira e profissão?

Conheça curso gratuito ajuda a escolher qual carreira seguir

Se você está com dúvida em qual carreira seguir, existe um curso da Fundação Estudar, organização sem fins lucrativos que pode te ajudar. O “Decisão de Carreira Na Prática” é online e gratuito, além de oferecer uma série de conteúdos e ferramentas usadas para mentorias que direcionam, ainda mais, na decisão.

A iniciativa busca ajudar os alunos a desenvolver a motivação e a realização dentro da profissão escolhida, observando e obtendo mais contato e inspiração na área. É dessa forma que a formação direciona para que eles compreendam que qualquer possibilidade de mudança é possível.

Quem quer encontrar um trabalho alinhado com os interesses pessoais e habilidades profissionais, pode fazer a matrícula neste curso. Afinal, são cinco módulos, de 5h à 10h, explorando conteúdos para conhecimento de mercado,além de motivações, para ajudar a escolher qual carreira seguir.

O curso também oferece materiais inspirados em academias Harvard e o curso de Design Your Career de Stanford. A curadoria foi realizada por especialistas da área de educação.

“Nós pensamos no curso como algo que irá abraçar uma dor geral do jovem inserido no contexto atual (momento de grandes mudanças e novas tendências no mercado, momento de alta competitividade que os convida a definir no que querem ser muito bons, e principalmente o momento de autocuidado e introspecção para refletir sobre qual trabalho vai fazê-lo mais feliz também nas segundas-feiras). Queremos mostrar outras perspectivas para a carreira desses jovens’’, explica Anamaíra Spaggiari, diretora-executiva da Fundação Estudar.

A inscrição pode ser feita através deste link.

Teste vocacional para decidir qual carreira seguir

Muitos jovens ficam confusos sobre qual carreira seguir e, por isso, recomenda-se fazer um teste vocacional para que possam descobrir o caminho que devem seguir. O teste vocacional é uma ferramenta que ajuda a determinar qual área profissional tem mais a ver com a personalidade, interesses e habilidades de cada pessoa.

O teste é dividido em etapas, começando com uma autoanálise. Nesta etapa, você deve refletir sobre suas habilidades, interesses, gostos, objetivos e metas de vida. Depois, é preciso realizar um questionário, entrevistas ou atividades práticas. 

Nesta etapa serão feitas perguntas sobre seu estilo de vida, perspectivas de carreira e fatores pessoais. Uma vez que o teste vocacional é concluído, os resultados são analisados ​​e comparados com as profissões que melhor se adequam.

Além disso, ele pode fornecer recomendações de carreira e orientação sobre como alcançar essas metas.

Você pode, inclusive, realizar o teste vocacional do Guia da Carreira!

É importante notar que um teste vocacional não deve ser considerado como uma solução única para saber qual carreira seguir. Ele é apenas uma ferramenta valiosa que ajuda as pessoas a descobrir qual carreira seguir. 

Existe carreira ideal?

A pergunta “qual carreira seguir” é uma das mais importantes e complexas que as pessoas enfrentam em suas vidas. Muitos se perguntam se existe uma profissão ideal que se adeque perfeitamente a eles e suas necessidades. A resposta é não!

Não há uma profissão ideal universal, pois as necessidades e preferências pessoais variam de indivíduo para indivíduo. O que é ideal para uma pessoa pode não ser para outra, por isso é preciso levar em consideração diversos fatores.

Como mencionado no texto: interesses, habilidades, valores e objetivos profissionais precisam ser pautados no momento de decidir . É importante encontrar uma profissão que seja compatível com esses fatores, e que proporcione um senso de realização e satisfação.

Além disso, é interessante ter em mente que a profissão ideal pode mudar ao longo do tempo, e é importante estar sempre aberto a novas oportunidades e estar disposto a considerar mudanças de carreira.

Por isso é importante estar de olho no mercado, além de realizar uma pesquisa abrangente e usar ferramentas como testes vocacionais para ajudar a identificar as carreiras que melhor se adequam aos interesses e habilidades de uma pessoa, e obter orientação de profissionais da área.

+ Confira 6 carreiras para quem gosta de desenhar
+ 10 mulheres para você se inspirar na sua carreira

Onde estudar?

Independente do momento em que você escolher qual carreira seguir ou, até mesmo, em uma situação de transição de profissão, esteja atento às mudanças e aos processos seletivos, para que você consiga ocupar vagas na área em que deseja,

Outro ponto a se destacar é investir em conhecimento. A graduação é a porta de entrada para a carreira que você deseja seguir, entretanto, existem outras atualizações, como pós-graduação e cursos de capacitação para te manter no mercado.

Depois de decidir qual carreira seguir, o Guia da Carreira tem páginas especiais só para você conhecer os cursos disponíveis tanto de graduação, técnico e, também, de especialização. Além disso, existe uma lista de instituições de ensino superior bem avaliadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para você escolher.

Essas faculdades oferecem desconto nas mensalidades de até 80% de desconto e não exige a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para conquistar, basta você fazer a inscrição no site, através dos links abaixo. Confira e comece estudar!

+ Leia também!
Descubra como se candidatar na plataforma Gupy
7 dicas para conseguir o emprego dos sonhos em 2023

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.