Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

7 dicas para conseguir o emprego dos sonhos em 2023

9 de janeiro de 2023
conseguir o emprego dos sonhos em 2023
Imagem do autor
Escrito porCamilla Freitas

Início de ano é uma época em que as pessoas listam metas, traçam novos objetivos e definem também o que querem conquistar ao longo de 12 meses tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.

Um dos desejos que ocupa a lista de muita gente é conseguir o emprego dos sonhos em 2023. E alcançar essa meta profissional pode parecer um pouco complexo em alguns momentos, mas é super possível de ser atingida.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

E é claro que o emprego dos sonhos varia de pessoa para pessoa. Por isso, não existe uma receita pronta para quem deseja atingir esse objetivo, porém existem alguns caminhos para atingir o ápice da realização profissional.

O primeiro passo é fazer uma reflexão de quais são seus objetivos e onde você quer chegar. Confira, a seguir, algumas dicas para alcançar o emprego dos sonhos.

Dicas para conquistar o emprego dos sonhos em 2023

1 – Saiba o que você busca!

Essa foi uma dica da Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar. Esse é um momento para refletir e se perguntar sobre como seria a empresa ideal para você e também o que procurar em um emprego.

Para Spaggiari, vale se perguntar que tipo de setor você busca e qual cultura organizacional mais faz sentido para os seus valores. Quais são os desafios que você procura? A melhor forma de responder a estes pontos é o autoconhecimento.

Lembrar de que experiências profissionais no passado foram mais frutíferas pode ajudar muito a definir esse ponto e vislumbrar seu futuro, segundo a diretora.

Qual é a profissão que mais combina com você?

2 – Conheça o mercado!

Depois de fazer uma reflexão, é hora de entender como está o mercado de trabalho. De acordo com a diretora essa é uma maneira de ter expectativas mais realistas e vai entender quais as melhores oportunidades podem ser exploradas.

Avalie quais tipos de indústrias, produtos ou serviços que fazem mais sentido para a sua trajetória. Ser assertivo e direcionar seus esforços para as empresas que vão te levar a alcançar seus objetivos.

Leia mais: + Mercado de trabalho: veja 10 dicas para se manter atualizado

3 – Busque desenvolver suas habilidades

Hard skills é um termo para se referir às habilidades técnicas dos candidatos, como formação e experiência profissional. Mas um termo que tem ganhado bastante destaque são as soft skills, que são habilidades interpessoais e também ligados ao emocionais.

É claro que é essencial se capacitar para o emprego desejado. Mas é importante lembrar que as empresas têm valorizado cada vez mais um candidato que possua uma boa formação e também que tenha habilidades como empatia, boa comunicação e espírito de liderança, por exemplo.

Para a diretora da Fundação Estudar,  “por muito tempo o mercado de trabalho focou muito nas hard skills; depois buscou mais pelas soft skills, mas a verdade é que o bom profissional deve ter um equilíbrio entre ambas.”

Veja: + Entenda o significado e veja exemplos de Hard Skills e Soft Skills

+ Teste MBTI: qual a personalidade mais comum?

+ Entenda o que é inteligência emocional

4 – Busque novas experiências

Aproveitar as oportunidades e buscar novas experiências é fundamental. Mais do que ter diplomas e certificados, o mercado de trabalho busca por profissionais que saibam “colocar a mão na massa”.

Por isso a prática é tão importante. Spaggiari recomenda: “vá além das salas de aula, buscando as experiências voluntárias e acadêmicas que se complementem, já que hoje o mercado de trabalho valoriza muito as experiências extraclasse”.

emprego dos sonhos em 2023

5 – Amplie sua rede de contatos

É muito importante se expor ao mercado de trabalho e uma dessas maneiras é ampliar a sua rede de contatos, o seu networking. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como participação em eventos, palestras e até mesmo por meio das redes sociais.

O Linkedin, por exemplo, é uma ótima ferramenta para se conectar com outros profissionais, entender as tendências do mercado, conhecer novas empresas e fortalecer vínculos profissionais.

6 – Mantenha seu currículo atualizado

Ter um currículo atualizado essencial. Afinal, esse é o primeiro contato entre empresa e candidato. Com informações relevantes e atualizadas, a chance de atrair um recrutador é ainda maior.

A diretora Spaggiari destaca principalmente a descrição detalhada de atividades e principais resultados alcançados nos campos sobre experiências anteriores, prêmios, atividades extra curriculares.

Fique por dentro: + Entenda a importância do marketing pessoal para sua carreira

+ 5 dicas para criar um bom perfil no Linkedin

7 – Prepare-se para os processos seletivos

Com o emprego dos sonhos em mente, é hora de se candidatar à tão sonhada vaga. O processo seletivo das empresas variam. Há aquelas que, além da análise de currículo e entrevista, realizam dinâmicas, testes técnicos, de perfil e de cultura.

Por isso, você deve se preparar para essas etapas. Ao ser chamado para uma entrevista, leia a descrição da vaga, conheça a empresa, faça perguntas, fale das suas experiências profissionais e descreva uma atividade em que você se destacou.

Pergunte aos recrutadores como funciona todas as etapas do processo seletivo, se possível converse também com alguém que trabalha na empresa e seja sempre sincero em todas as fases.

Confira: + Maturidade Profissional: entenda o significado

+ 5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

Como melhorar o currículo profissional?

Como você viu, a qualificação profissional é um fator muito importante para quem deseja ter o emprego dos sonhos em 2023. Por isso, é  essencial se dedicar aos estudos.

Seja por meio de um curso livre, técnico, de graduação ou pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) ter uma formação e um certificação no currículo pesa muito.

A dica é sempre buscar por instituições bem avaliadas e que são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para ter a certeza de que será bem preparado e que receberá um diploma com reconhecimento nacional ao fim do curso.

No Guia da Carreira é possível encontrar cursos de todas áreas do conhecimento e de todos os níveis com descontos especiais para você investir no seu currículo por um preço justo.

O melhor é que você não precisa comprovar renda para garantir uma bolsa de estudo e que os descontos são válidos para cursos presenciais ou a distância. Essa com certeza é uma boa oportunidade, não é mesmo?

Então conheça algumas instituições parceiras e acesse o site para conferir as melhores opções para você:

Você também pode se interessar por: + Ganhe mais dinheiro em 2023: 10 dicas de renda extra

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.