Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

5 dicas para criar um bom perfil no Linkedin

26 de agosto de 2022
como ter um bom perfil no linkedin
Imagem do autor
Escrito porCamilla Freitas
O Linkedin é a maior rede profissional do mundo. Por isso, se você está em busca de um emprego ou quer ter mais destaque na sua carreira, investir nessa plataforma é uma boa opção.
De acordo com Carolina Martins, especialista em RH mais seguida na plataforma, “ter um bom perfil no Linkedin é se posicionar na maior vitrine profissional do mundo para atrair boas oportunidades”.
E é claro que em meio a tantos usuários, você precisa criar um bom perfil para chamar atenção de recrutadores e atrair mais pessoas na sua rede. A plataforma possui vários recursos para compartilhar experiências pessoais, profissionais e expandir seu networking.
Mas não para por aí! Segundo Martins, “além de oportunidades de emprego, o Linkedin também é uma excelente ferramenta para ampliar a rede de contatos, estabelecer uma boa marca profissional e ainda gerar autoridade na sua área de atuação”.
Para te ajudar a se destacar na plataforma, a especialista em RH deu algumas dicas. Confira, a seguir.

Como criar um perfil no Linkedin?

bom perfil no linkedinAntes de mais nada, se você ainda não possui um perfil no Linkedin, é hora de criar um. Veja o passo a passo e o que você precisa para alavancar a sua carreira profissional na plataforma:
1. Acesse a página do Linkedin;
2. Cadastre um e-mail e senha;
3. Preencha corretamente o seu nome e sobrenome;
4. Responda à verificação de segurança;
5. Preencha a sua cidade e país;
6. Complete as informações referentes à sua ultima experiência profissional;
7. Confirme o seu e-mail;
9. Preencha o seu perfil.

5 dicas para criar um bom perfil no Linkedin

Com a conta criada, é hora de completar as informações. Se você não sabe por onde começar, é só ver as dicas listadas pela Carolina Martins para ter um perfil de sucesso no Linkedin.

1. Invista em uma boa foto de perfil

Assim como em qualquer rede social, o Linkedin também possui um espaço para que os usuários adicionem uma foto de perfil. Com isso, é possível que pessoas te reconheçam na plataforma e também passa mais credibilidade aos recrutadores.
Anote a dica! Segundo a especialista em RH, “uma boa foto profissional precisa ser bem iluminada, com o rosto de frente e sem distrações no fundo”.

2. Use tópicos curtos na experiência profissional

De acordo com Martins, a experiência profissional é a parte mais importante do perfil. É através dela que o recrutador faz a avaliação de compatibilidade com a vaga.
Por isso é importante descrever as atividades, resultados e principais responsabilidades que se teve em cada empresa. O ideal é que essa descrição seja feita em tópicos curtos para facilitar o processo de leitura dinâmica.

3. Não deixe o campo “sobre” em branco

O campo sobre, ou resumo, precisa conter uma breve introdução sobre o perfil profissional. Não é necessário escrever muito, pois este espaço tem a finalidade de ser uma apresentação que chame a atenção dos recrutadores e desperte o interesse em avaliar os outros campos do seu perfil, explica a especialista em RH.

4. Interaja com outros usuários

Como o Linkedin é uma rede social em que as interações são muito importantes, é recomendado se conectar com outros usuários que tenham interesses parecidos com os seus, que trabalham na sua empresa ou na que você tem interesse em ocupar um cargo.
Segundo Martins, “vale lembrar que não é necessário fazer exposições pessoais para performar bem como algoritmo, alias, a dica é focar em conteúdos profissionais”.

5. Movimente sua conta

Se você já criou uma conta, nada de deixar o perfil parado. Afinal, o Linkedin é uma rede social profissional. Então é o espaço ideal para criar conexões e compartilhar suas experiências no mercado de tralho.
De acordo com Carolina Martins,  “a maior parte dos recrutadores usam o Linkedin em alguma etapa do processo seletivo, seja para pesquisar candidatos, checar a experiência ou ainda validar as competências e rede de contatos”.
Por isso, para atrais os recrutadores, a especialista em RH explica que quanto melhor preenchido estiver o perfil, usando boas palavras-chave, mais conexões certas estratégicas e mais movimentada a conta for, maiores são as chances de ser encontrado pelo recrutador.

Como melhorar o currículo profissional?

Um dos caminhos para ter um bom perfil no Linkedin e ser reconhecido pelos recrutadores é se manter atualizado e compartilhar ideias com pessoas da área.

Isso é possível por meio de palestras, workshops, cursos livres, de graduação ou pós-graduação.

O fato é que quanto mais você se especializar, melhores serão as oportunidades para sua carreira. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, os profissionais que possuem pós-graduação é 150% maior do que quem possui graduação. Ou seja, não dá para ficar parado não é mesmo?
 Esteja sempre atento às tendências do mercado de trabalho e busque desenvolver as softs e hards skill, que nada mais são que as habilidades profissionais e pessoais.
Além de cursos de idiomas ou outros ligados à sua carreira, é muito importante desenvolver habilidades como empatia, proatividade e espírito de liderança. Assim você se tornará um profissional completo e pronto para lidar com as questões que o mercado de trabalho exige.

Onde fazer uma graduação ou pós?

Como você viu, ter um bom perfil no Linkedin é essencial para quem deseja se conectar com novas pessoas e se destacar entre os recrutadores. Mas, investir em uma graduação ou especialização é muito importante para conseguir bons salários.
Se você deseja turbinar o seu currículo, procure instituições de ensino superior que sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) pra que o seu diploma tenha validade. Além disso, veja a avaliação de outros alunos em relação à estrutura, corpo docente e até mesmo à grade curricular para não ser surpreendido negativamente.
Para te ajudar, veja a lista de algumas instituições que possuem bolsas de estudo para que você possa investir em sua carreira por um preço que cabe no seu bolso:

Veja também: + Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

+ Teste Vocacional Grátis

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.