Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Salários

Ganhe mais dinheiro em 2023: 10 dicas de renda extra

30 de dezembro de 2022
ganhar mais dinheiro em 2023
Imagem do autor
Escrito porCamilla Freitas

Ter um dinheiro a mais no final do mês é o sonho de muita gente, não é mesmo!? Nem sempre o salário é suficiente para manter as contas em dia ou talvez você deseja realizar um sonho. Por isso, ter uma renda extra pode ser ideal para qualquer uma dessas situações.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

No texto abaixo você vai entender mais sobre renda extra, receber algumas dicas de trabalho para complementar a renda e também ideias de cursos para se qualificar e melhorar ainda mais o currículo. Confira!

Como funciona a renda extra?

A renda extra, como o próprio nome já diz, é uma maneira de complementar o salário seja para pagar contas e dívidas ou simplesmente para realizar outras metas financeiras.

Mas como dinheiro não cai do céu, é preciso trabalhar para conquistar ter a conta um pouco mais recheada no final do mês. Para isso, existem diversas maneiras.

É possível fazer renda extra online, em casa, mas também presencialmente. Existem serviços como freelancer, em que uma pessoa presta serviço para uma empresa, mas também uma alternativa é trabalhar por conta própria e gerenciar o seu horário e suas atividades.

Posso trabalhar como CLT e fazer renda extra?

Se você trabalha de carteira assinada em uma empresa, não se preocupe! É possível sim oferecer outros serviços e fazer uma renda extra. Então, veja as dicas, a seguir, e escolha a melhor opção para você ganhar um dinheiro a mais no final do mês.

10 ideias de renda extra

1 – Digitação

Muitas empresas procuram pessoas para digitar formulários, documentos, arquivos e até mesmo livros para disponibilizar em formato digital. Essa é uma das maneiras de ter uma renda extra e trabalhar em qualquer lugar do país.

2 – Motorista de aplicativo

Hoje já existem diversos aplicativos para trabalhar como motorista. Algumas pessoas fazem corridas durante todo o dia, mas se a sua jornada de trabalho é um pouco mais intensa, pode selecionar apenas alguns períodos.

Uma outra ideia é oferecer caronas. Se você se desloca todos os dias para um mesmo local, como faculdade, por exemplo, ou viaja toda semana para alguma outra cidade, essa pode ser uma boa oportunidade. Além de dividir a gasolina, ainda dá para ganhar um pouquinho a mais.

3 – Venda de produtos que já não utiliza mais

Muitas pessoas aproveitam as redes sociais para vender produtos que não utiliza mais. Você pode vender roupas e fazer uma espécie de brechó online ou também divulgar seus produtos em páginas específicas, como OLX e Enjoei.

4 – Professor Particular

Uma boa opção para quem é formado em alguma licenciatura, é dar aulas particulares. Você pode realizar o trabalho de forma presencial ou também online.

Já existem algumas plataformas em que é possível se cadastrar e dar aulas online em qualquer região do país. Mas se você prefere o presencial, basta divulgar o seu trabalho e ir até à casa dos alunos ou em um local mais apropriado.

5 – Social Media

Hoje em dia, quase todo mundo que presta um serviço ou vende produtos tem uma rede social para divulgar o seu trabalho. Por isso, se tornar um social media pode ser um ótimo caminho para ter uma renda extra.

O trabalho de um social media consiste em criar conteúdos para as redes sociais. Se você tem criatividade, gosta de usar instagram, facebook e twitter, essa pode ser a renda extra ideal.

Leia mais: + 7 ideias de trabalho para mães com filhos pequenos

+ 7 profissões para quem quer trabalhar no Google

6 – Dog Walker

Trabalhar como dog walker é uma maneira de unir a paixão pelos peludinhos e conseguir um dinheirinho a mais no mês. Com a rotina corrida, nem todos os “pais de pets” conseguem passear todos os dias com os seus bichinhos, então essa também é uma forma de contribuir com os tutores e com os cachorros.

7 – Redator

Trabalhar como redator é uma ótima opção para quem gosta de escrever, tem formação em Jornalismo ou Letras. Você pode prestar serviços para agências de publicidade, sites de e-commerce e também outros blogs que abordam assuntos variados, como saúde, educação e esportes.

8 – Venda de comida

Você tem algum dom na cozinha? Então que tal se arriscar e fazer comida para vender?

Aqui vale de tudo: desde sobremesas, como docinhos, tortas, pavês, bolos de aniversário, até mesmo comidas para festa, como tábua de frios e também marmitas.

9 – Venda de produtos personalizados

Produtos personalizados é um tipo de trabalho que tem bastante saída. Isso porque se tem uma coisa que o brasileiro gosta é comemorar. Você pode fazer lembrancinha para aniversários, casamentos, para empresas e também para ocasiões como dia dos namorados.

10 – Afiliado

Outro ramo em alta é o de afiliados, que funciona basicamente como uma revenda de produtos. Nesse caso, você pode trabalhar como afiliado de lojas como Magazine Luiza, Amazon e Shopee.

O trabalho consiste em vender os produtos dessas marcas. A cada venda realizada, uma comissão é repassada para o revendedor. Os itens podem ser divulgados nas redes sociais, então é uma renda extra que pode ser feita sem sair de casa.

Qual o melhor tipo de renda extra?

O melhor tipo de renda extra depende do estilo de vida e da necessidade de cada pessoas. Algumas preferem serviços online justamente para ter mais flexibilidade, conseguir conciliar com um trabalho fixo e também com as atividades em casa. Mas também existem aquelas pessoas que preferem trabalhar presencialmente

Para escolher a renda extra ideal, considere o que você gosta de fazer, veja qual atividade é mais compatível com as suas habilidades e avalie também  em quanto tempo você terá o retorno financeiro desejado.

Algumas pessoas começam a gerenciar o seu próprio negócio como renda extra e, em alguns casos, anos depois transforma esse trabalho como a renda principal. Então, essa também pode ser uma alternativa para quem deseja iniciar o seu próprio empreendimento, mas não deseja deixar a CLT de lado.

Invista nos estudos!

Uma coisa é fato: quanto mais você se especializar e se dedicar aos estudo, mais chances de sucesso você terá em suas atividades. Mas você deve estar pensando: “preciso de uma renda extra, não tenho dinheiro sobrando para fazer um curso”.

Não se preocupe! O Guia da Carreira possui parceria com diversas instituições de ensino que ofertam bolsas de estudo de até 80% em cursos presenciais ou a distância. Assim você pode estudar sem comprometer as suas finanças.

No site, é possível encontrar descontos para cursos livres, como de empreendedorismo, gestão financeira e marketing digital. Além disso, cursos de graduação, especialização, mestrado e pós-graduação também são ofertados com descontos.

Todas as instituições são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que o seu certificado terá validade no mercado de trabalho e que você fará o seu curso em uma universidade de qualidade.

Confira as instituições parceiras e confira as ofertas disponíveis:

Saiba mais: + Já pensou em trabalhar na Shopee? Veja as vagas disponíveis

+ Carreira e negócios: 5 podcasts para você acompanhar

Como funciona a renda extra?

A renda extra, como o próprio nome já diz, é uma maneira de complementar o salário seja para pagar contas e dívidas ou simplesmente para realizar outras metas financeiras.

Posso trabalhar como CLT e fazer renda extra?

Se você trabalha de carteira assinada em uma empresa, não se preocupe! É possível sim oferecer outros serviços e fazer uma renda extra. Então, veja as dicas, a seguir, e escolha a melhor opção para você ganhar um dinheiro a mais no final do mês.

Quais são as ideias de renda extra?

1 - Digitação 2 - Motorista de aplicativo 3 - Venda de produtos que já não utiliza mais 4 - Professor Particular 5 - Social Media 6 - Dog Walker 7 - Redator 8 - Venda de comida 9 - Venda de produtos personalizados 10 - Afiliado

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.