Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

Mulheres na tecnologia: 6 cursos gratuitos de TI para elas

11 de abril de 2023
Uma das mulheres na tecnologia, branca, loira, de óculos, sentada enquanto usa computador para programar.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

As mulheres são maioria quando o assunto é número de profissionais fora do mercado de trabalho formal. Quando se trata de mulheres na tecnologia, a disparidade de gênero é ainda mais evidente, sendo apenas 39% de presença feminina no Brasil, de acordo com o Relatório de Diversidade no Setor TIC, elaborado pela Brasscom.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

É pensando nesses dados que diversas empresas criam iniciativas de incentivo para mulheres na tecnologia, oferecendo formações e mentorias para a inserção delas no mercado de trabalho.

Conheça algumas dessas iniciativas e alguns cursos gratuitos para  mulheres na tecnologia!

+ Descubra se a área de tecnologia combina com você!

Projeto de mulheres na tecnologia

As empresas investem em projetos para mulheres na tecnologia por uma série de motivos. Em primeiro lugar, a diversidade de gênero é importante para a criação de equipes mais criativas e inovadoras. 

Estudos mostram que a presença de mulheres em equipes de tecnologia aumenta a probabilidade de se criar produtos e serviços que atendam às necessidades de um público mais amplo. Conheça alguns:

Women Rock IT

A empresa Cisco anunciou a 4ª edição do projeto Women Rock IT, um programa gratuito que oferece cursos profissionalizantes de tecnologia gratuitos na área de Redes para mulheres cis e trans a partir de 16 anos. As inscrições para este projeto estão abertas até 24 de abril pelo site.

Criada em 2020, como parte de um movimento internacional Girls in ICT, a proposta visa motivar meninas e mulheres a considerarem assuntos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM na sigla em inglês) em seus planos de carreira.

No Brasil, o projeto de mulheres na tecnologia somou mais de 3 mil participantes nas três edições anteriores e mais de 1.300 completaram os três módulos do curso CCNA (Cisco Certified Network Associate), uma formação voltada para a inserção das mulheres no mercado de trabalho.

+ Descubra o que se estuda em Tecnologia da Informação

Assim como em outras edições, o programa para mulheres na tecnologia, Women Rock IT, é dividido em quatro etapas: inscrições até o dia 24 de abril, no curso online Networking Essentials, que tem duração de 40 horas, e deve ser concluído com nota superior a 70%.

As mil melhores estudantes desta etapa serão classificadas para outra fase, profissionalizante, podendo realizar a formação dos três módulos do CCNA, que seguem o seguinte cronograma:

CCNA 1: Introdução à Rede, com início em 27 de abril
CCNA 2: Switching, Routing and Wireless Essentials, com início em 20 de junho
CCNA 3: Enterprise Network, Security and Automation, com início em 22 de agosto

Ao final do programa, a estudante também está pronta para se candidatar a uma certificação internacional em Redes. Saiba mais sobre o programa Women Rock It no site.

Veja também:
+ Qual Faculdade fazer depois dos 45 anos? Veja opções!

Programaria

Criado em 2016, o projeto oferece cursos gratuitos de programação para meninas a partir dos 10 anos de idade, além de oficinas, palestras e outras atividades que visam apresentar às mulheres as possibilidades e oportunidades que a área da tecnologia pode oferecer.

Com uma abordagem descontraída e inclusiva, o projeto é para mulheres na tecnologia que buscam desmistificar a ideia de que a programação é uma atividade exclusiva para homens, incentivando o desenvolvimento de habilidades em mulheres e mostrando que elas são capazes de se destacar e ter sucesso nessa área.

+ Saiba quais profissões estão em alta na área de tecnologia

Além dos cursos presenciais e online, o projeto também oferece uma comunidade virtual, na qual as participantes podem trocar experiências, tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos. O Projeto Programaria também conta com uma rede de voluntárias, que atuam como instrutoras e mentoras, inspirando e orientando as meninas em seu processo de aprendizado.

Cursos gratuitos para mulheres na tecnologia

Liderança Feminina e Soft Skills

Essa formação é para mulheres na tecnologia que queiram desenvolver competências direcionadas a liderança e habilidades básicas exigidas no mercado de trabalho de forma geral. O curso é gratuito e conta com diversos especialistas da área que abordam a temática, além de desenvolvimento pessoal, em 12 aulas.

Entre os conteúdos abordados do curso estão: 

  • O novo mundo de trabalho e Work Life Balance
  • Design Thinking para a Felicidade
  • Mindfulness como estratégia de carreira
  • Planejamento de carreira
  • Comunicação estratégica e seu impacto
  • Primeiros passos em investimentos

Acesse aqui e veja como se inscrever.

Inteligência Artificial na Prática

Através de conteúdos de texto e vídeo, o curso conta com 52 aulas para mulheres na tecnologia que desejam trabalhar com inteligência artificial. O curso tem como objetivo ensinar como utilizar alguns dos serviços de Inteligência Artificial do Azure para fazer um caso de uso fim a fim, com exercícios práticos, programando em Python, utilizando tecnologias do Azure, tais como: Serviço de Fala, LUIS, Azure Storage, Cognitive Search e integração com o Power Apps.

Confira mais aqui e se inscreva!

Design Thinking

Em parceria com a Rede Mulher Empreendedora e Instituto Rede Mulher Empreendedora, uma plataforma para mulheres neste ramo que buscam conhecimento para desenvolver seus negócios, o curso de Design Thinking foi elaborado de forma gratuita com 14 horas de aula.

Essa é uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários. Se inscreva neste link!

Microsoft Power BI para Data Science

Para as mulheres na tecnologia que desejam trabalhar com dados, o curso Microsoft Power BI para Data Science, da Data Science Academy é uma opção! Essa formação busca orientar como utilizar o software, como também aplicar técnicas de leitura e captação de insights para as tomadas de decisão. Tudo isso de forma gratuita.

User Experience (UX)

Uma área que está em ascensão é a de User Experience (UX), que busca trabalhar em cima da experiência do usuário. As mulheres na tecnologia que desejam atuar nessa área podem cursar essa formação de 8h, que aborda o entendimento e exploração dos cenários, além de definição de problemas e desafios.

Python

Já as mulheres na tecnologia que desejam trabalhar diretamente com programação, um dos grandes passos é aprender algumas linguagens, como Python, muito indicada para iniciativas, além de ser muito usada em data science e machine learning, por exemplo.

Esse curso tem a duração de 80h e é dividido em 8 capítulos, abordando assuntos como manipulação de listas, funções, manipulação de arquivos e protocolos de comunicação.

+ 8 cursos para quem gosta de tecnologia

Quais cursos fazer para área de tecnologia?

As mulheres na tecnologia podem ocupar diversas áreas. Existem muitos cursos superiores que preparam os estudantes para trabalhar com isso. Alguns dos principais cursos são:

Esses cursos oferecem uma formação abrangente em tecnologia, abordando áreas como programação, banco de dados, redes de computadores, segurança, inteligência artificial, ciência de dados, entre outras. 

Os alunos que concluem esses cursos têm uma ampla variedade de opções de carreira na área de tecnologia, incluindo programação, análise de sistemas, gestão de TI, desenvolvimento de aplicativos e muito mais.

Conheça algumas instituições de ensino superior, bem avaliadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que oferecem essas graduações com desconto de até 80% nas mensalidades:

+ Leia mais!
10 profissões que surgiram com a Tecnologia
Como trabalhar no Google? 10 dicas para conquistar uma vaga

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.