Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Entenda a diferença entre estágio e trainee

30 de setembro de 2022
diferença entre estágio e trainee
Imagem do autor
Escrito porRedacao
Muitos jovens profissionais que estão na faculdade ou se formaram recentemente, querem entrar no mercado de trabalho o quanto antes e colocar em prática tudo que foi ensinado em sala de aula. Porém, existe uma diferença entre estágio e trainee que você precisa saber antes de ingressar nesse mercado. Não basta ter apenas vontade de conquistar o seu espaço, mas é preciso saber também por onde começar a trilhar o seu caminho dentro de uma empresa, seja ela de grande porte ou de pequeno porte.  Neste conteúdo, vamos mostrar qual é a diferença entre os dois cargos, mas não é apenas isso. Trouxemos um artigo completo que mostra um pouco mais a fundo sobre as duas, para que você possa começar com o pé direito no mercado de trabalho.  Continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre o assunto!

Qual a diferença entre estágio e trainee?

Quando aplicamos o conceito de cada um, muitas pessoas acreditam que eles são a mesma coisa. Por mais que ambos sejam voltados para o aprendizado e experiência profissional, existem algumas diferenças entre eles.  Para entender melhor, separamos alguns tópicos sobre cada um deles a fim de esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas em relação aos dois cargos, desde a questão salarial até a forma de contratação. Veja também: + Entrevista de Estágio: Confira dicas para se preparar!

Como funciona o estágio?

O estágio é uma experiência profissional ainda no período da graduação, que serve como um complemento à formação. Em alguns casos, como em licenciaturas, é comum que haja o estágio obrigatório, que significa que o aluno tem que fazer isso para conseguir o seu diploma. Porém, mesmo quando o estágio é opcional, ele é bem-vindo na trajetória acadêmica, seja ele para conseguir uma renda extra durante a faculdade ou para simplesmente aprender antes de ingressar de vez no mercado de trabalho. No Brasil, os programas de estágio são regulamentados segundo a Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estagiário. Outra característica é que ele não tem carteira assinada pela empresa e sim um contrato onde a remuneração é chamada de bolsa-auxílio.

Direitos do estagiário

Segundo a Lei do Estagiário, os direitos dele são: férias de 30 dias a cada 12 meses trabalhados, salário e vale-transporte em caso de estágio não obrigatório, seguro contra acidentes pessoais, carga máxima de 6 horas por dia e 30 horas semanais. Além disso, o contrato de estágio pode ter a duração máxima de dois anos. Porém, é aberta uma exceção quando o assunto são estagiários com alguma deficiência, nesses casos o contrato pode ser prorrogado por um período maior. Não que seja considerado um direito, mas existem empresas que costumam fornecer também uma ajuda de custo para o estagiário como vale-refeição. Mas, assim como o 13º terceiro e férias, ele não tem direito obrigatório a isso.

Como funciona o programa de trainee?

Como o próprio nome sugere, o trainee são profissionais no início de carreira que estão passando por um treinamento dentro da empresa. Geralmente, são pessoas com até dois anos de formação do seu curso ou que estão prestes a se formar. Eles são contratados através de programas especiais, com o objetivo de crescer e se desenvolver dentro da empresa. Portanto, eles recebem uma série de treinamentos e trabalham diretamente com os gestores de cada área, aprendendo tudo sobre o dia a dia daquele determinado setor. Nisso, eles aprendem todos os processos em diversos pontos da empresa para depois escolher qual área ingressar. A ideia é que, com o tempo, esse jovem profissional deixe a sua função de trainee e assuma um cargo de certa relevância na empresa. Normalmente, são selecionados para integrar o time efetivo da empresa, as pessoas que mais se destacaram e apresentaram os melhores resultados no treinamento. O programa de trainee funciona pois a empresa tem total liberdade para estruturar ele com base nas suas funções. Com essa certa autonomia, empresas de diversos segmentos como financeiro, indústrias, entre outras, optam pelo programa de trainee para conquistar novos colaboradores. Basicamente ele é divido em quatro etapas e funciona da seguinte forma:
  • Etapa 1 – Imersão no negócio: nessa primeira fase, os profissionais entendem como funciona a empresa e quais os principais setores e valores organizacionais;
  • Etapa 2 – Integração: na segunda etapa, os profissionais passam por um processo de integração em sua área de interesse, como marketing e RH, por exemplo;
  • Etapa 3 – Job Rotation: aqui os profissionais fazem uma espécie de “rodízio” de funções para que possam conhecer todos os procedimentos do setor;
  • Etapa 4 – Desenvolvimento: depois de passar por todas as etapas acima, os trainees e gestores já conseguem identificar a função e o setor em que o profissional pode apresentar bons resultados a empresa.
Após isso, é iniciado o processo de desenvolvimento do profissional em determinada função e setor na empresa. Dessa maneira, os resultados são mais rápidos, tendo em vista que ele passou por vários setores e ficou no que tem mais afinidade.

Direitos do trainee

De fato, cada empresa tem seus próprios critérios para contratar um trainee, mas isso não significa que ele não tem os seus direitos. Por mais que não exista uma conceituação jurídica para o cargo de trainee, ele é uma qualificação atribuída pela empresa ao trabalhador contratado. Ou seja, juridicamente, o trainee será um empregado como qualquer outro e deverá usufruir de todos os direitos decorrentes de uma relação formal de emprego.  Entre os direitos, podemos destacar a duração normal  do trabalho não superior a 8 horas diárias e 44 horas semanais, adicionais noturnos, de insalubridade e de periculosidade, descanso semanal remunerado, 13º salário, férias acrescidas de 1/3, FGTS, garantia do salário mínimo, entre outros. O trainee só não tem esses direitos caso não preencha os requisitos de relação de emprego. Ou seja, se efetua o seu trabalho independente de remuneração ou podendo fazer-se substituir por outra pessoa ou de forma eventual ou por subordinação.  

Como conseguir uma vaga de estágio ou de trainee?

Para participar de um programa de estágio, o estudante pode ser proativo e entrar em contato diretamente com a empresa perguntando se existe alguma vaga nesse modelo em aberto. Além disso, a própria universidade também costuma facilitar a realização de estágio por parte dos alunos, seja com divulgação de oportunidades externas, seja com a disponibilização de vagas internas. No caso dos estágios vinculados a instituição de ensino, podem existir alguns pré-requisitos específicos para conseguir a vaga. Por exemplo, ter pelo menos 35% do curso concluído ou estar especificamente em algum período. Já nas seleções na empresa, no caso das demais etapas, costumam se destacar o desempenho do candidato nas dinâmicas. Já para as vagas de trainee, por sua vez, é olhando diretamente a divulgação de processos seletivos das empresas.  Uma dica importante que podemos fornecer é que você pode acompanhar as redes sociais de grandes negócios na sua área de atuação e seguir portais especializados na divulgação de vagas de trainee, como o My Trainee e o Seja Trainee. Quanto à seleção do programa de trainee, os processos costumam ser semelhantes aos de um emprego regular. Pode haver diferentes etapas, mas isso depende diretamente do sistema de recrutamento da empresa. Porém, é comum você passar por:
  • Análise de trajetória acadêmica, incluindo o desempenho como aluno e, caso tenha, a realização de intercâmbio;
  • Análise de currículo do candidato, com destaque para experiências prévias, como o próprio estágio;
  • Avaliações de conhecimentos técnicos, como provas objetivas sobre as próprias matérias de formação ou sobre línguas estrangeiras;
  • Dinâmicas em grupo e entrevistas com o setor de RH e os diretores do setor que deseja fazer o programa de trainee;
  • Painéis de negócio, com situações ou problemas baseados em ocorrências reais do dia a dia para saber como o trainee lidaria com isso.
Para se destacar ainda mais e conseguir a vaga de trainee, vale a pena buscar o desenvolvimento de habilidades comportamentais que são desejáveis no mercado de trabalho, como inteligência emocional, por exemplo.

Dicas para melhorar o seu currículo

Fora essas dicas apresentadas acima para conseguir um estágio ou um trainee em uma grande empresa, existem algumas formas de melhorar o seu currículo para que ele seja destaque e já ser chamado logo de cara para a seleção. A prática de trabalho voluntário, pode ajudar você a melhorar o seu trabalho em equipe. Se tratando de uma das habilidades essenciais e mais buscadas pelas empresas hoje em dia, essa pode ser uma ótima maneira de melhorar isso e acrescentar mais um ponto importante ao seu currículo. Se você ainda está na faculdade, é comum que algumas graduações exijam horas extra curriculares como a participação em eventos. Por isso, aproveite e busque por aqueles que agregam valor ao seu currículo.  Além disso, estudar nas melhores instituições de ensino também faz com que o seu currículo seja valorizado e observado com mais atenção. Abaixo, mostramos algumas universidades parceiras que podem fazer o seu currículo ganhar um bom peso no mercado de trabalho: Seja para estágio ou trainee, é importante que você comece com o pé direito na empresa, mostrando sempre proatividade e vontade de aprender. Isso é o que faz a chave mudar de estagiário para colaborador efetivado em pouco tempo.
Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.