Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Profissão

Conheça a profissão Engenharia Acústica

23 de janeiro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Entenda o que é Engenharia Acústica e o que estudar para exercer essa profissão.

A Engenharia Acústica tem aplicações tanto no controle de ruídos quanto no desenvolvimento de fontes sonoras com finalidades específicas.

Nesse contexto, o engenheiro acústico se dedica a investigar e compreender os mecanismos de produção, transmissão e recepção do som e também no desenvolvimento de estratégias voltadas ao seu controle e manipulação.

Saiba mais sobre a profissão Engenharia Acústica a seguir e veja o que é preciso estudar para seguir essa carreira.

O que é Engenharia Acústica

A Engenharia Acústica é o ramo das engenharias que se concentra nas questões relacionadas aos sons e vibrações.

O controle de ruídos vem se tornando um dos principais segmentos da Engenharia Acústica, devido às evidências científicas sobre os malefícios do barulho para a saúde e o bem-estar das pessoas.

O segmento de acústica arquitetônica, que compreende e manipula o comportamento do som em determinado ambiente, também vem ganhando destaque na Engenharia Acústica.

Áreas de atuação do engenheiro acústico

No segmento de controle de ruídos, o engenheiro acústico pode atuar no desenvolvimento de métodos e projetos para o isolamento e controle do som em ambientes como plantas industriais, aeronaves, automóveis, empresas e residências.

Nesse sentido, o profissional pode desenvolver softwares e equipamentos, como medidores de níveis sonoros e dispositivos voltados ao isolamento acústico

Na parte de acústica arquitetônica, o engenheiro acústico se encarrega do planejamento acústico dos ambientes, como salas de aula, teatros e casas de shows, por exemplo, de modo que o som se torne adequado às suas demandas específicas.

Esse profissional também é muito requisitado para a emissão de laudos técnicos e adequação às normas referentes à emissão e controle de ruídos para indústrias e empresas em geral.

Outra possibilidade é o desenvolvimento e implementação de tecnologias ligadas à previsão de fenômenos como terremotos e erupções vulcânicas, a partir de conceitos da acústica, do processamento digital de sinais e da percepção sonora.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para profissionais de Engenharia Acústica está em alta, já que o controle de ruídos visando a proteção da saúde e do bem-estar das pessoas torna-se uma preocupação cada vez maior em todos os setores da economia, como citamos.

Além disso, como a quantidade de profissionais formados ainda não supre as demandas do mercado, trata-se de uma carreira que oferece alta empregabilidade.

O engenheiro acústico pode atuar como funcionários em empresas públicas ou privadas, montar o próprio negócio ou seguir carreira como autônomo, especialmente no setor de emissão de laudos técnicos e adequação acústica de projetos.

Curso de Engenharia Acústica

Atualmente apenas uma faculdade no Brasil oferece o curso de Engenharia Acústica: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), localizada no Rio Grande do Sul. O curso tem duração média de 5 anos e só é oferecido na modalidade presencial.

A UFSM participa do Sisu e a nota de corte para Engenharia Acústica tem ficado em torno de 690 pontos, calculando a partir de edições anteriores.

Como em outras engenharias, o curso inclui muitas disciplinas gerais ligadas a Física e Matemática, como Cálculo, Física Geral e Experimental e Álgebra Linear. Há também várias matérias relacionadas a sons e vibrações no currículo, como:

  • Música para Engenharia Acústica
  • O Ruído, As Vibrações e o Ser Humano
  • Acústica Ambiental
  • Acústica de Salas
  • Controle de Ruídos
  • Acústica nas Edificações
  • Eletroacústica
  • Métodos Numéricos em Acústica e Vibrações

Alternativas ao curso de Engenharia Acústica

Como vimos, o curso de Engenharia Acústica só é oferecido por uma universidade no Brasil, federal, e na modalidade presencial. 

Porém, o estudante que pretende seguir a profissão de engenheiro acústico pode optar pelos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica ou Engenharia Civil e buscar uma formação complementar em Acústica.

Esses cursos, alternativas à graduação em Engenharia Acústica, estão disponíveis em instituições de todo o país, inclusive na modalidade semipresencial.

Onde estudar

Pesquisamos para você algumas faculdades autorizadas pelo MEC que oferecem os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil, alternativas à graduação em Engenharia Acústica para quem pretende atuar na área.

Nessas instituições você encontrará ensino de qualidade a preços acessíveis e ainda poderá aproveitar facilidades como bolsas de estudo e descontos especiais. Confira:

Veja também:

Saiba o que se estuda em Engenharia Mecânica

Saiba tudo sobre Engenharia Civil e veja onde estudar

Curso de Engenharia Elétrica

Depois de se informar sobre a profissão Engenharia Acústica, conte para a gente nos comentários: você quer seguir a carreira de engenheiro acústico?

Os mais lidos
Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Por Guia da Carreira em 14/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.