Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Profissão

Gerontologia: conheça o curso e o mercado de trabalho

22 de janeiro de 2019
gerontologia
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

gerontologia

A palavra Gerontologia deriva da língua grega e significa estudo do envelhecimento. O aluno do curso de Gerontologia estuda as mudanças ocorridas no processo de envelhecimento do ser humano e procura adaptar essas mudanças para que o idoso tenha uma vida mais tranquila nos aspectos físicos, psicológicos e biológicos.

Encontre bolsas de estudos de até 80%

Ao contrário do que muitos pensam, Gerontologia e Geriatria não são a mesma coisa. A Geriatria é uma área dentro da Medicina que trata exclusivamente de doenças presentes nos idosos. Já a Gerontologia estuda o processo de envelhecimento e o que fazer para se ter uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos. Desta forma, a Gerontologia está cada vez mais presente na atualidade, com crescentes estudos e demanda maior diante o mercado de trabalho.

O gerontólogo, nome dado ao profissional formado em Gerontologia, pode atuar em assistência social, promover dinâmicas em grupo, trabalhos manuais e ajudar os idosos a enfrentar os preconceitos que venham a aparecer. Também pode atender aos idosos que sofreram maus-tratos. Mas o bacharel em Gerontologia pode focar o seu trabalho em outros grupos de pessoas, como moradores de rua, imigrantes, pessoas que sofrem de problemas mentais ou que vivem abandonadas. Essa profissão é muito bonita e requer muita dedicação e amor ao próximo.

Leia também: 5 profissões para quem quer trabalhar com idosos

Perfil do estudante de Gerontologia

Em primeiro lugar, um futuro Gerontólogo precisa ser alguém que goste de idosos, já que ele irá trabalhar diretamente com esse público. Esse profissional também vai precisar saber trabalhar em equipe, em alguns casos comandá-las e até aplicar treinamentos.

Entre outras qualidades que o estudante de Gerontologia deve ter, o pelo menos desenvolver, é: a empatia, uma vez que se colocar no lugar do outro facilitará o entendimento da necessidade da promoção do cuidado e da atenção necessária a ser dada à saúde do idoso; simpatia, amabilidade e gentileza com seus pacientes; expectativa realista, observando bem as questões emocionais dos seus cuidados, que podem vir acarretar no desenvolvimento de outras doenças; boa capacidade de comunicação, ou seja, empregar uma linguagem adequada para o seu público, além de se atentar ao tom de voz usado; e por último, a atenção à ética e moral que dizem respeito à saúde e vida dos idosos.

Como é o curso de Gerontologia?

No Brasil, o curso teve início em 2005 pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e a primeira turma concluiu o curso em 2008. Anteriormente, o curso de Gerontologia só era ministrado em nível de pós-graduação.

Apesar de ser um curso novo no país, este só tende a aumentar e a ter sucesso, pois a expectativa de vida da população brasileira, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está por volta de 73 anos e vem aumentando gradativamente.

A Gerontologia é oferecida somente na modalidade de bacharel e em poucas instituições do país, na modalidade presencial. Assim como muitos outros cursos de graduação, essa formação também tem duração média de quatro anos.

Disciplinas do curso de Gerontologia

Abaixo listamos as principais matérias que comumente são encontradas na grade curricular dos cursos de graduação em Gerontologia. Lembrando que o conjunto de disciplinas podem variar de instituição para instituição.

  • Ciências da Natureza
  • Introdução à Gerontologia
  • Ciclo de Vida
  • Fundamentação do Processo de Cuidar em Saúde
  • Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos
  • O Cuidado Gerontológico
  • Processos Psicológicos Básicos para Gerontologia
  • Gerontologia Educacional
  • Psicogerontologia nas Relações Sociais e Familiares
  • Saúde Mental e Envelhecimento
  • Práticas de Atenção Psicossocial ao Idoso
  • Nutrição no Envelhecimento e na Velhice
  • Problemas Relacionados a Medicamentos
  • Princípios de Fisioterapia Aplicados à Gerontologia
  • Práticas Gerontológicas em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida
  • Tempo, Longevidade e Centenários
  • Educação para o Envelhecimento
  • Cuidados Paliativos, Finitude e Morte
  • Comunicação humana e sociedade
  • Epidemiologia do envelhecimento
  • Fundamentos biológicos da Gerontologia
  • Medicamentos
  • Gestão de pessoas
  • Direitos humanos e Gerontologia
  • Finanças e Gerontologia
  • Fisiologia do exercício e envelhecimento

A carga horária de estágio para quem deseja ser um Gerontólogo é bastante extensa e começa a partir do segundo ano de curso. O aluno aprenderá a trabalhar com aspectos da área da saúde e da área social, tornando-se assim um profissional completo para o mercado de trabalho. E tanto o estágio supervisionado quanto o Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC) são obrigatórios para a retirada do diploma. 

Leia também: Descubra os salários mais altos da área da saúde

O mercado de trabalho em Gerontologia

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos no Brasil ultrapassou 30 milhões em 2019, o que equivale a um total maior que 10% da população nacional. Com a crescente expectativa de vida do brasileiro e o aumento da população idosa do país, os graduados em Gerontologia não terão dificuldade para arrumar emprego. As regiões Sul e Sudeste são as que oferecem maiores oportunidades para os formados em gerontologia, pois a maior parte da população idosa se concentra nessas regiões.

O mercado de trabalho requer profissionais que trabalhem em ambulatórios, clínicas especializadas, ONGs, órgãos de assistência social, hospitais, casas de apoio a idosos, centros de saúde e convivência, além de atendimentos domiciliares. Outra oportunidade para gerontólogos é a de atuar com pesquisas em instituições de ensino superior, lecionar para profissionais da saúde ou mesmo para leigos que cuidem de pessoas idosas.

A Gerontologia é uma graduação que te deixará apto a trabalhar como Cuidador de Idosos. Porém, essa atividade ainda não é considerada uma classe profissional, mas uma função, e é por isso que não tem sindicatos ou pisos salariais. Faltando esta regulamentação profissional, essa função pertence, então, aos considerados trabalhos domésticos e esse possui como valor inicial de um salário mínimo, que hoje no Brasil é R$ 1212, e todas as garantias trabalhistas definidas por lei, como o décimo terceiro, férias, aposentadoria, seguro desemprego e outros recursos ofertados para quem trabalha de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Leia também: Quanto ganha um Cuidador de Idosos?

Melhores Faculdades de Gerontologia

O curso de Gerontologia é oferecido por inúmeras instituições de ensino superior do país. Porém, é importante que o aluno verifique se a universidade que irá cursar possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o diploma possui validade. As principais instituições de ensino superior que oferecem o curso de Gerontologia, com reconhecimento do MEC, são:

  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR)
  • Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI)

Algumas outras graduações na área da saúde e/ou que sirva para te habilitar a trabalhar como Cuidador de Idosos, como o caso da Enfermagem, também são ofertados nas seguintes faculdades e há a possibilidade da concessão de bolsas de estudos para a realização do curso:

Todas elas possuem autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer seus cursos, assim como também são reconhecidas e bem avaliadas por ele. Além de terem o selo de qualidade do órgão educacional mais importante do país e contarem com a oferta de bolsas de estudo, todas elas apresentam programas de descontos e financiamentos facilitados.

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Profissões mais bem pagas do Brasil: Conheça 27 com os melhores salários

Profissões mais bem pagas do Brasil: Conheça 27 com os melhores salários

Por Guia da Carreira em 14/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.