Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Estudar para Concurso: o Guia Definitivo!

20 de janeiro de 2023
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

Muitas pessoas almejam o emprego dos sonhos, com estabilidade e benefícios. Mas, para alcançar esse objetivo, é essencial saber onde e como estudar para concurso público.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Afinal, existem dicas e macetes para se concentrar no conteúdo certo e não perder tempo na revisão, além de focar nos módulos com maiores probabilidades de cair na sua prova.

Por esse motivo, para obter os melhores resultados na seleção desejada, vale a pena aprender como estudar para concurso e se preparar do jeito certo.

Confira as principais etapas no nosso guia definitivo, e veja o passo a passo para não se perder na matéria!

1. Defina qual é o seu concurso-alvo

Se você deseja aprender a estudar para concurso, o primeiro passo é definir qual o seu alvo. Ou seja, a área, segmento ou mesmo o cargo que almeja prestar.

Existem dezenas de modalidades diferentes de concurso público, e não apenas em nível de dificuldade, mas também exigências e, claro, benefícios.

No entanto, se preparar para todos pode tirar sua concentração do que realmente importa, e prejudicar seus resultados. Afinal, cada edital e cobrança de conteúdo são únicos.

Assim, definir seu concurso-alvo ajudará no foco e na preparação para se sair bem na área, setor ou função desejados.

Além disso, escolher um nicho também torna as pesquisas mais simples, para encontrar editais parecidos, verificar se vale a pena prestar e aumentar suas chances de ser bem-sucedido.

Leia mais: Vale a pena fazer concurso público? 

2. Conheça as bancas organizadoras e as competências cobradas

Após escolher seu concurso-alvo, é hora de conhecer as bancas organizadoras e as competências cobradas.

Isso porque as provas e critérios de avaliação são únicos, e mesmo áreas e cargos semelhantes terão exigências únicas. Nesse caso, a melhor forma de estudar para concurso público é saber o que e como será cobrado o conteúdo.

Procure saber quem forma a banca organizadora, quais os principais critérios e as questões com maior peso. Funções de áreas específicas costumam distribuir mais pontos em áreas de conhecimento específico, por exemplo.

Com esse conhecimento, o candidato conseguirá se preparar melhor para o edital desejado, e ter mais chances de conseguir uma boa classificação conhecendo as competências.

3. Atente-se ao edital

Outra dica importante para quem está aprendendo a estudar para concurso é se atentar para o edital da prova.

Afinal, se preparar do jeito certo não significa apenas conhecer os conteúdos, mas também os detalhes e as cobranças do documento oficial.

É esse registro que indica, por exemplo, quais as matérias exigidas, o peso das questões e os acertos necessários para a classificação.

Além disso, o edital também traz regras essenciais para o candidato, como a cor da caneta e os materiais aceitos no dia da prova.

Essas questões, embora pareçam simples, podem desclassificar o candidato, e se atentar para os principais pontos do documento é um dos primeiros passos para quem quer se preparar.

4. Crie o hábito de estudo

Concurso definido, edital conferido, chegou a hora estudar para concurso de maneira prática. A melhor forma de começar é criando o hábito de estudo.

Cada candidato tem um ritmo, mas acumular muito conteúdo e ter pouco tempo para aprender compromete os seus resultados.

Nesse caso, a melhor alternativa é montar um plano de estudos adequado para o seu perfil, que permita atender a todo o conteúdo, mas sem comprometer a sua rotina.

Gradualmente, será possível desenvolver um hábito de estudar para concurso um pouco por dia, reforçando o aprendizado, em vez de absorver os principais pontos em menos tempo.

Além disso, é trabalhando com esse hábito que será possível entender quais suas dificuldades e o que funciona melhor para aprender de fato, como os melhores horários e período que consegue se dedicar.

5. Adote um método de estudos adequado para você

Junto ao hábito de estudar para concurso no dia a dia, uma dica de ouro é adotar um método adequado para você.

Todos os candidatos diferem na forma que melhor absorvem o conteúdo. Nessa etapa, não existe certo ou errado, mas o método que funciona para te auxiliar na sua preparação. 

Algumas pessoas gostam de assistir videoaulas, por exemplo. Enquanto isso, outras preferem realizar exercícios práticos, acompanhar correções ou anotar fisicamente.

Por isso, encontre o que funciona para você e se dedique a isso. Dessa forma, poderá ter resultados mais positivos do que seguir um plano pré-estabelecido por outra pessoa.

E claro, sempre existem algumas dicas mais específicas para ajudar a estudar para concurso público mais facilmente, como estar em um ambiente tranquilo e dividir o conteúdo em vários blocos. 

No entanto, nem todas as pessoas se preparam ou se concentram da mesma forma, e vale a pena entender o que funciona antes de implementar no dia a dia.

Leia mais: Faculdade de 2 anos serve para concurso público?

6. Comece pelos conceitos básicos das Matérias

Uma vez que você estudou o edital para começar a se preparar, uma dica valiosa é iniciar os conteúdos pelos conceitos básicos.

Pode não parecer, mas muitas pessoas têm dificuldade em recordar os elementos mais simples das matérias, que podem, justamente, ajudar durante a questão.

Mesmo sem conhecer as fórmulas mais complexas ou todas as definições, saber os conceitos simples permite desenvolver um raciocínio lógico que auxilia durante o exame.

Por esse motivo, se está com dificuldades ou iniciando a revisão em uma matéria, lembre-se de verificar os conceitos básicos primeiros, e, em seguida, partir para os módulos mais complexos de assimilar.

De fato, essa sugestão varia conforme o nível de preparação do candidato no momento. Por exemplo, pessoas com ensino superior ou pós-graduação podem ter conhecimentos mais específicos sobre determinado assunto.

Nesse caso, combine os estudos para alinhar os conceitos mais simples de uma matéria que não domina e os conceitos complexos de uma área já conhecida.

Leia mais: Quais as vantagens do concurso público para pós-graduação? 

7. Foque matérias caem com mais frequência

Pessoas que desejam estudar para concurso público da forma certa precisam focar nas matérias que mais caem no exame.

Embora o edital traga um complicado de módulos que podem ser cobrados durante as questões, existem algumas temáticas mais recorrentes.

Logo, trabalhar com esses conceitos de maneira mais dedicada permite que você se prepare melhor para a prova e tenha mais chances de acertar.

Candidatos que estão começando a estudar para concurso devem verificar, superficialmente, todo o conteúdo que o edital cobra.

No entanto, para os mais experientes ou aqueles que já absorveram os conceitos mais simples, vale a pena focar nas matérias realmente importantes para uma boa colocação.

8. Resolva questões de concursos anteriores

Para conhecer o seu edital e estudar para concurso do jeito certo, é fundamental resolver questões de edições anteriores. Essa é uma das principais dicas para qualquer candidato que queira resultados mais positivos na busca pelo cargo dos sonhos.

Isso porque os cadernos anteriores permitem verificar a forma que as matérias são cobradas, quais os assuntos mais comuns e ter um contato mais íntimo com o exame em si.

Realizar simulados é fundamental não apenas para entender as questões, mas também se familiarizar com o tempo e com a dificuldade. 

A maioria dos concursos públicos disponibilizam os cadernos de questões no portal oficial, e vale a pena conferir durante sua rotina de estudos, para saber o melhor direcionamento.

9. Avalie os erros e os corrija 

Por fim, estudar para concurso requer autoconhecimento e a busca por melhorias. Para isso, esteja sempre avaliando seus erros e corrigindo-os no dia a dia.

Não apenas quanto às questões, que são importantes, mas também hábitos que não agregam valor na sua preparação ou métodos que não dão resultado.

Teste diferentes abordagens, mas não se esqueça de avaliar seus erros e corrigi-los, para evoluir como candidato. Na prática, também esteja sempre atento para as questões incorretas e foque nas matérias que têm maior dificuldade. 

Os erros também são um direcionamento para quem deseja estudar para concurso do jeito certo, pois ajudam a entender o caminho que deve ser tomado naquele momento.

Assuntos frequentes nas provas de concurso

Se você busca estudar para concurso do jeito certo, nosso guia definitivo também reuniu alguns dos assuntos mais frequentes cobrados nas provas.

Cada edital é único, mas existem alguns grupos de conhecimentos gerais que é fundamental saber, seja qual for o exame ou o cargo. Veja detalhes abaixo:

Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa costuma ter um maior foco nos concursos, principalmente por abordar duas frentes de conhecimento, gramática e interpretação.

Por isso, é fundamental estudar não apenas as regras e normas cultas, mas também o vocabulário e o conhecimento subjetivo. Além disso, não se esqueça de verificar se a prova irá cobrar redação, um elemento importante dessa área.

Raciocínio Lógico

A temática de Raciocínio Lógico costuma abordar questões complexas, que possuem relação com outras áreas, como Matemática.

Elas testam a capacidade de identificar sequências, verdades e mentiras, e elaborar uma continuação lógica para um pensamento.

Informática

Com a tecnologia ganhando cada vez mais relevância, é fundamental incluir módulos de Informática na hora de estudar para concurso público.

Os conhecimentos variam conforme o edital e nível da vaga, mas incluem ferramentas de computador e programas necessários para realizar as atividades cotidianas da função.

Atualidades

Assuntos de atualidades sempre caem nos concursos públicos, e é fundamental acompanhar o cenário nacional e internacional nas mais variadas áreas.

O foco dependerá da vaga e do nível prestado, mas, geralmente, existe um direcionamento para temáticas relacionadas ao setor, para o candidato acompanhar enquanto estuda.

Noções de Matemática básica

Ainda, é importante mencionar que noções de Matemática Básica fazem parte de qualquer repertório de concurso público.

É possível encontrar questões variadas, desde cobranças simples, como fórmulas e raciocínio básico, até a elaboração de questões complexas de nível superior.

Não deixe de conferir o edital e verificar quais as matérias que estão nesse módulo.

Sites para estudar para concursos

Para quem deseja estudar para concursos em casa, de forma gratuita e acessível, existem alguns sites que podem ajudar na sua rotina, como:

  • PCI Concursos;
  • Guias Concursos;
  • Rede de Cursos;
  • UOL Educação.

Eles possuem desde matérias e questões resolvidas, até dicas para melhorar seu plano de aplicação e te ajudar a atingir os melhores resultados.

E para estudar para concurso com os melhores profissionais, sem sair de casa, vale a pena conhecer nossas universidades parceiras:

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.