Conheça toda a história da Publicidade e Propaganda e qual seu papel
Assim como em outras carreiras, é comum os profissionais de Publicidade e Propaganda se questionarem sobre a origem desta atividade. Quando e como será que teve início esta profissão?
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Há relatos históricos do papel da Publicidade desde a antiguidade. Os egípcios já utilizavam técnicas de comunicação para estimular as vendas por meio de propagandas em papiros e anúncios em cartazes.
Conheça a história Publicidade e Propaganda e entenda como acabou se tornando uma das carreiras mais disputadas do momento!
Entenda a origem da Publicidade e Propaganda
Desde a invenção da escrita, na antiguidade, podemos observar a crescente necessidade de diferentes formas de comunicação na sociedade. Ao mesmo tempo, surgiu a exigência de treinar profissionais para chamar a atenção do público, passar uma ideia ou pensamento através de uma mensagem.
Nesta época, a comunicação passou a ser usada também como meio para forçar a memorização de uma oportunidade e convencer o público consumidor a adquirir bens e serviços. Porém, foram necessários ainda alguns séculos para a organização destes pensamentos e o início formal da Publicidade e Propaganda.
Registros indicam que os primeiros anúncios com fins comerciais foram publicados em jornais da Inglaterra, em 1650. Naquela época, havia cerca de seis anúncios, em média, em jornais diários de Londres. Cem anos depois, em 1750, era comum encontrar mais de 50 anúncios por edição.
Nos Estados Unidos, o primeiro anúncio de jornal foi publicado em 1704. Era um anúncio imobiliário.
Como surgiu a publicidade no Brasil?
A origem da história da publicidade no Brasil começa com o período colonial, em que os colonos portugueses utilizavam técnicas primitivas para divulgar seus produtos e serviços na população indígena e em si mesmos.
Contudo, foi no século XIX que a publicidade teve início como a conhecemos hoje. Inclusive, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil em 1808, ocorreram diversas transformações na sociedade brasileira, dentre elas a criação de novos jornais e gráficas.
Neste mesmo período a publicidade começou a se estabelecer como prática comercial, crescendo juntamente com a industrialização e comércio no Brasil.
Suas primeiras agências surgiram nos últimos anos do século, promovendo produtos e serviços de diversas formas, principalmente por meio de novas técnicas e abordagens.
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No entanto, apenas ao longo do século XX a publicidade brasileira se tornou realmente uma profissão e indústria poderosa. Com a invenção do rádio, televisão e, posteriormente, a própria Internet, a publicidade adquiriu novas plataformas e formatos para alcançar seu público-alvo.
Atualmente, o histórico da publicidade no Brasil não é apenas uma parte do desenvolvimento do país em termos econômicos e tecnológicos, mas também mudanças sociais e culturais.
Papel da publicidade em 4 tópicos
Neste início da utilização da Publicidade e Propaganda em jornais, a ética não era exatamente uma preocupação dos anunciantes. Era comum encontrar propagandas falsas, pois não havia nenhuma regulamentação.
Diante da crescente necessidade de evitar transtornos aos veículos de comunicação da época, teve início o processo de regulamentação das campanhas publicitárias.
Visto isso, podemos listar em alguns tópicos qual o papel da publicidade, como:
- Informação e conscientização
A publicidade e propaganda precisa informar o público sobre produtos, serviços e marcas, ajudando os consumidores a tomar decisões de compra informadas.
Além disso, podem conscientizar sobre questões sociais, ambientais e de saúde, promovendo mudanças positivas na sociedade.
- Criação de identidade de marca
Através de campanhas publicitárias bem elaboradas, as empresas podem construir e fortalecer a identidade de suas marcas, se diferenciando da concorrência.
- Ética na Publicidade
A ética é uma questão fundamental na publicidade, envolvendo a honestidade na comunicação, o respeito à privacidade do consumidor e a responsabilidade social das marcas.
Práticas enganosas, como a utilização de informações falsas ou a manipulação emocional, devem ser evitadas para garantir a integridade e a confiança do público. A publicidade também deve evitar estereótipos prejudiciais e promover a diversidade e inclusão em suas representações.
- Regulação e Autorregulação:
A regulação governamental e autorregulação da indústria são importantes para garantir que a publicidade respeite padrões éticos e legais. Códigos de conduta e normas éticas são estabelecidos para orientar a prática publicitária e proteger os interesses dos consumidores.
Mulher e a publicidade
Na virada do século XIX, as mulheres ainda lutavam para conquistar mais espaço e liberdade dentro de uma sociedade conservadora.
Houve então uma grande sacada das agências: se as mulheres eram responsáveis pela maior parte das compras da família, por que não explorar o papel relevante delas na sociedade? Este pensamento foi fundamental na valorização das habilidades femininas nos processos criativos a fim de ganhar o mercado.
Há relatos de profissionais que relacionam a influência das mulheres no universo publicitário à criação da primeira propaganda com apelo sexual.
A propaganda era de um sabonete facial e apresentava a seguinte mensagem: “A pele que você ama tocar”. Esta propaganda era ilustrada com a imagem de um casal. Na época, este anúncio representou um avanço na utilização da sexualidade como ferramenta publicitária.
Como funciona a publicidade nas agências?
As agências de Publicidade que conhecemos hoje são responsáveis por todo o processo de planejamento, criação e veiculação de campanhas.
Elas funcionam com a soma de profissionais que detêm diferentes habilidades em comunicação e unem esforços para concretizar uma ideia desde sua concepção até o anúncio que chega ao público-alvo.
Conheça a estrutura básica de funcionamento de uma agência nos dias de hoje, desde o primeiro contato com o cliente, até o fim do projeto, com a produção da peça publicitária:
- Contato/Atendimento: É o elo entre o cliente e a agência. Os profissionais deste setor têm a responsabilidade de entender a necessidade do cliente. Eles devem conhecer também o processo interno da agência para repassar da melhor forma o briefing dos clientes à equipe de produção.
- Planejamento de Mídia: É a área responsável pela estratégia de divulgação. Tem a missão de atingir o máximo de resultado com o mínimo de investimento. Precisa focar no público-alvo de forma satisfatória, entendendo o nicho de mercado de cada produto ou cliente.
- Planejamento/Comunicação: A equipe de planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas de cada projeto. Para este trabalho é imprescindível conhecer o perfil do público-alvo.
- Departamento de Criação: É formado por equipes de designers e redatores que trabalham de forma conjunta no desenvolvimento do conteúdo e do aspecto visual de cada campanha.
- Produção Convencional: É a área responsável pela parte operacional. Os profissionais de produção devem fazer a interface com fornecedores, definindo prazos, orçamentos, qualidade dos materiais. Devem entender da produção gráfica e produção eletrônica.
- Produção Web, ou Produção on-line: Este departamento é considerado o mais novo nas agências. Vem ganhando cada vez mais espaço porque a grande expansão da internet como meio de comunicação é uma crescente oportunidade para divulgação de campanhas, sobretudo as famosas campanhas virais.
Curso de publicidade e propaganda é importante?
O curso de publicidade é importante para a indústria publicitária. Ele proporciona aos estudantes uma compreensão das técnicas e tendências que moldam o campo da publicidade.
Essa formação acadêmica não apenas fornece conhecimento teórico, mas também oferece oportunidades práticas para os alunos aplicarem suas habilidades em projetos reais.
+ O que se estuda em Publicidade?
Por meio das disciplinas que abordam áreas como redação publicitária, design gráfico, estratégias de marketing e psicologia do consumidor, os estudantes adquirem as habilidades necessárias para executar boas campanhas publicitárias.
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