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Profissão

Descubra o que faz um consultor comercial

31 de maio de 2020
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Escrito porGuia da Carreira
Atualizado em: 14/3/2024

Na dinâmica atual do mercado, estar sempre à frente das tendências e adaptar-se rapidamente às mudanças é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer negócio. Nesse contexto, contar com profissionais que tenham um profundo entendimento do mercado e que estejam constantemente ligados às suas evoluções é mais do que uma vantagem competitiva; é uma necessidade.

Essa premissa destaca a importância crucial do papel do consultor comercial, cuja expertise não apenas diagnostica problemas de vendas, mas também traça caminhos inovadores para o crescimento sustentável da empresa.

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Um consultor comercial é encarregado de analisar, identificar e explicar as razões por trás do declínio nas vendas de uma empresa. Além disso, sua função é apresentar soluções e elaborar um plano estratégico capaz de ser implementado com sucesso, visando alcançar os resultados desejados.

O que faz o consultor comercial

O consultor comercial identifica oportunidades de venda e desenvolve estratégias para alcançar metas de receita. Ele assessora clientes sobre produtos/serviços, adapta soluções às suas necessidades, gerencia relações e negociações, visando maximizar lucros e a satisfação do cliente.

Vendo assim, até parece simples.

Mas para chegar lá é preciso estudar muito, conhecer a fundo o perfil dos mercados, entender a volatilidade do comportamento do consumidor, as técnicas de venda, as tendências que se desenham mais à frente e, principalmente, os processos de produção típicos do seu campo de atuação.

Não é por acaso que ele tem sido considerado um profissional-chave, estratégico e necessário para um bom desempenho comercial.

A maioria dos consultores começa sua missão fazendo um diagnóstico da situação da empresa, para identificar o que está atrapalhando a operação comercial.

A partir daí começa a delinear um estudo para definir quais seriam as soluções adequadas: as estratégias, as ações a serem tomadas, o posicionamento diante do mercado, as pessoas e as tecnologias que serão necessárias para cumprir a tarefa.

Depois vem a execução do plano, que põe em prática todas as medidas.

Na sequência, a análise de resultados, a manutenção das boas práticas e a execução das etapas seguintes da estratégia de vendas.

Tudo isso devidamente registrado em relatórios de desempenho.

E não acaba aí não.

Entre outras ações bastante requisitadas dos consultores comerciais, destacamos:

  • Desenvolver projetos de captação de novos clientes.
  • Realizar pesquisa de mercado.
  • Definir metas de produção e vendas.
  • Apontar tendências de consumo.
  • Contribuir, junto às equipes de Marketing e Vendas, para a criação de novos produtos e serviços.
  • Acompanhar ações de vendas e pós-venda.
  • Ajudar na elaboração de planejamento estratégico da empresa.
  • Elaborar relatórios técnicos e analíticos.
  • Capacitar equipes de vendas.

Estamos falando de uma atividade que depende quase exclusivamente de relacionamento interpessoal. Por isso é essencial que os consultores de vendas desenvolvam habilidades de comunicação e relacionamento com clientes, sejam bons de persuasão, saibam vender um produto ou uma ideia e consigam aproveitar oportunidades.

Com o crescente intercâmbio internacional, as empresas passaram a procurar profissionais com fluência em outras línguas. Inglês e espanhol são as mais importantes para quem vive no Brasil. Mandarim e alemão também estão em alta. Isso pode ser um diferencial importante na hora da contratação.

O consultor comercial trabalha em todos os ramos das atividades produtivas: indústrias, empresas varejistas, tecnologia, prestadoras de serviço, saúde, automóveis, alimentícias, enfim, qualquer tipo de organização que envolva compra e venda.

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Quanto ganha um consultor comercial

Na média nacional, o salário de um consultor comercial é de mais ou menos R$ 4,2 mil.

Os recém-chegados estão recebendo entre R$ 1,7 mil e R$ 3,8 mil, a depender do tamanho da empresa contratante.

Já os mais experientes recebem acima de R$ 10 mil.

Nessa área, quem quer ganhar bem não pode contar apenas com o talento individual. É preciso investir em formação de alto nível (graduação + pós) e buscar acumular experiências relevantes.

Consultores experientes que chegam a cargos de gerentes comerciais podem ganhar salários superiores a R$ 20 mil.

Os diretores, por sua vez, podem embolsar mais de R$ 42 mil, dependendo do porte e do tipo de empresa para a qual trabalham.

O trabalho autônomo também é muito comum na área. Nesse caso, os consultores têm renda variável, que pode ser mais alta ou mais baixa, dependendo da demanda por trabalho.

Cursos para quem quer ser consultor comercial

Um bom gestor comercial não pode abrir mão de uma formação de nível superior.

Não é segredo para ninguém que uma carreira de sucesso começa com um belo curso de graduação.

Hoje, as formações mais indicadas para quem quer trabalhar com consultoria comercial são:

  • Gestão Comercial – tecnólogo, 2 anos de duração.
  • Administração – bacharelado, 4 anos de duração.
  • Economia – bacharelado, 4 anos de duração.
  • Marketing – tecnólogo, 2 anos de duração.
  • Comércio Exterior – tecnólogo, 2 anos.

Após se formar, é recomendável que o profissional corra atrás de especializações e MBAs voltados à área comercial.

Tanto as graduações que mostramos acima quanto as pós-graduações na área de vendas são facilmente encontradas em faculdades por todo o Brasil, especialmente na rede particular de ensino.

Os cursos também podem ser feitos no EaD, desde que sejam reconhecidos pelo MEC (para que o diploma tenha validade no mercado).

Outro segredo para se dar bem nessa área, que tem a concorrência lá nas alturas, é apostar em uma formação que contemple as exigências do mercado de trabalho atual.

Por isso, sua missão de hoje é localizar algumas das melhores faculdades onde você possa fazer seu curso.

A gente, claro, dá uma colher de chá. Abaixo temos algumas boas faculdades onde você pode entrar numa­­ graduação ou pós na área de Vendas.

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