dcsimg

Conheça tudo sobre o curso de Gestão Comercial

Saiba como garantir seu lugar no mercado de trabalho como gestor comercial num piscar de olhos!

Quer uma maneira rápida e objetiva de entrar no concorrido mundo da administração?

O curso de Gestão Comercial é uma das alternativas mais interessantes que encontramos nas faculdades brasileiras.

A formação é voltada para quem quer administrar ambientes comerciais no varejo e no atacado, desenvolver habilidades de liderança e aprender a se planejar para encarar as flutuações da nossa economia.

A seguir, conheça tudo sobre o curso de Gestão Comercial: o que se estuda, onde pode ser feito e quanto custa fazer uma graduação tão interessante!

O curso de Gestão Comercial

Em apenas dois anos, o curso de Gestão Comercial oferece ao aluno uma visão completa de todos os processos envolvidos na administração de estabelecimentos na área do comércio e prestação de serviços.

Isso envolve:

  • Planejamento financeiro e tributário
  • Relacionamento com clientes e fornecedores
  • Padrão de qualidade
  • Informações gerenciais e comerciais
  • Tecnologias de gestão
  • Promoção de vendas

O curso é oferecido em grau de tecnólogo, um tipo de formação superior mais curta e voltada às necessidades do mercado – o que explica a alta de empregos dos gestores comerciais em todos os setores da economia.

Com a formação no currículo, os profissionais vão poder assumir diferentes missões no mercado. Há sempre demanda para quem é bom em pesquisas de mercado, análise de viabilidade financeira e comercial, gestão de pessoas e acompanhamento na área de qualidade e produtividade.

Gestão Comercial está à sua espera em mais de 400 faculdades pelo país.

Muitas delas – mais de 120 – oferecem também a possibilidade de o aluno estudar a distância.

O formato, mais flexível, é ideal para quem precisa conciliar o curso com outras atividades. Os participantes acompanham boa parte das disciplinas pela internet, com ajuda de vídeos, gráficos, animações, livros e apostilas digitais.

O processo é acompanhado por professores e tutores, que estão sempre a postos para tirar dúvidas e dar mais detalhes sobre esse ou aquele conteúdo.

Mesmo a distância, os alunos precisam comparecer a alguns encontros presenciais por semestre. A frequência pode ser maior ou menor, dependendo do tipo de curso escolhido (totalmente EAD ou semipresencial). Esses momentos são usados para apresentar trabalhos, fazer provas finais ou atividades práticas – como desenvolver um planejamento estratégico, por exemplo.

Gestão Comercial EAD tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e o diploma é válido no mercado de trabalho, igual ao presencial.

O que se estuda no curso de Gestão Comercial

Gestão Comercial traz um bocado de disciplinas sobre operações, planejamento, promoção, vendas, inovação e tecnologias.

Pode ter certeza de que serão quatro semestres de muita troca de conhecimento.

Confira a seguir alguns exemplos de disciplinas que encontramos no curso oferecido pela Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais:

  • Cenários econômicos e políticas de compras
  • Comércio eletrônico
  • Composto mercadológico
  • Empreendedorismo
  • Estratégia empresarial e negociação
  • Formação e desenvolvimento de equipes de vendas
  • Gestão de pessoas
  • Gestão de projetos
  • Gestão de serviços e varejo
  • Legislação social e trabalhista
  • Logística e gestão da qualidade
  • Matemática financeira
  • Métodos quantitativos
  • Modelos de gestão
  • Pesquisa mercadológica
  • Planejamento e inteligência de marketing
  • Planejamento estratégico
  • Raciocínio lógico matemático
  • Comunicação de marketing em meios digitais
  • Gestão da qualidade

O valor do curso de Gestão Comercial

Estudar Gestão Comercial não é tão caro quanto você imagina.

No formato presencial, o curso custa entre R$ 500 e R$ 800 mensais, em média.

Em faculdades como o conhecidíssimo Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), por exemplo, sai por R$ 600 por mês, aproximadamente.

Se você pretende estudar a distância, melhor ainda. A economia é real.

Nesse caso, os valores vão de R$ 250 a R$ 350 por mês, em média – muitos deles em faculdades conceituadas.

Se o seu lance é estudar com bolsa, dá para conseguir uma integral pelo ProUni.

Para isso você precisa atender a uma série de requisitos, que vão desde a renda familiar mensal até o desempenho nas provas do Enem mais recente. São duas chances por ano. A seleção pode ser bastante concorrida.

Tem ainda o FIES, o programa de crédito estudantil que financia os estudos a juros baixos e prazo facilitado. A obtenção também envolve nota do Enem (qualquer edição a partir de 2010) e análise de renda familiar do candidato. Só vale para cursos presenciais.

Caso não tenha feito o Enem ou não se encaixe nos requisitos desses dois programas, tente entrar em contato com a faculdade de seu interesse. Muitas delas têm bolsas e descontos para alunos que se deram bem no vestibular, para quem paga em dia, para quem trabalha em empresa conveniada e muito mais. Algumas têm também planos de financiamento facilitado.

Onde encontrar o curso de Gestão Comercial

Com tamanha oferta entre as faculdades brasileiras (são mais de 400), pode ser um desafio encontrar um bom curso de Gestão Comercial para fazer.

Mas aqui a gente mostra o caminho das pedras, afinal uma boa faculdade é essencial se dar bem num mercado altamente competitivo como o de Gestão Comercial. Por isso, observe sempre se a instituição escolhida é reconhecida e bem avaliada pelo MEC.

Isso vale tanto para cursos presenciais quanto para os EAD.

Para facilitar sua busca, a gente escolheu algumas boas faculdades que oferecem diversas maneiras de fazer o curso de Gestão Comercial.

Clique e confira de perto:

Veja também:

Saiba tudo sobre o curso de Gestão Financeira

Gostou do curso de Gestão Comercial? Conte para a gente se você pretende fazer essa graduação!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin