Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Profissão

Profissões do Seu Madruga: Conheça as 5 principais

9 de abril de 2024
Cena de Chaves, com o Kiko de pé, segurando uma bola, enquanto o Seu Madruga está com uma câmera antiga.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Personagens de diversos seriados ocupam funções diferentes no mercado de trabalho e, alguns, se destacam pelo enredo de conseguir um emprego. Você já se perguntou quantas profissões o Seu Madruga já teve, por exemplo?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Um dos personagens icônicos de “Chaves”, interpretado pelo saudoso ator Ramón Valdés, Seu Madruga é retratado como um homem trabalhador e multifacetado, que busca oportunidades de emprego para sustentar sua filha Chiquinha.

Entre suas diversas ocupações fictícias, ele já foi carpinteiro, encanador, eletricista, entre outras profissões temporárias que ele assume para tentar garantir sua sobrevivência na vila em que vive.

+ 21 profissões que não podem se tornar MEI

Profissões do Seu Madruga

Embora seja mais famoso por sua condição de desempregado e pelos constantes esforços para escapar do aluguel atrasado, Seu Madruga teve várias profissões, muitas vezes temporárias ou de única aparição.

Confira algumas das mais inesquecíveis:

1. Fotógrafo

Seu Madruga tenta sua sorte como fotógrafo, prometendo tirar fotos “instantâneas”, o que leva a várias situações engraçadas, especialmente devido à sua falta de habilidade profissional.

Essa profissão exige, além de técnica, uma sensibilidade para captar emoções, já que a cada foto é uma narrativa visual, para registrar memórias.

Existem profissionais de fotografia em vários nichos, como festas de casamento e aniversário, ensaios mais conceituais e fotografias de produtos por exemplo.

+ Quanto ganha um Fotógrafo?

2. Vendedor Ambulante

Em vários episódios, ele tenta vender itens porta a porta, de balões a refrescos, muitas vezes enfrentando desafios cômicos, incluindo a falta de clientes interessados ou a interferência de outras personagens.

O vendedor ambulante é um profissional versátil, com habilidades de persuasão e empreendedorismo, para cativar clientes, oferecendo uma variedade de mercadorias, desde alimentos a itens de vestuário e artesanato.

+ Esses são 12 filmes para inspirar quem quer empreender

3. Carpinteiro

Embora não seja amplamente explorado, essa é uma das profissões do Seu Madruga, já que é visto em alguns episódios trabalhando como carpinteiro, mostrando uma habilidade razoável com ferramentas, apesar dos resultados nem sempre serem os esperados.

Essa é uma profissão importante na construção e na manutenção de estruturas de madeira. Com habilidade e precisão, é possível transformar simples tábuas em obras funcionais, desde a fabricação de móveis até a construção de casas e edifícios.

4. Professor substituto

Um dos empregos mais memoráveis de Seu Madruga é como professor substituto da escolinha da vila, onde suas tentativas de ensinar são cômicas, mostrando seu esforço para fazer o bem, mesmo fora de sua zona de conforto.

É importante entender que um professor substituto também precisa de habilidades específicas para lidar com diferentes disciplinas e grupos de alunos.

Apesar dos desafios, como a constante adaptação a novos ambientes e planos de aula, o professor substituto é fundamental para que o processo educacional não seja interrompido.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

5. Mecânico

Em um episódio, ele tenta trabalhar consertando carros. Como muitos de seus outros empregos, sua falta de habilidade profissional leva a resultados desastrosos.

Apesar disso, é importante saber que o mecânico é um profissional responsável por manter veículos e maquinários em funcionamento. Para isso, é necessário habilidades técnicas e conhecimento especializado

+ O que faz um Engenheiro Mecânico?

Como investir em uma carreira?

Apesar das mudanças que existem no mercado de trabalho que podem resultar na instabilidade de cargos, como nas profissões do Seu Madruga, investir em uma carreira através da faculdade é uma decisão inteligente.

Dessa forma, é possível construir sua história dentro de uma área de trabalho desde os primeiros anos de graduação, com projetos e estágios que vão te oferecer experiência.

Isso não garante estabilidade no emprego, mas garante que você consiga desenhar sua trajetória profissional, de acordo com o que faz sentido para você e sua formação inicial.

Para isso, busque instituições com boa avaliação no Ministério da Educação (MEC). Analise, também, as perspectivas de emprego e salário na área escolhida.

Para um primeiro passo, conheça algumas faculdades bem avaliadas e com bolsas de estudo de até 80%:

+ Leia também!
The Office: Veja o que a série fala sobre carreira
Trabalhador PJ tem que cumprir horário? Entenda os direitos

Os mais lidos
Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Profissões que Ganham Bem: Conheça as mais promissoras!

Por Guia da Carreira em 14/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.