Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Salários

Saiba quanto ganha um Profissional de Marketing

Ao navegar em sites de profissões ou ao procurar vídeos sobre empregabilidade na internet, é comum encontrar promessas bem atrativas sobre o salário e quanto ganha um profissional de marketing. A área está em alta no mundo todo e em diversos casos realmente paga ótimos salários.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O Marketing é a área responsável pela imagem de uma empresa diante do seu público. É uma profissão que tem como foco o cliente e suas necessidades. Neste sentido, o profissional de Marketing desenvolve estudos de perfil do consumidor, elabora estratégias de comunicação e ajuda a definir o posicionamento mercadológico da empresa onde atua.

Embora seja um mercado bastante concorrido, o Marketing ainda é uma das áreas que mais cresce no Brasil, com salários que podem chegar a R$100 mil em cargos de direção nas maiores empresas do Brasil. Claro que chegar lá não é fácil e o aspirante a esta carreira terá que estudar e trabalhar bastante para conseguir um bom emprego.

Saiba quanto ganha um profissional de Marketing nos diversos campos de atuação da carreira e descubra onde estão as melhores oportunidades da área!

O que faz um profissional de Marketing?

A carreira de Marketing tem sido apontada por consultorias em Recursos Humanos como uma das mais promissoras do mercado, junto às áreas de Finanças, Engenharia e Logística.

O mercado brasileiro tem se profissionalizado continuamente para se manter competitivo no cenário global. Como consequência, áreas vitais para esse crescimento, como o Marketing, tiveram que acelerar o passo e antecipar as tendências de mercado que estavam e ainda estão por vir.

O profissional de Marketing tem a grande responsabilidade de entender o mercado para desvendar o perfil do consumidor. Com isso, ele pode traçar estratégias adequadas de comunicação e vendas.

No vídeo a seguir, você pode conferir mais informações sobre o que faz um profissional de Marketing:

Há oportunidades de trabalho para o profissional de Marketing em empresas de serviços, varejo, indústrias, órgão públicos e terceiro setor. Por ser uma peça estratégica, ele precisa ter uma sólida formação e ser capaz de pensar em ações, produtos e serviços que ajudem a fortalecer a imagem da companhia junto ao público.

Para conseguir um bom salário neste mercado tão competitivo é preciso investir em experiência e formação. Fazer cursos de especialização na área e dominar mais de um idioma podem ser um bom começo!

Foi apresentado um Projeto de Lei (1226/2007) na Câmara dos Deputados que tinha como proposição regulamentar a carreira e restringir o exercício da profissão apenas aos portadores de diploma em Marketing e áreas afins. O texto foi rejeitado e arquivado em agosto de 2017 após análise nas Comissões de mérito. 

Como se destacar na profissão?

A consultoria Robert Half desenvolve estudos contínuos sobre os melhores salários da área de Marketing e elencou na edição 2022 de seu Guia algumas das características mais desejadas pelos melhores empregadores do Brasil para o “Candidato Ideal”:

  • Data driven e conhecedor do mercado e da concorrência
  • Focado em inovação
  • Com certificações digitais
  • Capacidade de performar nas diferentes áreas
  • Fluente em inglês e interessado em outros idiomas

Além disso, os executivos entrevistados pela consultoria também destacaram algumas habilidades interessantes para um profissional se destacar entre os demais.

Habilidades técnicas necessárias.para um profissional de marketing:

  • Inglês
  • Gestão financeira / rentabilidade
  • Tech skills
  • Marketing digital
  • Funil de conversão
  • Habilidades comportamentais necessárias.para um profissional de marketing:
  • Comunicação
  • Equilíbrio emocional
  • Flexibilidade
  • Criatividade/Inovação
  • Teamwork

Ou seja, investir em cursos de línguas e de aprimoramento profissional, além de desenvolver as habilidades interpessoais é essencial para quem quer se destacar no setor e alcançar os melhores salários do mercado.

Quanto ganha um profissional de Marketing?

Os profissionais de Marketing não possuem um piso salarial único válido em todo o território nacional. O piso salarial impede que as empresas paguem um valor menor que o mínimo aos profissionais desse setor. Portanto, há muitas distorções entre as empresas no salário pago aos profissionais de marketing.

Como nem sempre há um sindicato que os represente junto aos empregadores, essa luta por um salário digno para a categoria dificilmente vai para a frente. Quando há alguma referência de piso salarial, ele geralmente é aplicado às pessoas que trabalham no apoio às ações de marketing, como operadores de telemarketing, atendentes, promotores de venda, etc.

Ou seja, fica a critério do profissional buscar uma vaga de emprego que pague um salário melhor. Esses valores variam de acordo com o ramo da empresa em que o profissional de apoio atua: comércio, serviços, indústria, transportes.

De acordo com o Sindicato dos Publicitários de São Paulo, o piso salarial no estado é de R$1.486,00 para empresas com até 40 empregados na capital. A última atualização deste piso foi em 2017.

Veja a seguir alguns exemplos de salários dos principais cargos que esses profissionais podem ocupar, de acordo com a Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho, pesquisados em setembro de 2022:

Inteligência de Mercado

  • Gerente: R$ 7.734
  • Consultor: R$ 4.312
  • Coordenador: R$ 5.172
  • Supervisor: R$6.688
  • Analista: R$4.447
  • Estagiário: R$1.023

Marketing

  • Diretor: R$ 11.305
  • Gerente: R$ 8.197
  • Especialista: R$3.691
  • Coordenador: R$ 4.531
  • Supervisor: R$ 3.060
  • Consultor: R$ 3.161
  • Analista de Marketing: R$ 2.786
  • Assessor de Marketing: R$ 1.699
  • Assistente: R$ 1877
  • Trainee: R$1.347
  • Estagiário: R$1.075

Marketing Digital

  • Gerente: R$ 4.669
  • Coordenador: R$ 5.729
  • Especialista: R$1.720
  • Analista: R$ 2.836
  • Auxiliar: R$1.483
  • Estagiário: R$997

Mas não se assuste com os valores acima. Para quem consegue uma posição em uma empresa mais consolidada, o Marketing, em geral, é uma profissão bem remunerada no Brasil.

Quanto ganha um profissional de Marketing Digital iniciante?

O valor de salário inicial para um Analista de Marketing Digital é de R$4.063,27, em média, para profissionais registrados com carteira assinada. Se o cargo inicial for de Assistente de Marketing, o valor cai um pouco para R$3.315,80, em média.

Muitos profissionais no início de carreira também vivem de trabalhos freelance, o que deixa a renda muito variável, conforme o número de demandas encontradas.

Qual área do Marketing ganha mais dinheiro?

De acordo com a pesquisa da Robert Half, existem alguns cargos cuja procura por profissionais qualificados está mais alta. Logo, estas posições podem estar com salários mais atrativos no momento:

  • Executivo de Contas
  • Coordenador de Marketing Digital
  • Gerente de e-commerce
  • Gerente de Marketing Digital
  • Analista de Marketing Digital
  • CRM-CX
  • Vendas internas
  • Gerente de Produtos Digitais
  • Analista de Marketing – Marketplace
  • Analista (CRO) / Martech

Ainda de acordo com a pesquisa, a tendência é que a área de digital não pare de crescer e exigir dos profissionais um entendimento técnico sobre as nuances que diferenciam este tipo de marketing, sendo necessária a realização de uma transformação digital para a maioria das empresas em atuação.

No podcast a seguir, ouça sobre as diferentes áreas de atuação do Marketing:

Cargos da área de marketing e seus salários

As melhores oportunidades do Marketing estão nos cargos de direção, onde os salários ultrapassam as dezenas de milhares de reais. Confira a seguir as médias pagas a diversas funções dos profissionais de Marketing, de acordo com o estudo da empresa Robert Half.

Lembre-se que os valores variam conforme a experiência profissional do candidato e o porte da empresa.

  • Diretor Comercial
    • Pequenas e médias empresas: de R$ 17.300 a R$ 30.700
    • Grandes empresas: de R$ 27.700 a R$ 49.100
  • Diretor de Marketing
    • Pequenas e médias empresas: de R$ 19.500 a R$ 28.100
    • Grandes empresas: de R$ 24.200 a R$ 43.000
  • Gerente Nacional de Vendas
    • Pequenas e médias empresas: de R$ 10.400 a R$ 18.400
    • Grandes empresas: de R$ 17.300 a R$ 30.700
  • Gerente Regional de Vendas
    • Pequenas e médias empresas: de R$ 7.000 a R$ 12.300
    • Grandes empresas: de R$ 10.400 a R$ 18.400
  • Gerente de Produto
    • Pequenas e médias empresas: de R$ 8.300 a R$ 14.800
    • Grandes empresas: de R$ 10.400 a R$ 18.4000
  • Coordenador de Marketing Digital
    • Pequenas e médias empresas: de R$ 6.000 a R$ 10.600
    • Grandes empresas: de R$ 7.000 a R$ 13.500

Os valores citados anteriormente não incluem os tradicionais bônus por resultados e outros benefícios dados aos funcionários pelas empresas.

A seguir, você confere os salários médios para diversos profissionais de Marketing, de acordo com as diferentes plataformas de emprego:

Analista de Marketing / Cientista de Marketing

O salário inicial para esse profissional é de R$ 2.578, podendo chegar a R$ 4.966.

A média salarial para Analista de Marketing é de R$ 3.574.

Analista de Mídias Sociais

O salário inicial para esse profissional é de R$ 1.388, podendo chegar a R$ 2.612.

A média salarial para Analista de Mídias Sociais é de R$ 1.951.

 Analista de SEO

O salário inicial para esse profissional é de R$ 2.068, podendo chegar a R$ 3.659.

A média salarial para Analista de SEO é de R$ 2.578. 

Analista de CRO

O salário inicial para esse profissional é de R$2.500, podendo chegar a R$5.000.

Em grandes empresas ou multinacionais, a remuneração chega até R$7.000.

Analista de UX no Marketing Digital

O salário médio para esse profissional é de R$ 4.710.

Cientista de Dados

O salário inicial para esse profissional é de R$ 4.585, podendo chegar a R$ 8.170.

A média salarial para Cientista de Dados é de R$ 6.144. 

Analista de Qualidade

O salário inicial para esse profissional é de R$ 2.320 podendo chegar a R$ 4.435.

A média salarial para Analista de Qualidade é de R$ 3.214. 

Analista de Atendimento

O salário inicial para esse profissional é de R$ 1.249 podendo chegar a R$ 3.033.

A média salarial para Analista de Atendimento é de R$ 2.022. 

Analista de Marcas

O salário médio para esse profissional é de R$ 5.451.

Programador Front-end

O salário inicial para esse profissional é de R$ 1.906, podendo chegar a R$ 4.704.

A média salarial para Desenvolvedor Front-end é de R$ 3.036,00.

Programador Back-end

O salário inicial para esse profissional é de R$ 1.936, podendo chegar a R$ 7.991.

Arquiteto de Software

O salário inicial para esse profissional é de R$ 7.572, podendo chegar a R$ 12.105.

A média salarial para Arquiteto de Software é de R$ 9.473,00. 

Diretor de Marketing ou CMO

O salário inicial para esse profissional é de R$ 1.371, podendo chegar a R$ 10.162.

A média salarial para Diretor de Marketing é de R$ 3.218,00.

Gerente de Marketing Digital

O salário inicial para esse profissional é de R$ 3.773, podendo chegar a R$ 10.176.

A média salarial para Gerente de Marketing Digital é de R$ 6.102.

Coordenador de Marketing Digital

O salário inicial para esse profissional é de R$ 3.331, podendo chegar a R$ 7.959.

A média salarial para Coordenador de Marketing Digital é de R$ 5.358,00. 

Como se tornar um profissional de Marketing?

Quem deseja seguir carreira na área de Marketing pode optar por dois tipos de curso superior: o Bacharelado e o Tecnológico.

O curso de Bacharelado em Marketing tem duração de quatro anos e o de Tecnólogo, dois. Ambos podem ser feitos presencialmente ou a distância.

Existem diversas nomenclaturas para esses cursos além de “Marketing”. Para quem deseja uma formação mais focada em uma área específica relacionada ao Marketing, pode ser um caminho muito interessante. Confira algumas das opções:

  • Comunicação e Marketing
  • Marketing Estratégico
  • Propaganda e Marketing
  • Gestão em Comunicação
  • Publicidade e Propaganda
  • Gestão de Marketing no Varejo
  • Gestão de Marketing em Turismo
  • Gestão de Vendas e Marketing
  • Gestão de Marketing de Pequenas e Médias Empresas

Além desses, há outras áreas e cursos para quem deseja trabalhar com Marketing, como Adminsitração, Relações Públicas e Comunicação. Após formado, ainda é possível cursar uma pós-graduação para se especializar na área de Marketing.

No vídeo abaixo, você pode conferir mais sobre o Marketing Digital, e como foi a migração de uma profissional de Marketing para essa área:

Selecionamos algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos de graduação para quem quer trabalhar na área de Marketing. Todas as faculdades da nossa lista participam do ProUni e do FIES, além de terem programas próprios de bolsas de estudos, convênios com empresas e sites, descontos e financiamentos sem burocracia. 

Dê uma olhada:

O que achou da remuneração dos profissionais de Marketing? Pretende seguir essa carreira? Conte para a gente nos comentários e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.

Leia mais:

Descubra como trabalhar com marketing digital

Saiba tudo sobre o curso de Marketing

O que achou da remuneração dos profissionais de Marketing? Pretende seguir essa carreira? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.