Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

Como trabalhar com marketing digital? Descubra tudo

19 de agosto de 2020
Dois homens que trabalham com Marketing Digital interagindo.
Imagem do autor
Escrito porIsabela Giordan

Com o avanço da tecnologia e do ambiente virtual, é comum surgirem novas oportunidades no mercado de trabalho, como o marketing digital. Isso acontece porque com mudanças, novos comportamentos surgem e, com eles, novas necessidades.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Nesse contexto, o marketing digital é uma importante ferramenta para compreender o meio digital e atender as demandas do público.

Mas você sabe como trabalhar nessa área? Separamos os principais tópicos para começar a carreira o quanto antes e se garantir sua vaga no mercado de trabalho!

 

Veja também:
+
Faculdade de Marketing Digital: Curso e onde estudar!

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital nada mais é do que uma área do Marketing, que possui o objetivo de alavancar vendas e promover marcas no meio digital por meio de técnicas e tecnologias.

Esse é o conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para promover produtos, serviços ou marcas na internet. Através do marketing digital, é possível atingir um público muito maior, de forma mais segmentada e personalizada, gerando engajamento e resultados mensuráveis.

As principais ferramentas utilizadas no marketing digital incluem o SEO (otimização para motores de busca), o marketing de conteúdo, o e-mail marketing, o social media marketing, a publicidade online e o marketing de afiliados.

O objetivo do marketing digital é criar uma presença online forte e positiva, gerando tráfego, leads e conversões para a empresa. Ele também permite que as empresas se comuniquem com seus clientes de forma mais eficiente, personalizada e em tempo real.

+ 10 áreas do Marketing Digital em alta no mercado que valem a pena investir

Como trabalhar com Marketing Digital?

Para trabalhar com marketing digital é necessário ter conhecimentos técnicos na área, que podem ser adquiridos com experiências profissionais ou por meio de uma formação.

Embora o curso não seja obrigatório para atuar na área, ele pode ser um diferencial. As principais funções desse profissional incluem desenvolver ações de SEO, de mídias sociais e trabalhar no relacionamento com o cliente e parceiro no ambiente virtual. Ele também atua no e-commerce, com produção de conteúdo e desenvolvimento de ferramentas.

Normalmente, o mercado de trabalho para esse profissional inclui agências de comunicação e de publicidade, ou até mesmo no setor de marketing de empresas de diferentes áreas. Mas ele também pode atuar como autônomo, com o desenvolvimento de produtos digitais ou como prestador de serviços.

De acordo com o estudo Digital Marketing Readiness, feito pela empresa de consultoria empresarial McKinsey & Company, o Brasil é o país com maior percentual de investimentos em marketing digital na América Latina. Isso reflete na demanda por profissionais dessa área, que deve ser ainda maior nos próximos anos.

O que é preciso para trabalhar em marketing digital?

A graduação em Marketing Digital é oferecida no grau tecnológico. Esse tipo de graduação, além de ser mais rápida que o bacharelado, possui um enfoque maior em aspectos práticos para um rápido ingresso no mercado de trabalho.

Com duração média de dois anos, a formação aborda conteúdos como analytics, SEO, mídias sociais, comunicação digital e marketing de conteúdo. Veja a seguir quais são as principais matérias da grade curricular do curso:

  • Fundamentos da Administração
  • Comunicação
  • Fundamentos do Marketing
  • Diagnóstico organizacional
  • Mídias sociais
  • Gestão de e-commerce
  • Web analytics
  • Métodos de pesquisa
  • Experiência do usuário

Algumas instituições podem solicitar o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no final do curso.

O curso é oferecido nas modalidades presencial, semipresencial e ensino a distância (EaD). No ensino presencial, todas as aulas, atividades e provas acontecem em sala de aula, na instituição de ensino. No semipresencial, até 20% da grade horária pode ser feita on-line e, o restante, presencial.

Por fim, no ensino a distância, até 100% do curso pode ser realizado on-line, por plataformas online onde os professores dão aulas ao vivo e gravadas, publicam materiais de estudo e atividades.

Outra possibilidade de formação para quem deseja trabalhar com marketing digital é o curso de Marketing. Um levantamento feito pela Catho sobre o profissional de marketing digital revelou que 30% dos trabalhadores possuem formação na graduação de Marketing.

+ Descubra como é fazer uma faculdade de Marketing Digital

Entretanto, diferente do tecnológico em Marketing Digital, que possui ênfase em estratégias para o ambiente virtual, o curso é mais generalista. Nesse caso, recomenda-se fazer um curso livre que possa complementar os conhecimentos na área digital.

Independente da formação, porém, o profissional de marketing digital deve se manter constantemente atualizado. Como sua área de atuação é a tecnologia, que apresenta rápidas transformações e inovações, é fundamental estar atento às tendências de mercado por meio de cursos, workshops, palestras e eventos na área.

Onde estudar?

De acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um profissional de nível superior possui um salário médio 140% maior do que aqueles que não possuem. Sem contar que um diploma também pode ser um diferencial na disputa por uma vaga ou até mesmo na tentativa de efetivação.

Porém, para que esse documento seja válido em todo o país, é necessário que o curso de graduação escolhido seja autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Isto é, por meio de uma avaliação o órgão garante que a graduação possua a infraestrutura necessária e atenda aos padrões de qualidade determinados. Por isso, é muito importante se informar sobre o curso antes de efetuar a matrícula.

A seguir, é possível encontrar algumas opções de instituições de ensino que oferecem diversos cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, todas de acordo com as diretrizes do MEC:

+ Leia também!
Tecnólogo em Marketing
Conheça as melhores faculdades de Marketing

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
O que é Administração, afinal? Descubra tudo sobre este curso

O que é Administração, afinal? Descubra tudo sobre este curso

Por Guia da Carreira em 31/10/2016

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.