Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Tecnólogo em Marketing

8 de dezembro
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

marketing digital

O curso superior de Tecnologia em Marketing tem duração média de dois anos e é oferecido nas modalidades a distância e presencial. Esta formação prepara os profissionais que têm papel estratégico para as organizações.

O Tecnólogo em Marketing identifica tendências do mercado consumidor, estuda oportunidades para venda de produtos e serviços e elabora campanhas com fins comerciais. Sua principal função é satisfazer clientes e garantir retorno positivo a marcas e empresas.

Confira as principais características do curso de Tecnólogo em Marketing, onde estudar e o amplo mercado de trabalho deste profissional!

+  O que é tecnólogo? Vejas quais são as dívidas mais comuns sobre esse tipo de formação

Como é o curso superior de Tecnologia em Marketing?

Este é um curso com duração de 2 a 3 anos que contém ênfase nas aulas práticas e no mercado de trabalho

Quais são as disciplinas do tecnólogo em Marketing?

O curso contém disciplinas da área de Exatas, como Introdução à Administração, e de Humanidades, como as disciplinas da área de Comunicação

Como é o mercado de trabalho para o tecnólogo em Marketing?

É um mercado de trabalho em crescimento, que está em expansão devido ao aumento das vendas online

O curso superior de Tecnologia em Marketing conta com disciplinas voltadas à gestão de negócios, preço e custo, comportamento do consumidor e pesquisa de mercado.  O currículo traz muitas matérias teóricas e das ciências exatas.

tecnólogo marketingDiferentemente da formação em grau Bacharelado, que tem duração de quatro anos, o curso superior de Tecnologia concentra em dois anos de estudo o desenvolvimento de aptidões mais práticas e voltadas a segmentos específicos do Marketing, como Varejo e Turismo.

Na hora de escolher uma universidade, preste atenção às disciplinas da grade curricular para identificar o foco do curso. Algumas instituições oferecem a possibilidade de flexibilizar o currículo, permitindo que o aluno escolha a especialização que deseja seguir na carreira de Marketing.

Veja alguns exemplos:

  • Marketing no Varejo
  • Marketing em Turismo
  • Marketing de Pequenas e Médias Empresas

+ O que é Marketing Digital?

Curso presencial ou EaD de tecnólogo em Marketing?

A formação de Tecnólogo em Marketing é oferecida por diversas universidades nas modalidades a distância ou presencial, que têm o mesmo reconhecimento no mercado de trabalho. A principal diferença é que, no curso a distância, os alunos terão acesso a aulas pela internet e poderão realizar exercícios e provas online. Mas esta modalidade também conta com atividades práticas supervisionadas nos polos de apoio presencial das universidades.

Conheça 6 mitos sobre cursos tecnológicos.

Onde cursar tecnólogo em Marketing?

O curso superior Tecnologia em Marketing é oferecido em faculdades públicas e privadas. Você pode consultar a lista completa de instituições no sistema de busca avançada do site do Ministério da Educação (MEC), o e-mec.

Para poupar seu trabalho, selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Tecnólogo em Marketing. Todas elas oferecem bolsas de estudos, financiamentos, descontos e convênios. Dê uma olhada:

Quais são as disciplinas do tecnólogo em Marketing?

Conheça algumas das disciplinas mais comuns entre os cursos superiores de Tecnologia em Marketing:

 

  • Contabilidade e Finanças
  • Comportamento Organizacional
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Direito Empresarial
  • Empreendedorismo
  • Estratégias de Preço
  • Ética e Relações Humanas no Trabalho
  • Gerência de Vendas
  • Gestão de Projetos em Marketing
  • Gestão do Relacionamento com o Consumidor
  • Gestão em Marketing
  • Logística Empresarial
  • Marketing de Serviços
  • Marketing e Comportamento do Consumidor
  • Matemática
  • Pesquisa de Mercado
  • Processos Gerenciais
  • Promoção, Publicidade e Propaganda
  • Técnicas de Negociação

O que faz o tecnólogo em Marketing?

O mercado sempre procura antecipar e satisfazer os desejos de seus consumidores. O profissional de Marketing é quem faz estudos e elabora estratégias para alcançar este objetivo.

Ele deve ter conhecimentos necessários para estimular as vendas de produtos e serviços, identificar o público-alvo e as oportunidades do mercado, fortalecer a imagem de marcas e empresas e auxiliar na tomada de decisões.

Conheça seus principais segmentos de atuação:

  • Marketing Estratégico: Envolve estudo de mercado, concepção do produto e estratégia de venda.
  • Marketing Operacional: Voltado à elaboração e condução de campanhas comerciais.
  • Marketing Digital: Utiliza a Internet e mídias sociais para estabelecer relacionamento com o cliente.
  • Endomarketing: Estimula o engajamento dos colaboradores de uma empresa aos objetivos da gestão.
  • Marketing de Relacionamento: Cuida da relação entre a empresa e seus clientes, fornecedores e parceiros.
  • Marketing Político: Reforça a imagem de um político ou candidato junto ao seu eleitorado.
  • Marketing Social: Promove uma causa ou conceito para conscientização da comunidade.
  • Marketing Cultural: Busca associar marcas e empresas a projetos culturais por meio de apoios e patrocínios.
  • Marketing Antropológico: Investiga o comportamento dos clientes ao fazer suas escolhas de compra ou utilizar um serviço.

 +Conheça como é o dia a dia de um profissional de Marketing Digital 

Como é o mercado de trabalho para o tecnólogo em Marketing?

O Tecnólogo em Marketing é um profissional estratégico para organizações dos mais diversos segmentos, o que torna seu mercado de trabalho amplo e repleto de oportunidades.

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) aponta tendência de crescimento do setor nos próximos anos, baseado no incremento do comércio e surgimento de novos negócios e serviços.

As vagas para este profissional estão mais concentradas em:

  • Departamentos de marketing em empresas grandes e médias.
  • Serviços de consultoria a pequenos e médios negócios.
  • Institutos de pesquisa.
  • Órgãos públicos.

+ Conheça 21 profissionais brasileiros inspiradores de Marketing Digital

Qual é o salário do tecnólogo em Marketing?

De acordo com a pesquisa salarial da Catho, um dos principais portais de emprego do Brasil, o profissional formado em Marketing tem a seguinte remuneração média:

  • Diretor de Marketing:R$ 12,5 mil
  • Gerente de Atendimento: R$ 5,2 mil
  • Gerente de Marketing Digital: R$ 4,6 mil
  • Especialista em Marketing: R$ 4,1 mil
  • Supervisor de Marketing: R$ 3,1 mil
  • Coordenador de Trade Marketing: R$ 2,4 mil

Veja também:

Marketing

Ficou interessado na carreira de Marketing? Conte para a gente aqui nos comentários!

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Teste de personalidade MBTI: o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/12/2021
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.