Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Encceja

Quem fez Encceja pode fazer faculdade? Saiba tudo agora

21 de setembro de 2022
quem fez encceja pode fazer faculdade
Imagem do autor
Escrito porCamilla Freitas

Uma dúvida frequente dos estudantes que utilizam o Encceja para concluir o ensino médio é se podem ingressar no ensino superior após a aprovação, ou seja, se podem cursar uma graduação.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é a prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e destinada a quem não concluiu o ensino fundamental ou médio na idade correta.

Veja, a seguir, se é possível fazer faculdade depois do conquistar o certificado do Encceja!

+ 10 coisas que você não pode fazer na prova do Encceja

Quem fez Encceja pode fazer faculdade?

A notícia é boa! Quem fez o Encceja e conseguiu concluir o ensino médio pode sim ingressar no ensino superior, não há nenhuma restrição. Porém, o estudante deve fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou prestar vestibular para iniciar uma graduação.

Entenda, a seguir, como é possível continuar os estudos após a conclusão do ensino médio pelo o Encceja!

Nota do Enem

O Enem também é uma prova realizada pelo Inep e aplicada uma vez por ano em todo o país.

Com a nota do exame é possível ingressar em faculdades públicas, em instituições de ensino superior privadas com bolsa de estudo ou financiamento estudantil e até mesmo em universidades do exterior.

Além disso, algumas faculdades já utilizam a nota do Enem em substituição ao vestibular tradicional. Então, o estudante não precisa fazer uma nova prova para tentar uma vaga na universidade.

Mas é importante lembrar que cada programa do governo possui suas particularidades e pré-requisitos. Entenda mais sobre cada um deles:

  • Prouni: O Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudo a estudantes de baixa renda. Alguns dos requisitos para participar é necessário atingir nota igual ou superior a 450 no Enem, não zerar a redação e possuir renda familiar per capita mensal de até 3 salários mínimos. Conheça tudo sobre o Prouni!
  • Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil também é destinados a estudantes de baixa renda. Entre os requisitos estão: renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos para algumas regiões, a ter feito o Enem a partir de 2010, ter atingido no mínimo 450 pontos na média geral do exame e ter nota superior a zero na redação. Saiba tudo sobre o Fies.
  • Faculdade no exterior: O Ministério da Educação (MEC) possui parcerias com universidades de Portugal, França, Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. Os candidatos precisam acessar os editais dessas instituições para saber sobre inscrições e vagas disponíveis.

Quem fez Encceja pode fazer faculdade pública?

Sim, inclusive através da nota do Enem com um dos programas do governo federal: o Sisu. O Sistema de Seleção Unificada é voltado para universidades públicas.

O programa abre a inscrições duas vezes por ano, no primeiro e segundo semestre, e os únicos pré-requisitos são: ter feito a edição mais recente do Enem, ter atingido nota superior a zero na redação e não ser treineiro.

Vestibular

Outra maneira de ingressar no ensino superior é por meio do vestibular tradicional. As provas variam de acordo com a instituição de ensino. Algumas aplicam o exame em duas fases, em outras, apenas em uma.

Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, os candidatos são avaliados em duas fases, sendo que, precisam responder a 72 questões na primeira fase e 26 questões abertas na primeira fase e uma redação.

Já na faculdade Anhanguera, o vestibular é composto por 40 questões de múltipla escolha e uma redação. Diferentemente da Unicamp, a prova pode ser feita pelo site da instituição.

+ Saiba como fazer inscrição para a prova do Encceja

Bolsa para quem fez Encceja ou não

Fazer uma graduação é a chance de conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e adquirir habilidades e competências de uma carreira específica. Por isso, se você concluiu o ensino médio pelo Encceja, invista no ensino superior.

A notícia boa é que algumas universidades oferecem bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos presenciais ou EaD. Essa é sua chance de estudar por um preço que cabe no seu bolso.

Conheça algumas faculdades parceiras do Guia da Carreira e confira todas as ofertas disponíveis:

+ Leia também!
Certificado do Encceja: veja como e onde retirar seu certificado

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.