Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Encceja

Encceja: Entenda tudo sobre a prova

7 de julho de 2018
Encceja
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

O Encceja é um importante instrumento de avaliação e certificação educacional no Brasil. Ele oferece uma oportunidade valiosa para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

O programa visa reconhecer e certificar as competências e habilidades adquiridas ao longo da vida, permitindo que os candidatos obtenham o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Reunimos aqui todas as principais questões sobre a prova do Encceja para tirar as dúvidas de todo mundo que vai fazer o exame. Se você é uma dessas pessoas, chegou ao lugar certo!

Esse texto será o primeiro passo para a sua preparação. A partir dele, você entenderá a importância de fazer o Encceja e vai saber por onde começar os estudos. Assim, conseguir o certificado vai ficar muito mais fácil para você. Confira!

+ Qual é a prova para terminar o ensino médio? Conheça mais do Encceja

O que é o Encceja?

Encceja é a sigla utilizada para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Trata-se de uma prova que é aplicada para aqueles que não terminaram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio e desejam obter o certificado de conclusão desses segmentos educacionais.

A primeira versão dessa prova é do ano de 2002, e o responsável por sua elaboração e aplicação é o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão interno do MEC (Ministério da Educação).

Durante alguns anos, candidatos brasileiros também puderam tentar obter o certificado de conclusão de Ensino Médio por meio da prova do Enem. Desde 2017, no entanto, o Enem deixou de prever essa possibilidade e, assim, o Encceja voltou a ser a prova mais aplicada para essa finalidade.

Veja também:
+
Página do Participante Encceja: Entenda como acessar!

Para que serve o Encceja?

Como explicado, o Encceja possibilita que a pessoa consiga obter o certificado, com validade nacional, comprovando as competências e habilidades equivalentes a essas etapas escolares.

É assim que os estudantes consegue participar de cursos técnicos, programas de educação para jovens e adultos, processos seletivos de ensino superior e melhorias nas condições de trabalho.

O Encceja abre portas para o aprimoramento profissional e a busca por novas oportunidades acadêmicas e de carreira.

Qual o objetivo de fazer Encceja?

O objetivo de fazer a prova do Encceja é obter o certificado de conclusão de Ensino Fundamental ou Médio.

Geralmente, as pessoas buscam esse diploma por querer retomar os estudos e até mesmo cursar uma faculdade.

Por isso, a prova pode interessar principalmente pessoas que não concluíram os seus estudos dentro da idade adequada devido às seguintes situações:

  • Pessoas que nunca estudaram formalmente, mas sabem ler e escrever.
  • Pessoas que repetiram de ano algumas vezes e ficaram muito atrasadas.
  • Pessoas que deixaram de estudar e acabaram por abandonar a escola.

+ Como saber se fui aprovado no Encceja?

Como funciona o Encceja?

O Encceja funciona da seguinte forma:

  • Inscrição: Os interessados devem se inscrever no período determinado pelo órgão responsável pela aplicação do Encceja. A inscrição geralmente é feita online e requer informações pessoais, como dados de identificação e escolha da modalidade (Ensino Fundamental ou Ensino Médio).
  • Provas: O Encceja é dividido em quatro provas, cada uma correspondendo a uma área do conhecimento. Cada prova contém 30 questões de múltipla escolha.
  • Redação: Além das provas objetivas, é necessário realizar uma redação, que é avaliada de acordo com critérios preestabelecidos, como coerência, coesão, argumentação e domínio da norma culta da língua portuguesa.
  • Aprovação: Para obter a certificação, é necessário alcançar a nota mínima exigida em todas as áreas do conhecimento, incluindo a redação. A nota mínima varia de acordo com cada área.
  • Emissão do certificado: Após a aprovação em todas as áreas, o candidato pode solicitar o certificado do Encceja. O processo de emissão varia de acordo com a instituição responsável e geralmente envolve o preenchimento de um formulário e a apresentação de documentos comprobatórios.

+ 10 coisas que você não pode fazer na prova do Encceja

Quem pode fazer Encceja?

Podem se inscrever para a prova do Encceja quaisquer pessoas que estejam dentro dos seguintes critérios, respeitando algumas idades:

  • Para obter diploma de Ensino Fundamental: ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame.
  • Para obter diploma de Ensino Médio: ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame

OBS: Você pode prestar o Encceja Ensino Médio mesmo que não tiver o diploma do Ensino Fundamental. Nesse caso, o único pré-requisito é que você tenha 18 anos e, assim, poderá fazer a prova do Ensino Médio e obter a certificação completa sem precisar realizar as duas provas.

Como é a prova do Encceja?

Para obter diploma do Ensino Fundamental, a prova terá: 4 cadernos de prova com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 01 Redação.

  • Caderno 1: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Caderno 2: Matemática;
  • Caderno 3: História e Geografia;
  • Caderno 4: Ciências Naturais.

Para obter diploma do Ensino Médio, a prova terá: 4 cadernos de prova com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 01 Redação.

  • Caderno 1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e uma proposta de Redação;
  • Caderno 2: Matemática e suas Tecnologias;
  • Caderno 3: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Caderno 4: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

+ Redação do Encceja: saiba tudo sobre essa etapa da prova

Mínimo exigido para obter a certificação por meio do Encceja

Durante a etapa em que estiver planejando os seus estudos e após realizar a prova e conferir o resultado, tenha em mente que você precisa atingir a seguinte pontuação para obter o certificado:

  • Mínimo de 100 pontos nas áreas do conhecimento (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos)
  • Mínimo de 5 pontos na Redação (em uma escala que varia de 0 a 10)

Caso o candidato não tenha tido a nota suficiente em todas as áreas do conhecimento, ele receberá o certificado parcial e, assim, na próxima edição da prova, pode fazer apenas as provas em que não obteve a pontuação mínima.

Por exemplo: se você tirar nota suficiente na prova de Matemática, mas não ir bem na de Ciências Humanas, vai receber o certificado de aprovação em Matemática. Mas, para garantir o certificado completo, será preciso fazer a prova no ano seguinte e tirar a pontuação mínima em Ciências Humanas.

Não terminei o ensino fundamental, posso fazer Encceja ensino médio?

Sim, é possível realizar o Encceja na modalidade de Ensino Médio mesmo sem ter concluído o Ensino Fundamental. O Encceja é flexível nesse sentido, permitindo que os candidatos escolham a modalidade de acordo com seus objetivos e necessidades, mas para candidatos com mais de 18 anos.

+ Confira como acessar a Página do Participante do Encceja

Quando sai o resultado do Encceja?

Com base nos últimos anos, o resultado costuma sair em até 100 dias após a aplicação da prova. Você precisa continuar de olho na página do Inep durante algumas semanas para conferir o seu resultado.

Como se inscrever no Encceja?

Se você deseja realizar a prova do Encceja, é precisa ficar atento às datas apresentadas pelo MEC em edital para realizar a sua inscrição por meio da página do Encceja no Inep. Os editais costumam ser divulgados com antecedência, o que facilita a vida de estudantes não perderem os prazos de inscrição, que é gratuita.

+ Descubra como se inscrever no Encceja e garanta seu diploma

Como saber onde fazer a prova do Encceja?

Depois de realizar a inscrição no portal do Inep, você deverá acessar a página do participante. Em data próxima à realização da prova, o seu Cartão de Confirmação estará disponível com os detalhes sobre local de prova, data e horários.

Geralmente, o ministério divulga todas essas informações algumas semanas antes da aplicação da prova do Encceja.

+ Quem fez Encceja pode fazer faculdade? Saiba tudo agora

Como começar uma faculdade depois do Encceja?

Depois que você conseguir a certificação de Ensino Médio, o passo seguinte é tentar ingressar em uma faculdade.

Isso porque, estudar nunca é demais e sempre vai te proporcionar um trabalho melhor, uma renda mais satisfatória e uma qualidade de vida mais adequada.

Assim que você obtiver o certificado de Ensino Médio pelo Encceja, deve realizar inscrição para prestar vestibular para um curso superior que você deseja. Entretanto, é importante que, ao buscar a universidade, tenha certeza de que ela é uma instituição comprometida, séria e reconhecida pelo Ministério da Educação.

Por isso, listamos aqui algumas instituições que você precisa conhecer e nas quais você pode, desde já, pesquisar cursos, preços e outras informações.

+ Leia mais!
Certificado do Encceja: veja como e onde retirar seu certificado


Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.