Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Encceja

10 coisas que você não pode fazer na prova do Encceja

18 de agosto de 2022
o que você não pode fazer no dia da prova do Encceja
Imagem do autor
Escrito porCamilla Freitas

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é aplicada uma vez por ano e é destinada a pessoas que não completaram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Depois de meses de preparação e estudos, é hora de saber o que não pode fazer no dia da prova Encceja. É importante se atentar a esses detalhes para evitar problemas e até mesmo não ser desclassificado do exame.

Para te ajudar, listamos 10 coisas que você não pode fazer no dia da prova. Confira!

+ Confira como acessar a Página do Participante do Encceja

10 coisas que você não pode fazer no dia da prova do Encceja

O dia da prova já gera ansiedade e tensão nos participantes, por isso qualquer problema pode fazer com o que seu desempenho caia durante a prova. Além disso, algumas situações são motivo de eliminação e não é isso que você quer, não é mesmo? Afinal, esse momento foi muito esperado!

Chegar atrasado

Uma dica é ir até o local de prova antes da aplicação do exame para se habituar e entender o tempo que leva para chegar até lá. É importante lembrar que o trânsito no dia do Encceja é mais intenso, por isso é melhor sair de casa mais cedo para não chegar em cima da hora e não ficar de fora.

Na parte da manhã os portões abrem às 8h e fecham às 8h45. Já na parte da tarde os portões abrem às 14h30 e fecham às 15h15. Fique ligado!

Esquecer o documento de identificação

O candidato só poderá fazer a prova se apresentar o documento de identificação com foto ao fiscal de sala. Veja, a seguir, o que é permitido, de acordo com o edital do Encceja e se organize para não esquecer:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
  • Documentos digitais (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

+ Qual é a prova para terminar o ensino médio? Conheça mais do Encceja

Não levar álcool gel para proteção

Apesar da normalização da Covid-19, é importante manter alguns hábitos, como higienizar as mãos, já que você estará em contato com outras pessoas.

Levar caneta de tinta azul

Segundo o edital, é permitido apenas o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Então não vacila! Se você preencher o cartão-resposta com caneta de outra cor, ele não será corrigido pelos avaliadores.

Rasurar o gabarito

É entregue apenas um cartão-resposta, gabarito da prova, por candidato. Por isso, tenha atenção na hora de transferir as respostas para o cartão. Se você rasurar ou rabiscar o documento, ele não será corrigido.

Deixar a redação em branco

Um dos requisitos para conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio é atingir nota igual ou superior a 5 na redação. Por isso, se você deixar essa prova em branco não terá chances de obter a certificação.

Não sabe como fazer a redação do Encceja? Veja a matéria para entender mais: Saiba tudo sobre a redação da prova do Encceja

Deixar o celular ligado durante a prova

De acordo com o edital, celulares e outros aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados e guardados no porta-objetos entregue pelo fiscal de sala. Essa é uma situação que pode gerar a eliminação, por isso siga as instruções para não ser prejudicado.

Usar lápis para responder as questões

Como você viu, o cartão-resposta deve ser preenchido com caneta de tinta preta. Mas é importante lembrar que os participantes não podem usar lápis e nem borracha para realizar a prova.  Para ficar mais seguro durante a prova, leve uma caneta extra para evitar falhas.

Usar boné/chapéus

O uso de boné ou qualquer outro item de chapelaria não é permitido durante a prova. Os candidatos devem guardar esses objetos em local indicado pelos fiscais de sala e só podem retornar a utilização após deixar o local de prova.

Usar relógio

Esse é mais um item não permitido de acordo com o edital. Os relógios devem ser guardados no porta-objetos. Todas as salas possuem um marcado de tempo de prova, que é controlado apenas pelos fiscais do exame.

+ Quem fez Encceja pode fazer faculdade?

O que fazer com a nota do Encceja?

Para receber o certificado de conclusão, o candidato precisa obter nota igual ou superior a 100 em cada área de conhecimento e, no mínimo, 5 pontos na prova de redação. Caso você atinja essa pontuação, basta entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação para solicitar a sua certificação.

Se conseguir o certificado do ensino fundamental, o próximo passo é iniciar os estudos no ensino médio. Caso a sua certificação seja referente ao ensino médio, você estará apto para ingressar no ensino superior. Mas para isso, será necessário realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o vestibular de alguma instituição específica.

Saiba mais: + Novo Enem: veja o que muda a partir de 2024

Faça uma graduação pagando menos

Quer iniciar uma graduação? O primeiro passo é buscar uma instituição de ensino superior que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e que são bem avaliadas. Depois, é procurar por mensalidades que cabem no seu bolso.

Como no mercado existem diversas faculdades, separamos uma lista com 5 universidades que oferecem condições especiais nas mensalidades, como descontos e bolsas de estudo, para você ingressar no ensino superior por um preço que cabe no seu bolso.

Todas elas ofertam cursos de graduação presencial e a distância. Clique nos links abaixo para conhecer todas as opções disponíveis. Confira:

Leia também!
+ Descubra como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.