5 aplicativos para trabalhar bem durante o home office

Por conta da pandemia, o home office tem sido a forma que muitos profissionais e empresas encontraram para manter as atividades. Segundo dados publicados no UOL, cerca de 10% da população economicamente ativa tem trabalhado dessa forma. 

home office

Para garantir a produtividade, além de arrumar um local adequado, é interessante contar com a ajuda de alguns aplicativos. Aliás, existem diversas ferramentas que são bastante úteis para quem trabalha fora do escritório. Confira!

PomoDone

Uma das grandes dificuldades do trabalho remoto é encontrar o equilíbrio entre a produtividade e o descanso. Algumas pessoas, por exemplo, conseguem se concentrar durante horas nas atividades, mas se esquecem de tomar água e se alimentar. Outras, por sua vez, podem se dispersar facilmente, comprometendo as tarefas. 

Inspirado no método Pomodoro, o PomoDone se propõe a oferecer essas condições. Por meio da técnica, a pessoa se concentra durante 25 minutos e depois tem um pequeno intervalo. A ferramenta pode ser integrada a outras do dia a dia, como Trello, o que facilita bastante na hora de organizar as demandas. 

Microsoft Teams

É praticamente impossível pensar em home office sem um aplicativo de webconferência e reuniões. O Microsoft Teams é uma das melhores opções nesse sentido, pois permite fazer a integração com outras ferramentas, é seguro e pode ser usado por todas as equipes.

Além do mais, o Teams é bastante simples de ser usado, o que possibilita até conversar com pessoas não sejam da empresa – clientes, por exemplo. Basta criar uma reunião e compartilhar o código com quem irá participar dela. 

Trello

Velho conhecido das empresas, o Trello é um aplicativo que segue o modelo Kanban, ou seja, um sistema que separa as tarefas em “a fazer”, “fazendo” e “feitas”. Pode até parecer simples para quem não usa, mas o aplicativo pode fazer a diferença no dia a dia.

Para quem trabalha em mais de um projeto, principalmente, é interessante categorizar as tarefas de acordo com a prioridade das tarefas. Essa ferramenta é muito visual, e consiste basicamente em cartões que o usuário pode preencher. Por exemplo: se uma tarefa tem prazo para ser entregue, isso pode ser colocado no cartão com um lembrete.

Runrunit

O Runrunit é um aplicativo que permite controlar e acompanhar o tempo gasto nas atividades. As empresas podem, por exemplo, cadastrar todos os clientes e depois ir inserindo tarefas em cada um deles conforme forem sendo feitas.

Para que o acompanhamento seja efetivo, todas as pessoas do projeto precisam usar corretamente o aplicativo. Ou seja, todas as tarefas precisam ser cadastradas. Depois, o gestor ou responsável pode gerar um relatório para ver o desempenho dos profissionais, o tempo usado para cada projeto ou cliente, etc.

Pacifica

Por conta da necessidade de ficar em casa e da diminuição do lazer, muitas pessoas estão se sentindo mais ansiosas. Segundo pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano passado, 80% da população brasileira estava ansiosa. Então, além de pensar em estratégias para trabalhar melhor, é importante tirar um tempo para descansar a mente e relaxar.

Diversos aplicativos podem ser usados para isso. Um deles é o Pacifica, uma espécie de diário de métodos saudáveis. Entre as funcionalidades estão anotar as variações de humor, quantas vezes bebe café e até exercícios de relaxamento. Quando essas ações simples do dia a dia são analisadas, o indivíduo pode se cuidar melhor, mesmo em um período tão difícil.

Como visto, a tecnologia, que já tem sido uma aliada dos escritórios, também pode ser usada durante o home office. Seja para se comunicar, organizar a rotina ou relaxar, ferramentas não faltam para trabalhar bem em casa.

Onde estudar para se qualificar?

Ter uma boa formação é essencial para se destacar no mercado de trabalho, seja no modelo tradicional ou home office. E, na hora de procurar um curso superior, é importante priorizar as instituições credenciadas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Para te ajudar a melhorar seu currículo, confira abaixo algumas boas faculdades para você estudar por um preço que cabe no seu bolso, no ensino presencial ou à distância:

Leia também: Veja profissões pra trabalhar de casa, em Home Office

+ 5 Vantagens de trabalhar em Home Office

+ Evolução do Trabalho: Home Office e o Trabalho Convencional

E você, usa algum desses aplicativos? Comenta com a gente aqui embaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!