dcsimg

Descubra quais são as áreas de atuação de um enfermeiro

Quer saber quais são as áreas de atuação de um enfermeiro? Então venha com a gente que lhe mostraremos tudo!

Um dos cursos mais escolhidos pelos estudantes que amam a área de saúde é o de Enfermagem. Ele prepara profissionais capazes de recuperar, promover e proteger a saúde.

Para exercer essa profissão é necessário concluir todo o curso superior em uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e ter o registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

Áreas de atuação de um enfermeiro

O enfermeiro tem diversas opções para atuação, por isso, o mercado de trabalho para esta área é amplo, no serviço público e privado.

Agora vamos falar um pouco das principais opções para o enfermeiro atuar, veja a lista:

Enfermeiro Geral

O enfermeiro geral atende em clínicas e hospitais (privados e públicos). Ele é responsável por coordenar a equipe que está de plantão e também da parte administrativa, como no acompanhamento cadastral do paciente e seu quadro clínico.

Enfermeiro Home Care

Esta área está crescendo a todo momento, pois muitos planos de saúde e clínicas particulares em geral já disponibilizam aos seus pacientes atendimento em casa. Geralmente, esse atendimento é acompanhado por um médico e é feito de forma periódica ou emergencial.

Enfermeiro Pediatra

Aqui o profissional precisa ter muita aptidão, pois ele irá lidar com crianças que são portadoras de doenças graves, auxiliando nos tratamentos.

Enfermeiro médico cirúrgico

Esta área, assim como as outras, precisa de muito comprometimento e concentração, pois esse profissional vai atuar em cirurgias de pequeno e grande porte, auxiliando o médico responsável.

Enfermeiro obstetra

Muitos gostam de atuar nesta área, ela acompanha gestantes e lactantes desde o  parto até o pós parto, auxiliando as mamães em tudo que precisarem.

Enfermeiro de resgate

O Enfermeiro de resgate trabalha diretamente com equipes de salvamento, prestando os primeiros socorros para pessoas que sofreram algum tipo de acidente ou calamidade.

Enfermeiro do trabalho

Atua dentro de empresas no atendimento ambulatorial para os funcionários. Essa área também é responsável por programas de prevenção de doenças.

Professor

Se o enfermeiro tem aptidão para transmitir o seu conhecimento, nada melhor que atuar em sala de aula formando novos profissionais da área. O enfermeiro pode ensinar em cursos técnicos de enfermagem e caso tenha uma pós-graduação ele poderá atuar como professor de universidades.

Como é o curso de Enfermagem

Esta graduação tem o grau de bacharel e um tempo médio de 4 a 5 anos,  podendo ser realizada nas modalidades presencial ou semipresencial.

Durante o curso o estudante será  preparado para atuar de forma ética e humanizada no cuidado dos pacientes, além de promover a saúde individual e coletiva.

Na grade do curso terá disciplinas, como: Anatomia Humana I e II, Biologia Celular, Patologia Clínica, SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem)  I e II, Histologia, entre outros.

Onde estudar Enfermagem

Se você se identificou com essa área, já querendo começar a estudar, selecionamos para você algumas importantes instituições reconhecidas pelo (MEC) que oferecem esse curso:

Todas as instituições acima disponibilizam bolsas e financiamentos próprios, sem nenhuma burocracia para os seus estudantes.

Saiba mais:

Curso Técnico em Enfermagem
Descubra quanto sai uma faculdade de Enfermagem

Vai fazer o curso de Enfermagem? E qual área você mais se identificou? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin