dcsimg

Entenda como escolher a faculdade certa

Está em dúvida sobre qual faculdade escolher? Confira nossas dicas para acertar na escolha do curso e evitar arrependimentos!

A hora de escolher qual faculdade cursar costuma gerar muita dúvida e ansiedade. Especialmente para aquelas pessoas que ainda não têm sequer uma noção de qual carreira seguir.

E dá para entender o motivo de tanta preocupação – optar pelo curso errado é o mesmo que jogar tempo e dinheiro fora!

Para ajudar quem está passando por esse momento, preparamos um artigo com dicas práticas para acertar na escolha da profissão e evitar arrependimentos. Confira!

Como escolher uma faculdade

Um jeito interessante de começar a escolher sua faculdade é pensar nas áreas ou disciplinas com as quais você tem maior afinidade.

Por exemplo, se você ama estudar Matemática e Física, cursos da área de Exatas, como Engenharia Civil, Estatística e Ciência da Computação, podem ser uma excelente aposta.

Já quem tem mais facilidade com Linguagens, Sociologia, História e Geografia, pode se dar bem em um curso da área de Humanas, como Letras, Direito, Psicologia ou Administração.

Existe ainda a área de Ciências Biológicas, que tem muito a ver com Química e Biologia e abrange vários cursos ligados à saúde como Medicina, Enfermagem e Odontologia.

Depois de fazer essa reflexão, você pode começar a pesquisar os cursos da área que mais se adequa ao seu perfil. Porém, também é importante considerar aspectos como:

  • As oportunidades em termos de empregabilidade e renda que cada curso oferece.
  • Seus gostos e habilidades pessoais.

Após combinar suas áreas de interesse, gostos e habilidades, além de considerar o padrão de vida que pretende alcançar, você já deve ter chegado a algumas opções de faculdade, certo?

Agora é hora de analisar outro fator que pode ajudar na sua escolha – o tipo de curso, que explicaremos no próximo tópico.

Bacharelado, licenciatura ou curso tecnológico?

Existem três tipos de curso superior no Brasil – bacharelado, licenciatura e curso tecnológico (“de tecnólogo).

Essa é uma informação que você também deve levar em conta na hora de escolher seu curso.

Os cursos do tipo bacharelado costumam ter duração mais longa (entre 4 e 6 anos) e dão ao aluno uma formação mais generalista.

Já as licenciaturas são voltadas para o ensino e costumam ter duração entre 3 e 4 anos . São a melhor escolha para quem quer ser professor.

Os cursos tecnológicos, por sua vez, têm duração mais curta (de 2 a 3 anos) e oferecem uma formação mais prática ao aluno, visando sua rápida inserção no mercado de trabalho.

Vale dizer que alguns cursos são oferecidos no grau de bacharelado e licenciatura, como Educação Física, Pedagogia e Letras.

Veja alguns exemplos de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos oferecidos pelo Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA):

Bacharelado

  • Administração
  • Biomedicina
  • Design
  • Engenharia Mecânica
  • Nutrição

Licenciatura

  • Música
  • Pedagogia
  • Artes Visuais
  • Educação Especial
  • Geografia

Tecnológicos

  • Automação Industrial
  • Cosmética e Imagem Pessoal
  • Design de Moda
  • Logística
  • Radiologia

Onde estudar

Depois de escolher um curso, você ainda precisa decidir onde estudar. Nas faculdades públicas a concorrência é sempre muito alta. Então boa parte dos estudantes acaba optando pelo ensino privado, onde é sempre mais fácil conseguir vagas em todos os cursos.

Porém, é fundamental avaliar se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Porque só faculdades reconhecidas podem expedir diplomas válidos a seus alunos.

Também é preciso avaliar quesitos como as instalações que a instituição oferece a seus alunos e qualificação dos professores.

E não dá para deixar de falar na questão das mensalidades, especialmente para quem tem o orçamento apertado.

Aqui a dica é procurar faculdades que oferecem condições especiais aos estudantes, como bolsas de estudo, crédito estudantil e convênios de descontos.

Para facilitar sua vida, elaboramos uma pequena lista de instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, que oferecem cursos de todas as áreas e tipos, além de contarem com programas de bolsas, descontos e crédito educativo sem burocracia:

Veja também:

Teste vocacional online – Descubra sua vocação

Descubra quais as profissões mais bem pagas

Esperamos que o texto tenha sido útil e ajude a escolher a faculdade certa. Agora é hora de responder nos comentários: você já decidiu o que vai estudar?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin