dcsimg

Conheça quais são os cursos tecnólogos mais valorizados

Dá para fazer um curso superior rápido e ainda se dar bem no mercado de trabalho!

Rápidos, focados, de nível superior e com muita aceitação no mercado de trabalho, os cursos de tecnólogo rapidamente se tornaram um sucesso absoluto no Brasil.

Hoje, podem ser encontrados em praticamente todas as instituições de ensino, em diferentes áreas do conhecimento.

Alguns, por atenderem às demandas das empresas, estão rendendo boas oportunidades de trabalho, com salários bem interessantes.

Conheça a seguir quais são os cursos tecnólogos mais valorizados e veja algumas faculdades onde você pode fazer um deles.

Cursos tecnólogos mais valorizados

Cursos de tecnólogo são formações de nível superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que rendem um diploma válido e bem aceito no mercado de trabalho.

Hoje o Brasil conta com centenas de opções de tecnólogos em áreas como ambiente e saúde, processos industriais, gestão e negócios, informação e comunicação, infraestrutura, militar, produção de alimentos, cultura, design, indústria, segurança, turismo, hospitalidade e recursos naturais.

Alguns deles, no entanto, têm se destacado pela grande aceitação no mercado de trabalho.

A gente traz para você alguns dos tecnólogos mais valorizados. Confira abaixo:

Gestão de Recursos Humanos

Duração: 2 anos

O gestor de RH tem um papel estratégico dentro de uma empresa. É sua responsabilidade fazer seleção de novos funcionários, criar planos de benefícios, cuidar da estrutura de cargos e salários, buscar forma de motivar e aumentar a produtividade dos colaboradores, pensar em programas de qualidade de vida no trabalho e observar o desempenho individual dos trabalhadores.

Radiologia

Duração: 3 anos

O tecnólogo em Radiologia é o profissional que lida com todo tipo de equipamento de obtenção de imagens médicas por meio da radiação: raios-x, tomografias, ressonância magnética, etc. Também cuida de questões de biossegurança e manejo de rejeitos. São bastante valorizados em clínicas, hospitais, centros de diagnóstico, indústrias e aeroportos.

Gestão Financeira

Duração: 2 anos

O gestor financeiro é outra figura estratégica dentro de uma organização. Ele elabora orçamentos, faz balanço financeiro, acompanha resultados, indica fontes de financiamento, soluções para problemas de caixa e apresenta a melhor forma de captar e aplicar recursos.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Duração: 2,5 anos

O tecnólogo faz a análise, projeção e desenvolvimento de diferentes tipos de sistemas computadorizados. Ele trabalha com diferentes linguagens de programação, coordena equipes de produção de softwares e sistemas, define os melhores componentes para determinado projeto, cuida do funcionamento e segurança das redes.

Jogos Digitais

Duração: 2,5 anos

A função principal deste tecnólogo é projetar e desenvolver jogos para diversas plataformas: computadores, videogames, celulares e tablets. É uma profissão que vem crescendo muito – especialmente entre aqueles com talento para gerenciar equipes como um todo: da criação (roteiros, cenários) até a entrega nas plataformas de destino.

Gastronomia

Duração: 2 anos

O tecnólogo em Gastronomia aprende a preparar os principais pratos da culinária local e internacional e a gerir estabelecimentos do ramo gastronômico. Embora não haja necessidade de diploma de nível superior para exercer a profissão, uma formação mais sólida da teoria e prática na área tem elevado a valorização desses profissionais.

Logística

Duração: 2 anos

É o profissional que cuida de todas as questões relativas ao fluxo de transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e cargas em uma empresa. Mais que isso: articula toda uma cadeia que envolve clientes, parceiros, fornecedores e prestadores eventuais de serviço. Pode trabalhar com transporte aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário por todo o mundo.

Marketing

Duração: 2 anos

O profissional de Marketing é aquele que tem uma visão ampla do mercado para o qual trabalha. Isso lhe dá a capacidade de antecipar tendências de consumo, elaborar estratégias de lançamento e posicionamento de produtos e driblar a concorrência. É uma formação muito valorizada por aqui, especialmente em empresas do setor produtivo, comércio e serviços.

Gestão Comercial

Duração: 2 anos

O gestor comercial é bastante valorizado no mercado por ser o profissional que decide sobre vendas em diferentes negócios, faz estudo de viabilidade, análises comerciais, pesquisas, e, principalmente, vislumbra oportunidades de novas empreitadas.

Gestão Ambiental

Duração: 2 anos

O gestor ambiental é responsável por pensar e executar medidas de preservação e recuperação do meio ambiente. Também ajuda a propor políticas públicas e formas de educar a população para a questão.

Segurança no Trabalho

Duração: 3 anos

É o profissional que implanta, acompanha e controla sistemas de segurança laboral em diferentes tipos de empresa. É ele quem, por exemplo, avalia as condições de trabalho e propõe melhorias para prevenir baixas por acidentes ou desenvolvimento de doenças laborais. Tem sido uma área bastante valorizada nos últimos anos.

Estética e Cosmética

Duração: 2,5 anos

O curso ensina o estudante a executar os principais procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares disponíveis no mercado, com uso de produtos e equipamentos adequados. Além disso, mostra como criar e gerenciar negócios na área. É uma formação valorizada porque eleva o nível dos profissionais que atuam em um dos mercados mais sólidos e concorridos do mundo.

Onde fazer os cursos de tecnólogo mais valorizados

Por todo o Brasil, centenas de faculdades oferecem cursos de tecnólogo – especialmente as particulares.

Você pode estudar de forma presencial, semipresencial ou a distância e encontrar mensalidades bem atraentes.

A dica é escolher apenas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Conheça algumas onde você encontra os cursos tecnólogos mais valorizados:

Veja também:

Descubra quais são os 7 cursos tecnólogos mais bem pagos

Gostou de algum dos cursos tecnólogos mais valorizados? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin