Empreendedores de sucesso: aprenda técnicas para melhorar sua carreira

Descubra como desenvolver as principais características do empreendedorismo e veja como melhorar sua carreira de empreendedor!

Ter a própria empresa ou negócio é o sonho de muitas pessoas, com isso, o empreendedorismo não para de crescer Brasil afora. Com o aumento considerável de empreendedores no país, diversas instituições oferecem benefícios para aqueles que querem se aventurar no mundo do empreendedorismo. Neste artigo, vamos dar dicas para quem quer começar a empreender, afinal, esta é uma área que busca por desenvolvimento de novas competências, habilidades, organização e inovações em produtos. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O que é ser um empreendedor?

Empreendedor não é só aquele que dá início a uma empresa, mas também aquele que realiza novas diretrizes e traz inovações no setor que atua. Existem grandes empreendedores pelo mundo, porém os mais lembrados na última década foram Bill Gates (Fundador da Microsoft) e Mark Zuckerberg (Fundador da Rede Social – Facebook). 

Para ser um empreendedor é necessário ter habilidades para grandes ideias como inovações e soluções em relação ao negócio, além de sempre pensar a frente para continuar se destacando com o seu produto e/ou empresa. 

Para ser um empreendedor de sucesso você deve ter as seguintes características:

1 – Ser Otimista

É preciso ter otimismo em todas as atitudes, afinal, se você não acreditar no seu próprio potencial, quem irá? Mesmo que venha lidar com alguma situação de fracasso, não se deixe vencer por ele. Tropeços no caminho de um empreendedor são comuns e necessários para alcançar voos maiores. Essa é uma característica fundamental para todas as pessoas empreendedoras que desejam obter sucesso em suas carreiras.

2 – Ter Conhecimento

Quanto maior o conhecimento do empresário em relação ao seu ramo de negócio, maior será o seu destaque entre os concorrentes. Por isso, estude bastante sobre a sua área, mantenha-se sempre atualizado com as atividades do seu ramo e busque por inspirações de empresários que já fazem sucesso. 

3 – Trabalhar em Equipe

Raros são os casos de empreendedores que chegaram ao sucesso sozinho, sempre há um time de apoio por trás de qualquer projeto. Sendo assim, saber trabalhar em equipe é uma característica que é encontrada nos maiores empreendedores e é fundamental para todos aqueles que desejam atingir as suas metas, sejam elas pessoais ou não. Além disso, saber delegar uma equipe é uma tarefa muito importante para um bom trabalho e sucesso de negócio.

4 – Foco

Ter foco no seu objetivo e naquilo que se trabalha é de suma importante para atingir as metas do seu negócio/empresa. Lembre-se que focar em um sucesso prolongado garantirá uma grande carreira.

5 – Ter Coragem

Como já dito neste artigo, falhas e obstáculos fazem parte da trajetória de um empreendedor de sucesso. Portanto, ter coragem nessa caminhada para o sucesso é importante para não ter medo de obstáculos que possam vir a aparecer. Tenha disposição para trilhar o caminho e vencer todas as dificuldades.

6 – Dinâmica

Ser dinâmico é importante, pois é preciso de agilidade em algumas ações de negócios. Vivemos em tempos voláteis e novidades estão surgindo a todo tempo, é necessário estar apto à mudanças para continuar no topo. Ter energia para o trabalho diário é totalmente relevante para uma carreira de sucesso.

7 – Organização

O empreendedor é o seu próprio chefe. No entanto, o que é o sonho de muitos, pode se tornar um pesadelo se não tiver uma boa organização. É importante que haja um planejamento estratégico de ações para o andamento das tarefas. Crie boards para cada área da sua empresa e, se possível, delegue a coordenação das mesmas para especialistas e fique responsável pelo olhar 360º para saber se tudo está caminhando bem. 

8 – Paixão

Tenha paixão pelo que faz, isso é fundamental para ter um bom desempenho no trabalho. Não faça apenas por dinheiro e reconhecimento, ter amor pela profissão deixa tudo mais leve e fluido. Ações com naturalidade tendem a alcançar níveis maiores de sucesso. 

9 – Flexibilidade

Ser flexível é uma das principais características de um empreendedor. No início ele pode ser tudo da empresa: CEO, Marketing, Comunicação e etc. Não é preciso ser expert em todas as áreas, mas é necessário ter uma visão 360º para saber lidar com tudo para fazer o negócio deslanchar. Além disso, é preciso ser flexível para novas ideias e mudanças. 

10 – Visão

Ter visão de que caminho trilhar no seu negócio. Você tem em mente o que quer para a sua empresa daqui 10 anos? Essa é uma pergunta simples e básica para iniciar um novo projeto. O gestor precisa ter uma visão de onde, em quanto tempo e como vai chegar com a sua empresa. 

Por onde começar?

O primeiro passo para começar a empreender é fazer um bom planejamento estratégico. De início faça perguntas simples para começar: 

  • Onde eu quero chegar com a minha empresa? 
  • Qual é o diferencial da minha empresa? 
  • Quem é o público que eu vou atingir com a minha empresa? 

Feito isso, com as respostas em mãos já é possível começar a desenhar o seu negócio e ter noção de quanto e o que você vai precisar para colocar a ideia em prática.

Empreendedores de Sucesso – Aprenda Técnicas para Melhorar sua Carreira - Guia da Carreira

Segundo um levantamento do Sebrae, a taxa de sobrevivência das empresas com até dois anos é de 58%, com exclusão dos Microempreendedores Individuais (MEIs). No entanto, entre os motivos que justificam esse resultado estão:

  • A falta de planejamento e de capacitação;
  • Gestão pouco competitiva, sem melhoria nos processos;
  • Falta de atualização.

Quais são os tipos de empreendedorismo? 

  1.   Empreendedorismo individual: o profissional que empreende por conta própria no mercado, seja como Microempreendedor Individual (MEI) ou com a criação de uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). 
  2.   Empreendedorismo Social: o objetivo deste tipo de Empreendedorismo é contribuir com a melhora da sociedade, por exemplo, a criação de projetos culturais, o desenvolvimento de estratégias voltadas para a promoção da saúde dos indivíduos, entre outros.
  3.   Empreendedorismo Digital: está diretamente ligado ao mundo digital de aplicativos para smartphones, e-commerces e marketing de conteúdo. 
  4.   Empreendedorismo Cooperativo: consiste na união de mais de um empreendedor individual, para a criação de um modelo de negócios no qual todos atuam. 
  5.   Empreendedorismo de Franquias: voltado para a compra de franquias como forma de investimento financeiro para obter a marca e o know-how de empresas já bem estruturadas no mercado.

Onde adquirir conhecimento na área do empreendedorismo? 

Há diversos cursos e instituições que oferecem graduações e pós-graduações em áreas correlatas ao empreendedorismo, como Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Novos Negócios e Marketing. Entre o temas abordados em sala de aulas, estão: 

– Comportamento do Consumidor;

– Direito Empresarial e do Consumidor;

– Economia;

– Gestão de Projetos;

– Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos;

– Matemática Financeira;

– Perspectivas Profissionais;

– Pesquisa de Mercado;

– Planejamento Estratégico, entre outras disciplinas.

Como o empreendedorismo requer flexibilidade, o mais indicado para quem deseja se aprofundar nessa área é fazer um curso EaD, visto que pode ser feito de qualquer lugar e em horários flexíveis. Abaixo algumas instituições reconhecidas no mercado que oferecem cursos interessantes para empreendedores: 

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin