Jornalismo: carreira, mercado e faculdades

Entenda mais sobre a carreira do profissional formado no curso de Jornalismo e quais são as principais instituições de ensino que oferecem esta graduação!

A Carreira de Jornalista

O profissional formado no curso de Jornalismo é responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias, através dos meios de comunicação (jornais, revistas, internet, televisão, etc.).

O jornalista participa ativamente de todos os processos de produção de notícias como, por exemplo: a investigação, apuração, organização, resumo e a redação.
O profissional especializado em Jornalismo pode assumir diferentes cargos nesta área, tais como:

  • Repórter
  • Redator
  • Assessor de Imprensa
  • Repórter Investigativo
  • Editor
  • Chefe de Reportagem

Um dos objetivos deste profissional é a divulgação de informações e suas principais atividades são: coletar, redigir, editar e publicar notícias.

O jornalista deve ter sempre uma postura ética, senso de responsabilidade e compromisso com a verdade. Ele deve apurar os fatos com precisão, buscar fontes confiáveis para transmitir informações corretas ao público.

Parte do trabalho do Jornalista é adequar a linguagem das notícias e reportagens a serem transmitidas de acordo com a mídia em que serão veiculadas e com público que se deseja atingir.

Mercado de trabalho para que faz Jornalismo

Quem deseja seguir carreira em Jornalismo deve estar sempre atualizado no que diz respeito às diferentes formas de comunicação para se tornar competitivo no mercado.

Se por um lado os meios de comunicação tradicionais como televisão, jornais e rádio são mercados já bem saturados, outras oportunidades de emprego surgem devido aos avanços tecnológicos. É o caso de grandes portais na internet, revistas online, TV por assinatura, blogs, comunicação corporativa, entre outros.

No Brasil não existe a obrigatoriedade de diploma superior para exercer a profissão de jornalista, o que permite que pessoas sem um diploma possam vir a se tornar repórteres ou apresentadores de jornal, por exemplo.

Porém, a maior parte das empresas, no momento da contratação de funcionários, preferem profissionais com diploma superior na área de Jornalismo.

Sobre o curso superior em Jornalismo

O curso de Jornalismo tem como objetivo formar profissionais com domínio da Língua Portuguesa e com capacidade de se expressar oralmente ou através da redação de textos.

A faculdade oferece auxílio para que os estudantes dominem softwares de edição de imagens e textos.

Nos primeiros semestres do curso o estudante recebe uma grande carga de informação cultural. Em seguida, o curso passa a ser bastante prático e o aluno aprende sobre diferentes tipos de mídia e técnicas de edição de som e imagem. Algumas faculdades incluem aulas práticas no currículo desde o primeiro semestre.
O curso superior de Jornalismo possui a habilitação em bacharelado e tem duração média de 4 anos. É possível cursar esta graduação nas modalidades presencial e a distância.

Onde estudar Jornalismo

O curso de Jornalismo é oferecido por inúmeras instituições de ensino superior do país. Porém, antes de escolher qual faculdade fazer, o aluno deve ficar atento se ao curso possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o diploma terá validade.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Jornalismo:

Nelas você vai encontrar facilidades como:

  • ProUni
  • FIES
  • Bolsas
  • Convênios
  • Descontos
  • Financiamentos sem burocracia

Veja também:
Curso de Comunicação Social

As informações sobre este curso, que estão presentes no Guia da Carreira, foram baseadas na página de Jornalismo da Quero Bolsa. No site da Quero Bolsa, você encontra mais detalhes sobre o curso, a carreira profissional, como o candidato poderá ingressar e as notas de corte para as instituições de ensino superior. Para saber mais sobre Jornalismo, não deixe de conferir a página da Quero Bolsa.

Ficou interessado em seguir carreira em Jornalismo? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin