dcsimg

Descubra o que faz um geólogo

Você está pensando em cursar Geologia e começar sua carreira como geólogo? Neste artigo, você conhece mais sobre a profissão e o curso. Acompanhe!

O que é geologia?

O termo geologia vem a junção das palavras gregas “terra” e “razão”. Essa palavra foi registrada pela primeira vez pelo geólogo e meteorologista suíço Jean-André Deluc, em 1778. O termo se tornou oficial em 1779, pelo naturalista e geólogo suíço Horace-Bénédict de Saussure.

A geologia é a ciência que estuda a crosta terrestre, sua composição e suas transformações. Com os estudos da geologia, foi possível descobrir há quantos bilhões de anos surgiu a Terra e criar a teoria das placas tectônicas.

A geologia atua em diversas áreas em tem várias divisões, entre elas: geofísica, geologia ambiental, geomorfologia, geoquímica, geologia econômica, geologia do petróleo, hidrogeologia, mineralogia, paleontologia, sismologia e vulcanologia.

O que faz um geólogo?

O geólogo ou engenheiro geológico é o profissional da geologia. A profissão de geólogo é regulamentada no Brasil desde 1962. Para atuar legalmente, o geólogo precisa registrar seu diploma no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), órgão que fiscaliza a área.

O geólogo estuda a crosta terrestre, sua origem, composição, estrutura e transformações, e as evoluções do planeta Terra. Por dominar toda a superfície terrestre, o geólogo também estuda sobre montanhas, rochas, vulcões, meio ambiente, rios, oceanos e interações da Terra com as plantas e os seres vivos.

Entre as funções e tarefas do profissional de geologia, estão:

  • Investigar e evitar erosões de rios e encostas, inundações, deslizamentos, erupções de vulcões e terremotos;
  • Elaborar mapas;
  • Estudar a topografia de terrenos;
  • Localizar e gerir recursos naturais, como minérios, petróleo e poços de água subterrânea;
  • Planejar e executar escavações e construções em áreas ambientais;
  • Recuperar áreas ambientais e de desastres naturais;
  • Analisar fósseis e minerais.

No dia a dia, o geólogo não tem uma rotina definida. Alguns dias de trabalho são em escritórios, mas, em outros, o geólogo vai a campo e trabalha em contato direto com a natureza. Esses profissionais também viajam muito. Já os que atuam na área da pesquisa, costumam trabalhar mais dentro dos laboratórios.

Quais as áreas de atuação de um geólogo?

O profissional da geologia tem uma vasta área de atuação. Conheça as principais:

Geologia ambiental

É a área que planeja e analisa a ocupação de áreas ambientais e os riscos de desastres naturais, além de recuperar solos contaminados.

Engenharia geológica

Essa área estuda os impactos de obras como estradas, túneis e represas e recupera áreas de mineração degradadas.

Geofísica

É a parte da geologia que estuda fenômenos físicos da Terra, como tsunamis, terremotos e vulcões.

Geologia do petróleo

É a área que localiza e explora as reservas de petróleo e gás natural.

Mineralogia

É a área que estuda os compostos minerais e suas propriedades.

Paleontologia

É a área responsável por localizar e pesquisar sítios arqueológicos.

Outras áreas da geologia são: geologia médica, geologia urbana, geologia estrutural, sedimentologia, cartografia geológica, geologia de engenharia, gemologia, geomorfologia, geologia forense, pedologia, sismologia e vulcanologia.

Quanto um geólogo ganha por mês?

O geólogo pode trabalhar no setor público, iniciativa privada, indústria ou como pesquisador na área acadêmica. De acordo com o site VAGAS.COM, os geólogos iniciam na profissão ganhando R$ 5.982,00 por mês e a média salarial do geólogo no Brasil é de R$ 8.196,00.

Como é o curso de Geologia?

Para ser um geólogo, é necessário cursar a graduação de Geologia ou de Engenharia Geológica. O curso é nível bacharelado e tem duração de 5 anos. A graduação exige estágio obrigatório, de no mínimo 160 horas, e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O curso começa com estudos básicos sobre Geologia, Química, Física, Biologia e Matemática. Entre as disciplinas do curso, estão: Paleontologia, Vulcanologia, Hidrogeologia, Geoquímica, Geomorfologia, Petrologia, Mineralogia, entre outras.

Onde estudar pagando pouco

Se interessou pela profissão de geólogo? Para exercer essa profissão, você irá precisar de um diploma em Geologia reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), obrigatório para todos os cursos.

A maioria dos cursos de Geologia são oferecidos por universidades públicas. Infelizmente, essas faculdades tem bastante concorrência e não são todas as pessoas que conseguem ingressar pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibular próprio.

Mas, ainda é possível estudar em cursos da mesma área de atuação, como Engenharia Ambiental e Geografia. Antes de escolher uma faculdade, é preciso analisar suas avaliações no MEC, conhecer sua estrutura e comparar as mensalidades. Para te ajudar, confira algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC:

Leia também: Curso de Geologia

Você se interessou pelo trabalho do geólogo? Gostaria de seguir carreira nessa área? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin