Tudo sobre a profissão de Filmmaker

Você conhece a profissão de filmmaker? Se você curte a área do audiovisual, saiba que esse curso pode ter a ver com você. Confira o texto para saber mais.

A profissão de filmmaker ficou em maior evidência com o avanço tecnológico conquistado de alguns anos pra cá, mais precisamente com a chegada da década de 1990. Com a popularização dos meios e produções audiovisuais, naturalmente surgiu um maior interesse acerca de profissões como as de videomaker e filmmaker. Mas afinal, qual a diferença entre elas? O que de fato faz um filmmaker? Existe faculdade pra isso? Continua a leitura e a gente te explica isso e muito mais!

O que é um filmmaker?

Um profissional filmmaker basicamente é um produtor de filmes completo. Digamos que ele é o responsável pela idealização de um filme e seus desdobramentos, até que chegue ao fim. O filmmaker é comumente o encarregado de roteirizar, gravar e editar o filme. Entretanto, o filmmaker não costuma trabalhar sozinho e tem uma equipe presente o tempo todo para fazer o filme dar certo.

Este filme pode ser um curta, um média ou um longa-metragem, não importa. Afinal, é necessário que exista uma equipe competente por trás de produções como esta. Juntamente com o filmmaker, atuam profissionais como fotógrafos, diretores de arte, editores, responsáveis por som e iluminação, produtores, roteiristas, figurinistas, e é claro, atores.

Entretanto, hoje em dia é raro encontrar alguém que se dedique inteiramente a produções como estas. Isso porque existem formas mais baratas, rápidas e que oferecem retorno financeiro mais abundante e diversificado do que a produção de curtas, médias ou longa-metragens. 

Portanto, é comum observar que pessoas formadas e capacitadas como filmmakers atuem em áreas como a do jornalismo, produzindo séries jornalísticas e documentários; na publicidade, por meio de propagandas e comerciais de televisão, e na internet, por meio de vídeos de YouTube. Porém, nesse momento a profissão começa a se aproximar daquilo que faz um videomaker.

Qual a diferença entre filmmaker e videomaker?

Sem dúvidas é muito mais provável que você tenha mais familiaridade com os videomakers. Geralmente, este profissional faz todo o trabalho citado acima, sozinho. Isso significa de forma alguma que o trabalho seja inferior, mas sem dúvidas é mais tranquilo de ser executado e exige menos resultados. 

Como um grande exemplo de videomaker, podemos citar os Youtubers! Com certeza você segue ou acompanha algum canal que goste, não é verdade? Já reparou que na maior parte deles a pessoa que aparece na filmagem costuma ser a responsável por pensar em todo o restante do processo até a finalização do vídeo? 

Pois é, este é o videomaker. Essa profissão se tornou bastante popular nos últimos anos, especialmente por conta dos avanços tecnológicos, como a disponibilização de celulares capazes de filmar em HD (alta definição) e editar com facilidade. Videomakers também costumam estar por dentro de curta-metragens, produções audiovisuais menores e comerciais mais simples.

Quanto ganha um filmmaker?

O salário de um filmmaker pode ser algo bem importante de se saber na hora de escolher a profissão para si. Mas, assim como na maior parte das carreiras, isso pode ser meio incerto. Tudo depende! Você será um filmmaker que lida com grandes produções cinematográficas? Ou será o responsável por dirigir um comercial de televisão? 

As duas funções são válidas, mas com certeza existe uma diferença salarial entre elas. De qualquer forma, se você se identificou com o que faz um filmmaker, invista nesta carreira e corra atrás do seu sonho de ter um diploma de curso superior na área do audiovisual.

Existe faculdade para filmmaker?

Sim, existem instituições de ensino que disponibilizam cursos de graduação voltados para a profissão de filmmaker! Caso você ingresse neste curso, é muito provável que você tenha aulas que abrangem fotografia, iluminação, montagem, edição, história do cinema, noções de audiovisual, edição para cinema, técnicas de roteirização e semiótica, matérias que são amplamente utilizadas no audiovisual e nas áreas da comunicação.

Este curso também costuma ser bastante voltado para pequenas produções e aulas práticas. Por isso, se você gosta de pôr a mão na massa e pegar em uma câmera para produzir determinado vídeo, a profissão filmmaker pode ser ideal para você!

Buscando bolsas para cursar graduação como filmmaker?

Hoje em dia é quase primordial ter um curso superior no currículo. Dessa forma, a gente consegue se destacar um pouco mais do restante dos candidatos no mercado de trabalho. Mas às vezes, vestibulares e mensalidades altas podem nos afastar desse objetivo.

Entretanto, é super importante continuar persistindo. Por isso, que tal conhecer algumas instituições de ensino que disponibilizam bolsas e descontos especiais para cursos presenciais e a distância – tão importante neste momento de pandemia? Então dá só uma olhada nas opções abaixo que possuem sistema de ingresso direto.

Ahh, e é importante lembrar: todas as instituições mencionadas abaixo possuem certificado do MEC em seus cursos, o que é super importante para que seu diploma de curso superior seja válido ao final da graduação. Vem conferir!

Gostou deste conteúdo? Então leia também: 

E aí, conseguiu entender o que um filmmaker faz? O que você acha de seguir uma carreira como esta? Compartilha as suas ideias com a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!