Descubra se a faculdade de Ciências Contábeis é difícil

O curso está entre os mais procurados pelos brasileiros – mas será que é daqueles que quebram a cabeça? Descubra aqui se Ciências Contábeis é difícil!

Além de ser um dos cursos mais populares do Brasil, Ciências Contábeis tem uma área de trabalho surpreendente, abarrotada de oportunidades!

Quem, em tempos de crise ou em tempos de fartura, pode abrir mão dos trabalhos de um contador?

A carreira é considerada estratégica para a saúde financeira de empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação.

Mas será que é preciso muito esforço pra chegar lá?

A seguir, descubra se a faculdade de Ciências Contábeis é difícil – e aproveite para descobrir onde fazer um curso de qualidade!

Ciências Contábeis é difícil?

Está pensando em fazer Ciências Contábeis? Então prepare-se porque o curso é repleto de matérias de matemática, direito, finanças e teorias econômicas.

Ou seja, se você tem facilidade com esses conteúdos, o curso vai ser uma prazerosa descoberta.

O curso tem bastante afinidade com o mundo da lógica, dos números, das leis e dos tributos – é importante se dedicar a esses temas durante a graduação.

No geral, é um curso com grau de dificuldade compatível com as exigências da profissão. Como toda faculdade, vai se tornando mais desafiador com o tempo, principalmente a partir da segunda metade do curso. Nesse período aparecem matérias que envolvem métodos quantitativos, contabilidade comercial, planejamento tributário, demonstrações contábeis, controladoria, atuária, sociedades de capital aberto, perícia e auditoria.

Todos esses temas podem parecer difíceis à primeira vista, mas para quem está no curso desde o começo e foi construindo aos poucos uma boa base, não há o que temer. Basta um pouco de dedicação e tudo correrá bem.

Nos últimos semestres é preciso cumprir o estágio curricular obrigatório e começar a pensar no trabalho de conclusão do curso – ambos obrigatórios para obtenção do diploma.

Ciências Contábeis não está entre os cursos mais fáceis, mas vale muito a pena: o investimento renderá bons frutos no mercado de trabalho!

E mais: profissionais que investem no desenvolvimento de habilidades como gestão, visão de mercado, comunicação interpessoal e análise financeira estão entre os mais procurados para cargos de gerência e direção – os que oferecem melhor remuneração aos contadores!

O curso de Ciências Contábeis

Ciências Contábeis tem quatro anos de duração e pode ser encontrado em milhares de faculdades pelo Brasil. Isso mesmo: milhares!

O bacharelado oferece o conhecimento necessário para que o profissional seja capaz de gerenciar informações contábeis-financeiras e ajudar na tomada estratégica de decisões.

O contador pode assumir a função de controladoria em organizações públicas ou privadas, fazer perícia e auditoria, prestação de contas, planejamento, coordenação, elaboração de metas contábeis, levantamentos patrimoniais, criação de políticas de redução de custos, aumento de produtividade, vendas e realização de estudos de viabilidade.

Tudo isso, claro, seguindo à risca todas as normas e legislações que regem o setor.

É um dos cursos mais procurados pelos brasileiros, com mais de 360 mil matriculados atualmente.

A oferta também é gigantesca no formato a distância!

Essa opção é ideal para quem tem disciplina para estudar de casa e acompanhar as aulas pela internet, com mais tranquilidade.

Mas será que Ciências Contábeis EAD é mais fácil de fazer? Descubra no próximo tópico!

É mais fácil fazer Ciências Contábeis a distância?

Os cursos EAD de Ciências Contábeis têm uma dinâmica bastante diferente dos presenciais.

Aqui as aulas são apresentadas em um ambiente digital, geralmente em vídeo, que os alunos precisam acompanhar com frequência. Há bibliotecas virtuais, repositório de arquivos, ferramentas de troca de ideias com outros alunos, professores e tutores – tudo como já conhecemos no presencial.

A vantagem é que o aluno tem mais flexibilidade para estudar. Ele pode assistir às aulas de manhã, à tarde ou à noite, fazer uma maratona no fim de semana – da forma que preferir.

Claro, é preciso ficar ligado nos prazos, fazer as atividades solicitadas e participar efetivamente das aulas.

Será que essas comodidades tornam o curso de Ciências Contábeis mais fácil?

Em parte sim, principalmente para quem se sente mais confortável estudando no seu próprio tempo.

Os conteúdos não mudam, têm o mesmo grau de complexidade tanto no EAD quanto no presencial. Acontece que, para muita gente, a possibilidade de aprender com flexibilidade torna o processo de aprendizagem mais tranquilo.

Para isso, é necessário máxima dedicação e comprometimento total.

Ah, os estágios precisam ser feitos presencialmente!

Os cursos a distância de Ciências Contábeis são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), portanto têm diploma válido no mercado de trabalho.

Todos os formados, independentemente da modalidade escolhida, precisam se credenciar no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para exercer legalmente a profissão.

O que se estuda na faculdade de Ciências Contábeis

Para ter uma ideia melhor se a faculdade de Ciências Contábeis vai ser fácil ou difícil pra você, dê uma olhada nas matérias apresentadas ao longo do curso:

  • Capital de giro e análise financeira
  • Matemática financeira
  • Análise de custos
  • Análise de investimentos e fontes de financiamento
  • Gestão de projetos
  • Comportamento organizacional
  • Legislação social e trabalhista
  • Modelos de gestão
  • Contabilidade comercial
  • Contabilidade fiscal e planejamento tributário
  • Estrutura das demonstrações contábeis
  • Legislação tributária
  • Práticas contábeis
  • Análise das demonstrações contábeis
  • Contabilidade do setor público
  • Noções de atuária
  • Contabilidade de custos e industrial
  • Controladoria
  • Perícia e auditoria
  • Contabilidade de sociedades de capital aberto
  • Teoria da contabilidade

Onde fazer uma faculdade de Ciências Contábeis

Com disponibilidade em mais de 1.100 faculdades, não vai ser difícil encontrar um curso de Ciências Contábeis perto de você.

Mas para se dar bem num mercado tão concorrido (mais de 360 mil novos contadores devem entrar no mercado nos próximos anos) é importante investir num ensino de qualidade.

Por isso, faça uma boa pesquisa antes de escolher a faculdade. Dê prioridade àquelas que são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

A gente tem algumas sugestões para você incluir na sua lista:

Veja também:

Saiba tudo sobre o curso de Gestão Financeira

E aí, Ciências Contábeis parece fácil ou difícil pra você? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin