Descubra se é possível fazer Ciências Contábeis em 1 ano

Será que dá para entrar tão rápido assim no mundo da Contabilidade e se formar em 1 ano? Veja a resposta!

Ciências Contábeis é um dos cursos mais quentes do momento.

Se você não acredita, veja esta: a graduação é uma das mais procuradas do Brasil. No caso do modelo a distância, por exemplo, são mais de 120 mil alunos matriculados atualmente.

O sucesso não é por acaso. Em tempos de economia instável, nada como um profissional capaz de botar ordem nas finanças!

Se você está pensando em seguir por essa carreira, já deve imaginar que quanto antes conseguir entrar na área melhor, certo?

Saiba se é possível fazer Ciências Contábeis em 1 ano e as faculdades que oferecem essa opção.

É possível fazer Ciências Contábeis em 1 ano?

De acordo com as diretrizes curriculares do MEC (Ministério da Educação), o curso de Ciências Contábeis precisa ter uma carga mínima de 3.000 horas totais.

Isso dá exatamente quatro anos de estudos.

Ou seja: é impossível fazer o curso de Ciências Contábeis em apenas 1 ano, mesmo que seja no EAD (que pode oferecer formações mais rápidas).

Isso acontece, pois a carga de disciplinas que o aluno precisa estudar é bem alta e não é possível abrir mão desses conhecimentos para tentar diminuir o tempo de duração do curso. Isso só iria danificar a qualidade dos profissionais que seriam formados.

Mas calma, nem tudo está perdido.

Se você deseja atuar na área de finanças, ainda existem opções bem interessantes de formações em grau de tecnologia. Confira!

Cursos na área de Ciências Contábeis

Os tecnólogos são cursos superiores de curta duração (até 2 anos). Focados nas grandes demandas do mercado, formam profissionais aptos a trabalhar em diversos segmentos econômicos.

Esse tipo de formação é um sucesso no Brasil.

Rápidos, práticos e acessíveis, podem ser encontrados em milhares de faculdades pelo país.

Na área de Ciências Contábeis temos pelo menos duas alternativas:

Gestão Financeira – Esse é o tecnólogo que mais se aproxima de Ciências Contábeis. Em apenas dois anos de estudos, o aluno aprende a analisar resultados financeiros, elaborar indicadores que ajudam na tomada de decisão, analisar informações gerenciais, montar orçamentos, controlar fluxo de caixa, captar recursos e gerenciar equipes na área.

Gestão Comercial – Embora seja voltado para o comércio, esse curso tem a ver com Ciências Contábeis – pelo menos na parte que envolve análises financeiras, tributos e estudos de viabilidade econômica. O gestor comercial tem uma atuação próxima aos consumidores, ajuda na formação de preços, análise de concorrência, custos de operações. Também pode ser feito em dois anos.

Bacharelado em Ciências Contábeis ou um Tecnólogo na Área de Finanças?

A resposta para a pergunta deste tópico depende daquilo que você quer para o seu futuro profissional.

O curso bacharelado de Ciências Contábeis é ideal nos seguintes casos:

  • O aluno consegue dispor de quatro anos de estudos (dá para conciliar a faculdade com o trabalho).
  • Quer ter uma atuação mais ampla no mercado de trabalho, podendo ocupar cargos em diferentes setores da área de finanças.
  • Tem ambição de ocupar posições mais elevadas na profissão.
  • Está disposto a arcar com os custos dos estudos (dá para conseguir bolsa!).

Já os tecnólogos são a opção certa nos seguintes casos:

  • O aluno tem pressa de entrar no mercado de trabalho com um diploma de nível superior.
  • Não se importa em ter uma atuação mais focada na área de finanças.
  • Quer pagar ainda menos pelos estudos.

A boa notícia é que, independentemente de sua escolha, a área de finanças está sempre à procura de bons profissionais.

O importante é optar por uma faculdade de qualidade reconhecida, que irá render um diploma valorizado nessa área tão concorrida.

Onde estudar Ciências Contábeis?

Independentemente de você desejar cursar a graduação em Ciências Contábeis ou um tecnólogo na área de finanças, o primeiro passo é escolher a instituição certa.

Durante a sua pesquisa, o primeiro passo é garantir que ela seja credenciada e bem-avaliada pelo MEC, para que sua experiência de aprendizado seja positiva e que ao final do processo seu diploma seja reconhecido em todo o território nacional.

Além disso, poder usar sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudos integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade que também é um diferencial muito importante na hora de tomar uma decisão acertada.

Para ajudá-lo, listamos aqui algumas ótimas opções de faculdade para se matricular. Todas elas são reconhecidas pelo MEC e contam com um sistema de ensino verificado e totalmente qualificado. Confira: 

Chegou a hora de se matricular e começar a estudar!

Veja também:

Quanto ganha um técnico em Contabilidade?

Veja a lista de faculdades reconhecidas pelo MEC

Entendeu porque não é possível fazer Ciências Contábeis em 1 ano? Se tiver alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin