Saiba tudo sobre fazer o curso de formação de professores

O professor é o profissional responsável por atuar na aprendizagem e formação de crianças, jovens e adultos. Para exercer essa profissão, é necessário passar por uma formação acadêmica para desenvolver técnicas de ensino sobre um determinado assunto.

O curso de formação de professores

De acordo com a Resolução Nº 2 de 2015, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos para formação de professores incluem: cursos de licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica para graduados não licenciados.

Os cursos de licenciatura são voltados para aqueles que não possuem uma graduação, enquanto a segunda licenciatura, como o próprio nome já diz, é voltada para pessoas que já cursaram uma graduação no grau licenciatura. Por fim, há a formação pedagógica para graduados não licenciados, sobre a qual falaremos a seguir.

O curso de formação pedagógica para graduados não licenciados

O curso de formação pedagógica para graduados não licenciados,  Programa Especial de Formação de Docentes ou R2, como também é conhecido, é uma graduação de curta duração que capacita profissionais para dar aulas no ensino fundamental e médio.

A diferença entre esse curso e as licenciaturas, é que ele é voltado para pessoas com diplomas de ensino superior que não sejam desse grau, ou seja, bacharéis ou tecnólogos. Consequentemente, ele expande as oportunidades de atuação no mercado de trabalho e supre a carência de professores do ensino básico.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa que tenha interesse em dar aulas e possua um diploma de graduação nos graus bacharelado ou tecnológico pode cursar o R2. Entretanto, essa formação deve ser feita na mesma área de conhecimento da primeira.

Se uma pessoa é formada no grau bacharelado de Biologia, por exemplo, o R2 escolhido deve ser o de Biologia. Já um profissional formado em Engenharia, deve cursar o R2 em Matemática. Isso acontece porque o objetivo da formação pedagógica para graduados não licenciados é habilitar profissionais para dar aula na sua área de conhecimento.

Como funciona?

Para ingressar em um curso R2 não é necessário prestar vestibular, apenas fazer a inscrição no site da instituição de ensino escolhida e apresentar os documentos pessoais, como: diploma do bacharelado ou tecnológico e o histórico escolar.

O curso tem duração de aproximadamente um ano a um ano e meio. Além das disciplinas voltadas para a área de conhecimento da graduação, a grade curricular também conta com matérias pedagógicas. Veja a seguir quais são as principais:

  • Psicologia da Educação
  • Didática
  • Desenvolvimento e aprendizagem
  • Políticas da Educação Básica
  • Metodologia do ensino
  • Avaliação da aprendizagem
  • Gestão e avaliação educacional

Além das disciplinas, o estágio supervisionado é obrigatório para conclusão do curso e retirada do diploma.

Após a formação, o profissional pode trabalhar em escolas públicas, por meio de concursos públicos, assim como instituições de ensino privadas. Além de dar aula, é possível atuar como coordenador ou gestor educacional. Também é possível atuar em ações educativas de empresas ou iniciativas sociais.

Onde fazer o curso de R2?

O Ministério da Educação determina que apenas instituições de ensino que ofereçam cursos de licenciatura disponibilizem também os cursos de formação pedagógica para não licenciados. Sendo assim, essa é uma informação importante que deve ser averiguada antes de efetuar a matrícula.

A Cruzeiro do Sul Virtual, por exemplo, é uma opção de instituição de ensino superior que oferece diversas opções de cursos R2, na modalidade de ensino a distância. Confira:

  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Matemática
  • Português
  • Química

Todos os cursos são autorizados pelo MEC, o que garante que o diploma seja válido em todo o país. No formato a distância da Cruzeiro do Sul Virtual os alunos, as aulas acontecem em uma plataforma online e, além dos professores, a modalidade também conta com tutores para tirar dúvidas dos alunos. Já as avaliações acontecem em polos, unidades da universidade distribuídas em diversas cidades do país. Para saber mais sobre o curso e a instituição, é só clicar no link abaixo:

Além da Cruzeiro do Sul Virtual, outras instituições de ensino também oferecem cursos de formação de professores, de acordo com as diretrizes do MEC. Confira abaixo algumas opções:

De acordo com um estudo publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas com formação de nível superior podem ganhar até 140% a mais do que aquelas que não possuem.

E aí? Preparado para ingressar no curso de formação de professores? Responda nos comentários abaixo!

Leia também:
Como é e onde fazer uma licenciatura curta?
Saiba tudo sobre a segunda licenciatura e veja onde estudar
Saiba tudo sobre fazer uma segunda licenciatura EAD

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin