Conheça os melhores cursos online gratuitos

Quer estudar a distância? Então confira agora quais são os melhores cursos online gratuitos!

Estudar a distância facilita bastante a vida dos estudantes. Além de econômico, o curso EAD oferece mais flexibilidade, possibilitando que os alunos estudem quando e onde quiserem. Mas você sabe quais graduações podem ser estudadas a distância? 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

melhores cursos online gratuitosBom, primeiro vamos começar pelos cursos que não podem ser feitos nessa modalidade. Medicina, Psicologia, Fonoaudiologia e outros relacionados à área da saúde contam com muitas aulas práticas na grade curricular, portanto não podem ser oferecidos no formato EAD. Além disso, Direito, Astronomia e algumas Engenharias também não são ofertadas a distância.

Tirando as faculdades com muitas aulas práticas, as demais podem ser oferecidas tanto presencialmente quanto a distância. Descubra quais são as melhores faculdades a distância, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Melhores cursos online gratuitos

A lista, a seguir, contempla os cursos que receberam nota 5 e 4 no Conceito Preliminar do Curso (CPC) do MEC. O CPC é um índice de avaliação que mede a qualidade dos cursos de graduação em todo o país. 

A avaliação corresponde à edição mais recente, 2019, dos cursos de instituições públicas. Confira:

Universidade Curso  Cidade do Polo (UF) Nota
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – (Cefet/RJ) Engenharia de Produção Rio de Janeiro (RJ) 5
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Engenharia Ambiental Itapetininga (SP) 4
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Engenharia Ambiental Jales (SP) 4
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Engenharia Ambiental Senhor do Bonfim (BA) 4
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Engenharia Ambiental Pato Branco (PR) 4
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Engenharia Ambiental Iguaba Grande (RJ) 4
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Engenharia Ambiental Apiaí (SP) 4
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Engenharia Ambiental São Carlos (SP) 4
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Engenharia Ambiental Catalão (GO) 4
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Engenharia Ambiental São José do Vale do Rio Preto (SP) 4
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Engenharia Ambiental São José dos Campos 4
Universidade Federal Fluminense (UFF) Engenharia de Produção Niterói (RJ) 4
Universidade Federal Fluminense (UFF) Engenharia de Produção Cantagalo (RJ) 4
Universidade Federal Fluminense (UFF) Engenharia de Produção Macaé (RJ) 4
Universidade Federal Fluminense (UFF) Engenharia de Produção Volta Redonda (RJ) 4
Universidade Federal Fluminense (UFF) Engenharia de Produção São Gonçalo (RJ) 4
Universidade Federal Fluminense (UFF) Engenharia de Produção Angra dos Reis (RJ) 4

Como fazer um curso online gratuito

É possível estudar de forma gratuita em uma universidade pública ou privada. Veja quais as maneiras de ingressar em cada uma dessas instituições.

Faculdade pública

A maneira mais conhecida de estudar de graça é ingressando na faculdade pública. Mas tenha em mente que se você optar por isso, deverá se dedicar bastante aos estudos, a fim de ir bem no vestibular e garantir sua vaga.

Um dos caminhos é por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em que os estudantes usam a nota do Enem para ingressar em uma instituição de ensino superior. Diversas faculdades oferecem vagas no programa tanto para cursos presenciais quanto para cursos a distância.  Sendo assim, basta o candidato se dedicar bastante para ir bem no exame. 

Porém, existem algumas instituições que não aceitam o Enem e contam com vestibulares próprios. Nesse caso, o candidato deve ficar atento ao edital e às regras do processo seletivo.

Contudo, tanto o Enem quanto o vestibular da faculdade pública são bastante concorridos e nem sempre é possível conseguir uma vaga. Caso isso aconteça, fique tranquilo: ainda há outras opções.

Além de ser possível estudar de graça na universidade pública, também existe a opção de fazer a faculdade privada sem pagar nada. Existem duas formas para isso. Confira como a seguir! 

Faculdade privada

A primeira maneira de fazer EAD de graça na faculdade particular é também por meio do Enem. Neste caso, o aluno precisa se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) para tentar uma bolsa integral, de 100% em alguma das universidades participantes.

Para se candidatar às vagas de bolsas do programa, é preciso se encaixar em alguns pré-requisitos estipulados pelo Ministério da Educação (MEC). Dentre eles, ter conseguido pelo menos 450 pontos no Enem mais recente, além de não zerar a redação e ter renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.

A segunda forma é conquistar uma bolsa na própria faculdade. Diversas instituições oferecem vários tipos de descontos, mas é necessário consultar no site de cada uma as condições para consegui-los.

Onde fazer cursos online gratuitos

Outra opção para você que deseja fazer um curso a distância é a Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo da América Latina. Na plataforma é possível encontrar cursos com descontos de até 80% em mais de mil instituições espalhadas pelo país.

Para concorrer a uma bolsa de estudo não é necessário comprovar renda, por isso é essa é uma ótima alternativa para quem deseja estudar pagando menos.

Para te ajudar, listamos abaixo algumas instituições que oferecem cursos EAD e contam com programas de descontos. Dessa forma, você pode concorrer a uma bolsa e estudar por um preço que condiz com o seu orçamento. Além disso, todas elas são reconhecidas pelo MEC.

Veja também: + Confira as 10 melhores faculdades com ensino a distância

+ Os melhores cursos EAD do Brasil

São muitas opções de graduações, não é mesmo? Agora que você já sabe quais são os melhores cursos online gratuitos, já conseguiu se decidir por um? Então comente abaixo, pois queremos saber tudo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin