dcsimg

Conheça 6 cursos para quem gosta de artes e cultura

Saiba qual é o papel dos profissionais formados nos melhores cursos para quem é apaixonado por artes e cultura.

Antes de fazer a escolha final da sua graduação, cabe uma dica: leia tudo o que puder sobre os cursos, ouça as opiniões de quem está fazendo os cursos que você tem interesse e, se possível, converse com os profissionais da área.

Quanto mais racional e menos impulsiva for sua escolha, menores as chances de você se frustrar.

Se você já tem ideia ao menos do que gosta, já é um começo. Neste texto, nós listamos seis cursos para quem tem afinidade com os temas artes e cultura. Eles te despertam interesse? Então acompanhe com atenção o conteúdo a seguir:

1. Arquitetura e Urbanismo

O arquiteto é o profissional responsável por atuar na projeção, construção e reforma de edificações, além da preservação e restauro de obras consideradas patrimônio histórico.

Além disso, o arquiteto também pode exercer tarefas de consultoria, assessoria e gerenciamento de obras, realizar vistorias, laudos, avaliações e pareceres.

No curso de Arquitetura e Urbanismo, o estudante é capacitado para trabalhar em projetos prediais, paisagísticos, design de interiores e planejamento urbano, tendo como base a compreensão dos processos e produtos envolvidos na construção do habitat humano.

2. Artes Visuais

O profissional de artes visuais atua com variadas técnicas visuais, tais como pinturas, animações, desenhos e renovação de linha de produtos. Ele também está apto a atuar com seleção e classificação de obras de uma exposição ou evento cultural, assim como a restauração de objetos de arte antigos ou deteriorados.

O curso de Artes Visuais forma mais que profissionais com habilidades artísticas. Mas também forma cidadãos capazes de interpretar e analisar criticamente o mundo.

3. Design

O designer é aquele profissional responsável por criar logotipos e atuar no desenvolvimento visual de jornais, revistas, panfletos, anúncios e outdoors.

Já na área digital, responsabiliza-se por desenvolver interfaces para sites, games e dispositivos móveis.

Por outro lado, se a opção for atuar na área industrial, o designer cria objetos, de acordo com critérios de funcionalidade e estética.

O curso de Design costuma ter um currículo generalista. Entretanto, em algumas instituições, o curso possui um direcionamento para uma área específica da profissão, como desenho industrial, design de produto ou design gráfico.

Esteja atento a esse detalhe quando for fazer sua escolha no momento da inscrição no vestibular.

4. História

O historiador é o profissional que estuda o passado das organizações humanas, assim como da própria conduta do homem. Entre esses aspectos, pode-se incluir a economia, a cultura, as diferentes ideias, o conceito de sociedade de cada época e o cotidiano.

No curso de História, o estudante aprende a analisar variados tipos de documentos históricos, além de compreender as ações humanas ao longo do tempo, a partir da interpretação desses materiais.

5. Jornalismo

O jornalista é o profissional capacitado para apurar, redigir e veicular notícias, utilizando os meios de comunicação, tais como jornais, revistas, sites, canais de televisão e emissoras de rádio. Sendo assim, o jornalista está apto a participar de todo o processo de produção de uma notícia dentro de um segmento da imprensa.

O curso de Jornalismo prepara o estudante para torná-lo hábil na produção textual, e na capacidade e desenvoltura de expressão oral. Em diversas instituições, também é comum o aluno aprender a manipular softwares de edição de textos, imagens e vídeos.

6. Sociologia

O sociólogo é responsável por estudar as características dos grupos sociais, econômicos, culturais e políticos. Analisa suas formações, particularidades e de que maneira os indivíduos se relacionam entre si e com todo o grupo. Esse profissional tem uma ampla visão de mundo e dos processos sociais.

O curso de Sociologia é do tipo licenciatura e forma profissionais, principalmente, para a carreira acadêmica. Diferente do curso de Ciências Sociais, que pode ser do tipo bacharel ou licenciatura, e possui três habilitações diferentes: Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas.

Onde estudar

É de extrema importância escolher uma instituição de ensino de boa qualidade. Para isso, é preciso saber se as faculdades que você tem em mente são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Sem o aval do órgão, seu diploma não terá validade.

Acompanhe a seguir para saber as faculdades que selecionamos que, além de serem reconhecidas e muito bem avaliadas pelo MEC, ainda oferecem mensalidades acessíveis e outras facilidades financeiras, como bolsas de estudo, descontos e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Conheça os melhores cursos pra quem quer ter negócio próprio

Já sabe qual curso da lista você quer fazer? Em qual faculdade? Conte para a gente aqui embaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin