dcsimg

Conheça 5 cursos para quem quer seguir na carreira pública

Saiba o que fazem e onde atuam os profissionais formados nos melhores cursos para ingressar na carreira pública.

O servidor público tem como principal atribuição ajudar no desenvolvimento das obrigações e demais projetos municipais, estaduais e federais. E muitos são os profissionais que almejam um cargo público, por este proporcionar estabilidade, ótimos salários e inúmeros benefícios.

Ao decorrer do ano, muitos editais são publicados para cargos municipais, estaduais e federais diversos. Você pode fazer um curso superior e prestar concurso público na área escolhida.

Pensando nisso, listamos 5 opções de cursos para você que deseja seguir o sonho da carreira pública. Confira:

1. Serviço Social

O profissional dessa área é o assistente social, que atua buscando a defesa e a ampliação dos direitos sociais e o cumprimento das políticas sociais. Assim, combate as desigualdades da sociedade, propondo soluções para melhorar as condições de vida dos cidadãos.

O assistente social pode atuar em órgãos públicos, em organizações não governamentais (ONGs) ou até mesmo em empresas privadas.

No setor público, esse profissional é muito requisitado em administrações federais, estaduais ou municipais, em escolas públicas ou estaduais, em conselhos de gestão e direitos humanos, em centros de saúde, em presídios e em redes específicas de serviços sociais do governo federal.

O curso de Serviço Social tem como objetivo tornar o estudante capaz de compreender e analisar a dinâmica social, assim como as dificuldades do indivíduo e da comunidade.

2. Segurança Pública

O profissional de segurança pública atua nas ruas, combatendo o crime, prevenindo e reprimindo ações violentas. Além do mais, ele também está apto a elaborar programas e políticas públicas de segurança, levando em conta os interesses coletivos e respeitando os direitos humanos.

O principal campo de atuação do profissional de segurança pública está em órgãos públicos, nas esferas municipal, estadual e federal, tais como: corpo de bombeiros, guarda municipal, ministérios, polícia civil, polícia rodoviária federal, polícia militar, polícia federal e secretarias de segurança.

O curso de Segurança Pública têm como principal objetivo capacitar os estudantes para atuarem na administração de conflitos, com o intuito de promoverem a paz.

3. Direito

O profissional formado em Direito atua na área jurídica de acordo com a aplicação das normas vigentes em diferentes setores sociais, promovendo a organização das relações entre indivíduos e grupos da sociedade.

É possível optar por duas áreas de atuação: advocacia ou carreira jurídica pública. Caso o profissional opte pela carreira jurídica pública, ele pode atuar na delegacia de polícia, advocacia pública, magistratura ou ministério público.

No curso de Direito, o estudante adquire conhecimento teórico e técnico sobre legislação brasileira e legislação internacional,  desenvolvendo uma visão crítica e consciência política e social.

4. Administração

O administrador atua nas empresas de maneira estratégica, gerenciando questões de aspectos financeiros, materiais e humanos, sempre com o objetivo de desenvolver o negócio e fazê-lo lucrar.

O profissional de administração pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e no terceiro setor. Pode ainda prestar consultorias e até abrir seu próprio negócio. Para os administradores que se interessam pela carreira pública, sempre há vários concursos na área com inscrições abertas por todo o país.

No curso de Administração, os alunos aprendem conceitos e técnicas sobre as áreas de uma empresa, além de estratégias para otimizar sua competitividade e eficiência.

5. Pedagogia

O profissional de pedagogia atua lecionando na educação infantil, nos primeiros anos do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Para tanto, ele também executa funções de suporte pedagógico, como direção, supervisão e orientação educacional.

Depois de formado, o pedagogo pode atuar em escolas públicas e privadas, meios de comunicação, ONGs, órgãos públicos ligados à educação, treinamento e coordenação em empresas privadas.

O curso de Pedagogia prepara o estudante para compreender os princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução de assuntos educacionais, podendo assim, garantir e melhorar a qualidade da educação.

Onde estudar para seguir na carreira pública

O mais importante é encontrar uma instituição de ensino de boa qualidade. Nesse caso, é essencial que a instituição tenha o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Só assim o seu diploma terá validade.

Acompanhe mais para saber sobre as faculdades que selecionamos que, além de serem reconhecidas pelo MEC, também possuem uma ótima avaliação por parte do órgão. Confira:

As instituições acima ainda oferecem mensalidades acessíveis, com várias outras facilidades financeiras, como bolsas de estudos, descontos e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Confira 12 faculdades para quem quer trabalhar em banco

E aí, já escolheu qual curso quer fazer para seguir na carreira pública? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin