dcsimg

Conheça os cursos superiores em alta e qual faculdade fazer

Saiba quais são os cursos superiores que estão em alta no mercado de trabalho e veja onde estudar.

A escolha de qual curso superior fazer depende de vários fatores: nossas preferências e habilidades, o tempo de formação, o valor da mensalidade e se existe uma boa oferta de emprego na área escolhida. 

Pesquisas baseadas nas previsões de recrutadores, bem como de outros especialistas apontam quais setores e cursos são os mais promissores.

Com base nesses levantamentos, elaboramos a lista abaixo. São cursos que estão em alta e que oferecem grandes chances de crescimento profissional.

Ciência de Dados

Cursos da área de Informática sempre aparecem entre os mais promissores do mercado. Afinal, a computação está em todos os setores e produz inovações que demandam cada vez mais especialistas.

Hoje, um dos grandes desafios para as empresas é saber como analisar o grande volume de dados coletados por meios digitais.

A graduação tecnológica em Ciência de Dados forma especialistas capazes de extrair informações úteis de grandes bancos de dados e orientar as decisões das empresas.

O cientista de dados pode atuar em várias frentes, como estatística, negócios, programação e inteligência artificial. 

O curso está disponível, por exemplo, na Cruzeiro do Sul Virtual, com duração de quatro semestres no formato EAD (a distância).

Segurança da Informação

Mais um curso da área de computação que tende a crescer bastante nos próximos anos. Manter a segurança das informações recebidas e transmitidas tornou-se um aspecto vital para empresas e organizações. 

O profissional da área projeta redes de computadores seguras, avalia riscos e realiza auditorias, dentre outras atribuições.

Uma das universidades que oferecem o curso é a FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). No formato semipresencial, a graduação dura cinco semestres.

Marketing

A área de marketing tem ganhado cada vez mais importância nos diferentes tipos de organizações.

Os profissionais da área pesquisam tendências de mercado, identificam boas oportunidade para oferta de serviços e produtos, desenvolvem estratégias de atendimento ao cliente e realizam campanhas de divulgação.

Entre os profissionais do setor mais procurados estão os especialistas em marketing digital, que elaboram ações de divulgação e captação de clientes em ambientes digitais, como redes sociais, aplicativos e sites.

É possível encontrar a graduação em Marketing tanto no grau bacharelado (mais abrangente) quanto no grau tecnológico (mais rápido e enxuto).

Algumas faculdades particulares oferecem cursos voltados especificamente ao marketing digital.

Uma delas é a Universidade Anhanguera, que disponibiliza a graduação em Marketing Digital na modalidade tecnológica, com duração de dois anos, nos formatos presencial e a distância (EAD).

Administração

Profissionais com boa formação na área de negócios e gestão encontram bastante espaço no mercado de trabalho, já que podem assumir diferentes cargos em vários tipos de organizações. 

Se o que você procura é versatilidade, a graduação em Administração é uma boa escolha.

A grade curricular é bem generalista e inclui disciplinas das áreas de Economia, Gestão, Comunicação, Estatística, Logística e Matemática Financeira. Geralmente, o curso é oferecido no grau bacharelado, com duração de oito semestres. 

Para quem busca flexibilidade de horários, instituições como a Universidade Anhembi Morumbi e a Cruzeiro do Sul Virtual oferecem a graduação no formato EAD.

Gestão Comercial

Nenhuma empresa que comercializa produtos ou serviços pode abrir mão de bons profissionais de vendas.

A graduação em Gestão Comercial forma profissionais capazes de gerenciar metas comerciais, conduzir contatos com clientes, criar planos de venda, conquistar novos mercados e manter as equipes alinhadas. É uma área que dialoga bastante com o setor de Marketing.

Entre as instituições que oferecem a graduação está a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), onde o curso dura quatro semestres no formato EAD.

Gestão de Recursos Humanos

Toda empresa tem o objetivo de atrair, selecionar e manter os melhores profissionais em suas áreas.

Por isso, o gestor de Recursos Humanos é um personagem fundamental para o crescimento das organizações. Ele cria e conduz estratégias de recrutamento e treinamento, gerencia benefícios e realiza avaliações.

Muitos profissionais que trabalham na área, são formados em Administração de Empresas, mas hoje já existe o curso tecnológico em Gestão de Recursos Humanos, mais especializado.

Uma das universidades que oferecem essa graduação é a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Enfermagem

Os profissionais da área da Saúde costumam encontrar uma taxa de empregabilidade bem alta no mercado.

Os graduados em Enfermagem estão entre os mais solicitados por instituições como hospitais, clínicas e laboratórios.

Quem tem curso superior na área pode assumir cargos estratégicos e de gestão, além de acompanhar procedimentos complexos.

O curso é oferecido no grau bacharelado, com duração de 4 ou 5 anos, e inclui muitas atividades práticas em laboratórios e unidades de atendimento.

Na maioria das instituições, o curso é oferecido apenas na modalidade presencial, embora algumas sejam credenciadas para oferecer a graduação no formato semipresencial, com parte da carga teórica cursada a distância (EAD) – entre elas, estão a Universidade Anhanguera e a UNOPAR.

Onde estudar

Existem boas universidades públicas e privadas que oferecem cursos superiores em alta no mercado de trabalho.

Fique atento ao escolher uma faculdade, verifique se ela é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Assim, você tem a garantia de que o seu diploma será aceito tanto por empresas privadas quanto por concursos públicos e cursos de pós-graduação.

Listamos abaixo algumas universidades particulares reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem os cursos listados aqui e muitas outras opções. Além de cobrarem mensalidades bem em conta, essas instituições têm programas próprios de bolsas e descontos. Confira:

Entre em contato com a universidade de seu interesse para saber mais sobre cursos, processos seletivos e programas de incentivo.

Leia mais:

Descubra quais profissões estão em alta na área de negócios

Quais as faculdades a distância mais bem conceituadas?

Você já decidiu qual curso superior deseja fazer? Em que área gostaria de trabalhar? Deixe seu comentário.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin