dcsimg

Descubra quais profissões estão em alta na área de negócios

Mesmo em cenários de crise e de economia pouco aquecida, as empresas continuam a buscar profissionais que sejam capazes de contribuir de verdade para o crescimento dos negócios.

As profissões que estão em alta na área têm algumas características em comum: combinam habilidades de análise, comunicação e uso de tecnologia.

Hoje, a realidade é de transformação digital, mudanças nas relações de trabalho e novas demandas dos consumidores, que valorizam cada vez mais os serviços personalizados e o alinhamento das empresas com princípios éticos e de sustentabilidade. 

Conheça alguns dos setores que estão em alta na área de negócios, de acordo com consultorias e instituições de pesquisa:

  • Marketing digital
  • Vendas e gestão comercial
  • Planejamento financeiro
  • Empreendedorismo 
  • Gestão de Recursos Humanos 
  • Compliance (área que avalia a adequação dos processos das empresas às normas legais)

A seguir, vamos falar um pouco sobre cada uma dessas áreas. Saiba o que fazem os profissionais desses setores e que faculdade cursar para ingressar no mercado.

Marketing

Os profissionais formados na área de Marketing pesquisam as tendências do mercado consumidor, identificam as melhores oportunidades para venda de produtos e serviços, desenvolvem estratégias de atendimento ao cliente e promovem campanhas de oferta e divulgação.

Dentro do setor, destacam-se hoje principalmente os especialistas em marketing digital, responsáveis pelas ações de divulgação e captação de clientes em redes sociais, sites e aplicativos.

Faculdades públicas e privadas oferecem o curso de Marketing tanto no grau bacharelado (mais abrangente) quanto no grau tecnológico (mais enxuto e de menor duração). 

Em instituições particulares, já é possível encontrar cursos superiores voltados especificamente ao Marketing Digital. Uma delas, por exemplo, é a Universidade Anhanguera, que disponibiliza essa formação na modalidade tecnológica, com duração de dois anos, e nos formatos presencial e a distância (EAD).

Vendas

Empresas que comercializam produtos e serviços não podem abrir mão de bons profissionais de vendas. Afinal, eles são os principais responsáveis por garantir os lucros das organizações.

Um dos cursos superiores voltados a quem deseja atuar na área é a graduação tecnológica em Gestão Comercial.

O curso forma profissionais com visão estratégica para gerenciar metas, atualizar sistemas de informação, conduzir contatos com clientes, criar planos de venda, conquistar novos mercados e manter alinhadas as equipes de marketing e vendas (em lojas físicas e virtuais).

Entre as faculdades que oferecem o curso está a Cruzeiro do Sul. A graduação costuma durar dois anos e ser oferecida nas modalidades presencial e EAD.

Planejamento financeiro

O gestor ou analista de finanças acompanha e gerencia o fluxo de caixa da empresa. Ele coordena pagamentos e valores a receber, define e controla orçamentos, administra o capital de giro e trabalha na implantação de novos negócios e iniciativas de expansão das organizações.

Muitos profissionais da área fizeram cursos superiores como Administração de Empresas, Economia e Contabilidade. Em algumas instituições, como a Cruzeiro do Sul, é possível encontrar a graduação tecnológica em Gestão Financeira, normalmente com duração de dois anos.

Empreendedorismo

A área de Empreendedorismo aparece na nossa lista porque muitas organizações têm terceirizado certas atividades e contratam, para isso, empresas parceiras especializadas. Em vez de buscar um emprego fixo tradicional, muitos jovens profissionais têm escolhido abrir suas próprias empresas e oferecer seus serviços a outros negócios.

Algumas faculdades, como a Anhanguera, têm o curso superior tecnológico em Empreendedorismo. Nele, os alunos aprendem como analisar a viabilidade de novos negócios, conduzir processos de inovação, elaborar propostas empresariais e criar estratégias para ampliar produtividade e vendas. 

Recursos humanos

As empresas precisam saber como atrair e selecionar os melhores profissionais em suas áreas. Além disso, enfrentam o desafio de manter essas pessoas motivadas e em constante desenvolvimento.

Por isso, o gestor de Recursos Humanos é um personagem fundamental para o crescimento das organizações. Ele cria e conduz estratégias de recrutamento e treinamento dos colaboradores, além de gerenciar benefícios, avaliações e políticas de salários e benefícios.

Entre os cursos que formam profissionais para a área estão o bacharelado em Administração de Empresas e o curso tecnológico em Gestão de Recursos Humanos.

Compliance

A área de Compliance é essencial principalmente em grandes organizações. Ela é responsável por verificar se os processos e as iniciativas da empresa estão de acordo com as regras internas de conduta e também com a legislação. 

Após escândalos e investigações como a Lava Jato, muitas companhias passaram a investir mais nesse setor. Afinal, casos de corrupção e irregularidades causam enorme prejuízo de imagem e podem levar empresas à falência.

É possível encontrar profissionais de Compliance com formação superior em Administração de Empresas, Direito, Ciências Contábeis e até Engenharia. Normalmente, para se especializar na área é preciso fazer cursos de pós-graduação e atualização após a faculdade.

Onde estudar

A maior parte dos bacharelados mais tradicionais na área de negócios é oferecida por universidades públicas e privadas. 

Já os cursos superiores de grau tecnológico estão disponíveis principalmente em instituições particulares. O formato enxuto e a curta duração dessas formações são ideais para quem pretende entrar rapidamente no mercado de trabalho.

Pesquise bem suas opções de cursos e faculdades. Lembre-se de que é importante escolher uma instituição reconhecida e bem avaliada pelo MEC, como estas:

Ao escolher uma universidade reconhecida, você terá a garantia de que seu diploma será aceito pelo mercado de trabalho, em concursos públicos e por institutos de pós-graduação. 

Leia mais:

Conheça a carreira em Administração de Empresas

Tudo o que você precisa saber sobre tecnólogo em Recursos Humanos

Você tem interesse pela área de negócios? Que curso pretende fazer? Deixe um comentário contando para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin