Veja 6 cursos tecnólogos em alta para 2021

O mercado de trabalho está em constante atualização e um dos fatores que pode ser levado em consideração durante o momento de escolha profissional é, justamente, a tendência de mercado.

Atualmente, existem mais de 130 cursos tecnológicos no Brasil, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Dentre eles, alguns receberão destaque ao longo deste ano. 

Quais cursos de tecnólogos estão em alta para 2021?

A empresa de consultoria de recursos humanos, Robert Half, fez um levantamento com informações sobre as tendências de recrutamento para 2021.

Baseado nessas informações, o Guia da Carreira listou seis cursos tecnólogos em alta para este ano. Confira!

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas possui duração de até três anos e capacita profissionais para desenvolver, analisar, implementar e atualizar sistemas de informação para diferentes áreas.

Gestão de Recursos Humanos

Com duração média de dois anos, o curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos forma profissionais para gerenciar pessoas, assim como processos admissionais, retenção de talentos, salários e benefícios.

Gestão de Seguros

O curso de Gestão de Seguros tem duração média de dois anos e prepara profissionais para atuar com o planejamento, execução e gerenciamento de atividades de seguros como o sinistro.

Gestão Financeira 

A graduação tecnológica em Gestão Financeira dura, aproximadamente, dois anos e capacita profissionais para gerenciar o setor financeiro de uma empresa e executar funções como planejamento financeiro, análise de mercado e acompanhamento de fluxo de caixa.

Marketing

Aumentar vendas, desenvolver estratégias de mercado e gerenciar os processos de venda são algumas das capacitações que os formandos em Marketing receberão ao longo da formação que dura, em média, dois anos.

Segurança da Informação

O curso tecnológico em Segurança da Informação é voltado para a formação de profissionais habilitados para atuar no desenvolvimento e aplicação de métodos de proteção de dados. A formação tem, aproximadamente, dois anos de duração.

Quem pode fazer um curso de tecnólogo?

O tecnólogo é um curso superior e, portanto, voltado para pessoas que tenham concluído o Ensino Médio e tenham o certificado de conclusão em mãos.

Como funciona o curso tecnológico?

A graduação tecnológica é mais rápida, pois tem como objetivo oferecer aos formados um rápido ingresso no mercado de trabalho. Por esse motivo, os cursos também são mais específicos.

Existe curso de tecnólogo a distância?

Sim. Os cursos tecnológicos também podem ser encontrados na modalidade a distância.

Nesse formato, os estudantes aprendem por meio de uma plataforma digital conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nela, é possível acessar aulas ao vivo ou gravadas, materiais para estudo e atividades.

Também é possível interagir com os professores e colegas de turma, assim como tirar dúvidas com o tutor. 

Embora o curso seja a distância, o aluno deve comparecer ao polo mais próximo com uma certa frequência que pode variar de acordo com cada instituição. Provas e atividades práticas, por exemplo, normalmente são realizadas presencialmente. Entretanto, é preciso ressaltar que a maior parte da carga horária é realizada on-line. Nesse contexto, a presença – que é um dos requisitos para ser aprovado em uma disciplina – é contabilizada a partir da entrega das atividades.

É importante ressaltar, porém, que as diretrizes curriculares do Ministério da Educação para cursos tecnológicos é a mesma tanto para a modalidade presencial quanto para o ensino a distância. Apenas o formato em que o ensino ocorre é que se distingue. O diploma para os dois tipos de formação também é o mesmo. 

Quanto custa um curso tecnológico?

Segundo informações disponíveis no site Quero Bolsa, é possível encontrar cursos de tecnólogo por mensalidades a partir de R $60,00 na modalidade a distância e a partir de R$102,00 no modelo presencial. Lembrando que os valores podem variar de acordo com a instituição e a região do País.

Onde encontrar cursos de tecnólogos?

O diploma de graduação pode contribuir para uma inserção profissional mais rápida, uma promoção ou até mesmo aumento salarial. De acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas com nível superior ganham mais que o dobro do que aquelas que não possuem.

No entanto, antes de efetuar a matrícula em qualquer instituição de ensino, é preciso verificar se o curso possui a autorização e reconhecimento do Ministério da Educação, pois isso é o que garante que o diploma tenha validade nacional.

A seguir, veja alguns exemplos de instituições que oferecem cursos tecnológicos autorizados e reconhecidos pelo MEC:

Veja também:
Confira quais cursos de tecnólogo existem
Descubra o que faz um tecnólogo
Descubra quais são os 7 cursos tecnólogos mais bem pagos
Tecnólogo: saiba tudo sobre esse curso e veja onde cursar 

Agora que você já sabe tudo sobre cursos tecnológicos, já escolheu qual deles têm mais a ver com você? Compartilhe com a gente pelos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!