dcsimg

Tecnólogo: saiba tudo sobre esse curso e veja onde cursar

Você sabe que, ao optar por um curso de tecnólogo, adianta sua carreira em dois anos? Interessante, não? Saiba mais neste post!

Os cursos de graduação oferecem 3 tipos de titulação: bacharel, professor e tecnólogo. A escolha por um ou outro tipo de curso se dá segundo o objetivo que o aluno quer alcançar.

Se a meta for ingressar no mercado de trabalho o quanto antes, existem as graduações tecnológicas com duração de 2 a 3 anos. Já os bacharelados e as licenciaturas duram de 4 a 5 anos. Para adiantar sua carreira, escolha um curso tecnológico.

Preparamos um miniguia com tudo que você precisa saber sobre a carreira de tecnólogo e como, por que e onde fazer um curso de graduação tecnológica.

Tecnólogo: quem é esse profissional

Tecnólogo é a titulação que recebe o estudante que opta pelo curso tecnológico. Muita gente o confunde com o curso técnico e acha que o tecnólogo não possui formação superior.

Vamos desfazer essa confusão?

Um curso técnico é profissionalizante, mas de nível médio. Já o tecnológico é um curso que proporciona grau superior.

A diferença do curso tecnológico para os demais cursos de graduação é, além do tempo, o foco.

As licenciaturas preparam os alunos para atuarem em sala de aula, como professores. O bacharelado foca em teorias, fundamentos e conceitos e proporciona uma ampla visão do campo de trabalho.

O tecnólogo, por sua vez, é preparado para “colocar a mão na massa” assim que sair da faculdade. A formação tecnológica o capacita em uma área específica, pronto para atender as necessidades do mercado.

Como fazer um curso de tecnólogo?

Os cursos tecnológicos são oferecidos nas modalidades presencial e a distância. Por ter duração mais curta e preços mais acessíveis, a oferta desses cursos se amplia fortemente enquanto a procura cresce de forma acelerada.

O ingresso se dá por prova tradicional, agendada ou Enem. Ao longo dos semestres, o aluno estuda as disciplinas direcionadas ao ensino da prática da profissão. Essa prática é reforçada por projetos multidisciplinares, durante os quais há o contato com o dia a dia da profissão.

Para fazer um curso de tecnólogo, você precisa conhecer instituições de ensino que ofereçam essa opção, pesquisar sobre a área de interesse e optar pela modalidade que mais se encaixe em sua rotina.

Perguntas frequentes relacionadas ao curso de tecnólogo

Caso precise de mais informações, selecionamos três perguntas frequentes sobre os cursos de tecnólogo. Dá uma olhada:

  1. O curso de tecnólogo é reconhecido pelo MEC?

Sim. Para abrir um curso, as universidades precisam de autorização do MEC. Mais tarde, quando a primeira turma tiver avançado 50% do curso, acontece o reconhecimento. Esse reconhecimento permite que a universidade emita o diploma.

Depois, a cada três anos é preciso que as instituições de ensino façam a renovação de reconhecimento de cursos.

Como o curso de tecnólogo é uma graduação, as regras são as mesmas.

  1. Por que devo fazer um curso de tecnólogo?

Já falamos sobre a possibilidade de entrar no mercado de trabalho mais cedo e sobre os valores mais acessíveis, ou seja, o curso de tecnólogo é mais barato.

Outro ponto que conta bastante e deve ser considerado é que as empresas absorvem muito bem o tecnólogo, muitas vezes ele já fica trabalhando no mesmo local em que fez o estágio.

Por ter conhecimento específico em determinada área, muitas empresas preferem contratar o tecnólogo. É importante salientar que esse profissional ocupa cargos mais operacionais enquanto o bacharel é mais requisitado para cargos de gestor ou administrador.

  1. É possível conseguir bolsas de estudos para cursos tecnológicos?

Sim. Há a possibilidade de conseguir bolsas, descontos especiais ou financiamentos. Algumas instituições têm programas próprios, como desconto para quem teve uma boa nota no Enem ou bolsa para quem teve aproveitamento alto na prova tradicional de ingresso ao curso.

Para isso, você deve pesquisar junto à universidade de sua escolha e verificar tudo que ela oferece.

Onde fazer um curso de tecnólogo

As seguintes universidades têm opções diversas em graduação tecnológica, em várias áreas do conhecimento. Dá só uma olhada onde você pode encontrar o curso de tecnólogo perfeito para você:

Todas essas universidades são devidamente registradas, autorizadas e reconhecidas pelo MEC.

Você pode se interessar também:

Precisando de bolsa de estudo para faculdade? Veja opções

Faculdade a distância em dois anos

E então? Já decidiu aproveitar as vantagens do curso de tecnólogo e agilizar a carreira? Já escolheu curso e universidade? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin