dcsimg

Saiba tudo sobre Psicologia e veja onde estudar

Entenda como é estudar Psicologia e conheça instituições, reconhecidas pelo MEC, que oferecem o curso.

Estudar Psicologia é uma opção muito interessante para quem se interessa pelo funcionamento da mente humana e gosta de lidar com pessoas.

O psicólogo tem um papel fundamental no tratamento de doenças mentais, traumas, conflitos psicológicos e problemas de comportamento, podendo atuar em diferentes locais, como consultórios, hospitais, escolas e empresas.

Para aproveitar as muitas oportunidades de trabalho na área, é preciso fazer a faculdade de Psicologia.

Neste artigo explicaremos como é curso e o mercado de trabalho para os psicólogos, além de apresentar faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem a graduação. Acompanhe!

O que se estuda em Psicologia

A Psicologia é a ciência que estuda o funcionamento da mente humana e sua influência sobre o comportamento.

Muitas pessoas confundem Psicologia e Psiquiatria, já que ambas são áreas ligadas ao diagnóstico e tratamento de transtornos e doenças mentais.

A diferença é que a Psicologia é uma carreira em si. Por isso, quem quer ser psicólogo precisa fazer o curso superior de graduação. Já a Psiquiatria é uma especialidade da Medicina. Ou seja, para ser psiquiatra é preciso fazer a faculdade de Medicina e depois uma especialização em Psiquiatria.

Como é o curso de Psicologia

A graduação em Psicologia dura em média 5 anos e na maioria das instituições é oferecida no grau de bacharelado, que forma psicólogos para as diferentes áreas de atuação que a profissão permite.

Algumas poucas faculdades oferecem a licenciatura em Psicologia, voltada à formação de professores da área para o ensino superior.

Este curso só pode ser feito na modalidade presencial, pois o Conselho Federal de Psicologia (CFP) não permite que a graduação seja oferecida na modalidade EAD.

Porém, na maioria das instituições, especialmente na rede particular, o curso não é integral. Dessa forma, o aluno pode escolher o horário de estudo que melhor se adapta à sua rotina, tornando muito mais fácil conciliar trabalho e estudos.

Um exemplo é a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS), onde os estudantes de Psicologia podem escolher entre o turno da manhã ou da noite.

Disciplinas

O bacharelado em Psicologia oferece ao aluno uma visão generalista, com muitas disciplinas ligadas aos diferentes campos de atuação desse profissional.

Segundo a grade curricular de Psicologia do Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), as disciplinas obrigatórias do curso são:

  • Psicologia Social
  • Psicologia do Trabalho
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicopatologia
  • Orientação Profissional
  • Aconselhamento e Orientação em Psicologia
  • Diagnóstico e Intervenção em Psicologia
  • Psicologia Escolar e Educacional
  • Terapia Familiar Sistêmica
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas Gerais

O currículo da graduação inclui ainda disciplinas de ciências biológicas e ciências humanas, como História da Psicologia, Desenvolvimento Humano, Genética e Qualidade de Vida, e Bases Biológicas do Comportamento.

Estágio

Além das disciplinas teóricas, é preciso cumprir uma carga horária (em média 600 horas) de estágio supervisionado.

Mais do que um requisito para receber o diploma, o cumprimento do estágio permite ao aluno colocar em prática tudo o que aprendeu na sala de aula e em suas leituras individuais.

Trata-se de uma oportunidade incrível para entrar em contato com as situações que serão vivenciadas em sua prática profissional futura, contando com a supervisão de profissionais experientes para tirar dúvidas.

TCC

O trabalho de conclusão de curso é outro requisito para se formar na faculdade de Psicologia. No TCC, o aluno escolhe um tema sobre o qual quer pesquisar e todo o processo de elaboração é orientado por um professor (o orientador).

Registro no CRP

Depois de se formar, o último passo para poder trabalhar como psicólogo é obter o registro junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Não é preciso fazer nenhuma prova para isso, apenas apresentar a documentação solicitada, incluindo o diploma da graduação, e pagar a taxa de inscrição.

Porque é importante fazer um curso reconhecido pelo MEC

Atenção! Para garantir um diploma válido ― exigido para obter o registro no CRP ―, tomar posse em concursos ou ser contratado por empresas, é preciso estudar em uma faculdade reconhecida pelo MEC, como a Anhanguera.

Se o curso de Psicologia não for reconhecido pelo MEC, o diploma não terá validade e todo o tempo e dinheiro investidos na formação serão perdidos, literalmente.

Mercado de trabalho

Veja as principais opções de trabalho para quem se forma em Psicologia:

  • Prestar atendimento clínico a indivíduos, casais, famílias e grupos em consultório.
  • Atuar na área de orientação vocacional, auxiliando jovens na escolha da profissão.
  • Atuar na prevenção e tratamento de distúrbios de aprendizagem e problemas comportamentais no ambiente escolar.
  • Atender pessoas em situação de vulnerabilidade social em abrigos, casas de passagem, ONGs, orfanatos, asilos etc.
  • Prestar atendimento psicológico a pessoas hospitalizadas e seus familiares.
  • Atuar em processos seletivos e na elaboração de programas de educação corporativa em empresas.

Onde estudar

Pesquisamos para você algumas faculdades públicas e privadas que oferecem o curso de Psicologia reconhecido pelo MEC. As instituições estão presentes em diferentes regiões do país:

Veja também:

A carreira em Psicologia

Faculdade de Enfermagem a distância

Como vimos, a faculdade de Psicologia oferece uma formação bastante ampla ao estudante e abre diversas possibilidades de atuação profissional ― lembrando que é preciso fazer um curso reconhecido pelo MEC.

Agora, depois de conhecer melhor as características do curso de Psicologia, você acha que ele deveria ser oferecido também a distância? Por quê?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin