Psicologia: O que estuda? Veja as matéria da curso!
O psicólogo é o profissional que estuda a mente e o comportamento humano com o intuito de ajudar a resolver problemas como traumas, medos e ansiedades. A área de atuação do psicólogo vai muito além do divã: ele pode atender em empresas, escolas e hospitais, etc. Para isso, é preciso que as matérias de psicologia estudadas na faculdade sejam também abrangentes.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Se você é uma pessoa que sabe se expressar bem, gosta de pessoas, tem uma boa capacidade de análise e empatia, talvez a Psicologia seja uma carreira interessante para você.
Pensando nisso, é importante fazer um bom discernimento profissional, e ingressar em uma boa universidade, que te prepare para os desafios da profissão.
Conhecer as matérias de psicologia estudadas no curso também é uma boa forma de conhecer o que está por vir na faculdade.
Por isso, preparamos este guia com tudo o que você precisa saber sobre o curso de Psicologia, com detalhes sobre as disciplinas e, ao final, uma lista de faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode estudar. Confira!
Veja também:
+ Quer fazer Psicologia? Veja se essa área combina com o seu perfil!
+ Melhores cursos de Psicologia, segundo o Guia da Faculdade
Sobre o curso de Psicologia
O curso de Psicologia é um bacharelado com duração de aproximadamente 5 anos, pensado para formar psicólogos. Há disciplinas relacionadas ao campo das Ciências Biológicas, como Neurologia e Anatomia, e matérias da área das Ciências Humanas, como Antropologia, Teoria Psicanalítica e Psicologia Comportamental.
Durante as aulas, o aluno é preparado para atuar na busca pelo bem-estar e saúde mental das pessoas, aliando conhecimento teórico e prático, adquiridos por meio de aulas convencionais e estágios.
Muitas instituições de ensino oferecem centros de estudos na área de Psicologia, possibilitando que o estudante se familiarize com a pesquisa acadêmica e se prepare para um futuro mestrado ou doutorado.
Geralmente as faculdades exigem cerca de 600 horas de estágio, que podem ser realizadas em hospitais gerais, hospitais psiquiátricos, escolas, empresas e até em clínicas das próprias instituições de ensino. A maioria também exige a entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Veja também:
+ 10 indicações de filmes para estudantes de Psicologia
Matérias do curso de Psicologia
Normalmente a grade curricular de Psicologia é formada por disciplinas obrigatórias, como as listadas abaixo, e por disciplinas optativas.
A ordem em que as matérias são apresentadas durante o curso pode variar, bem como a nomenclatura. Além disso, dependendo da instituição de ensino, é possível que haja diferenças da programação apontada abaixo. Confira:
- Abordagem Sistêmica das Organizações
- Avaliação Psicológica
- Ética
- História das Ideias Psicológicas
- Metodologia de Pesquisa
- Neuropsicologia
- Pessoas com Deficiência
- Psicanálise
- Psicologia Behaviorista
- Psicologia e Educação
- Psicologia e Práticas Institucionais
- Psicologia e Saúde
- Psicologia e Trabalho
- Psicologia Fenomenológico-Existencial
- Psicologia Sócio-Histórica
- Psicopatologia
Veja também:
+ Como funciona o estágio no curso de Psicologia?
Veja detalhes das matérias de Psicologia
Saiba mais detalhes sobre algumas das principais disciplinas que você vai encontrar no curso de Psicologia:
- Avaliação Psicológica: Ensina a realizar testes psicológicos, a desenvolver métodos de avaliação de dados e a planejar tratamentos com base nesses dados.
- Ética: Expõe os princípios éticos da profissão de psicólogo.
- História das Ideias Psicológicas: Apresenta as diversas propostas de explicação dos fenômenos psicológicos ao longo da história, guiando o aluno pelas principais correntes de pensamento da área.
- Metodologia de Pesquisa: Habilita o aluno a realizar pesquisas no campo da Psicologia, preparando-o para o TCC. Esses conhecimentos também serão válidos caso o estudante opte por seguir uma iniciação científica, mestrado e doutorado.
- Neuropsicologia: Estuda as relações entre o funcionamento cerebral e o comportamento humano, além da contribuição da Neurologia na atuação do psicólogo.
- Pessoas com Deficiência: Apresenta um panorama sobre os diferentes modelos criados para compreender a deficiência e seus principais conceitos, as mudanças nas classificações ao longo da História e como o psicólogo deve atuar para cuidar dessas pessoas nos mais diferentes contextos, como família, escola e trabalho.
- Psicanálise: Normalmente a matéria é dividida em vários módulos e expõe os fundamentos teóricos, como a noção do inconsciente, de subjetividade e de sujeito.
- Psicologia Behaviorista: Explica as bases do comportamento humano e como ele se fundamenta, os motivos e gatilhos para agirmos como agimos, entre outras ideias da corrente behaviorista.
- Psicologia e Educação: Apresenta a história do sistema educacional brasileiro. Trata também da relação entre Educação e Psicologia ao longo dos anos, promovendo a reflexão sobre as implicações práticas dos diferentes conceitos de Psicologia na Educação e sobre o trabalho do psicólogo em diversos contextos educacionais.
- Psicologia e Saúde: Aborda o conceito de saúde, o papel do psicólogo nos sistemas de saúde e os fundamentos da prática clínica, preparando o aluno para conduzir entrevistas clínicas iniciais e diagnósticos.
- Psicologia e Trabalho: Discute o trabalho como atividade fundamental humana e como o psicólogo se insere neste universo. Aborda também a atividade de Recursos Humanos, especialmente os processos de recrutamento, seleção e acompanhamento de carreira nas empresas.
- Psicologia Fenomenológico-Existencial: Apresenta as diversas correntes do pensamento humano e suas influências na área da Psicologia, desde a origem do pensamento Humanista da Grécia Antiga até o Existencialismo.
- Psicologia Sócio-Histórica: Mostra a concepção de homem, sociedade, fenômeno psicológico e de desenvolvimento segundo a corrente sócio-histórica e seus desdobramentos nos dias atuais.
- Psicopatologia: Aborda o sofrimento humano e maneiras de contornar distúrbios de personalidade.
Veja também:
+ Entenda de uma vez a diferença entre Psicologia e Psicanálise
Quais são as disciplinas optativas mais comuns?
Quanto às disciplinas optativas, o curso de Psicologia pode oferecer, entre outras:
- Psicologia e Sociedade
- Ética da Psicanálise
- Análise Comportamental dos Estados Motivacionais e Subjetivos
- Análise do Comportamento e Sociedade
- Aprendizagem e Processos Sociais na Escola
- Aquisição de Comportamentos
- Desenvolvimento Infantil
- Distúrbios do Comportamento
- Distúrbios Psicológicos na Infância
- Entrevista Clínica
- Informática Aplicada à Psicologia
- Neuropsicologia Cognitiva
- Peritagem Psicológica
- Psicanálise das Toxicomanias
- Psicanálise e Educação
- Psicanálise e Literatura
- Psicanálise Pós-Freudiana do Adolescente
- Psicofarmacologia
- Psicodrama
- Psicologia, Comunicação e Semiótica
- Psicologia da Alfabetização
- Psicologia do Trânsito
- Psicossociologia
- Terapia Familiar
- Psicologia e Religião
- Relacionamento Amoroso: Teoria e Pesquisa
Veja também:
+ Tudo que você precisa saber sobre a especialização em psicologia
É muito difícil a faculdade de Psicologia?
É muito comum, antes de entrar em um curso de graduação, que os vestibulandos se perguntem se é um curso fácil ou difícil. É claro que esse conceito é relativo, e que existem inteligências múltiplas que serão demandadas de maneiras diferentes em cada curso.
Porém, o que é possível afirmar sobre o curso de Psicologia é que ele é um curso com bastante carga teórica e também prática, e que é preciso se dedicar bastante.
Isso não significa que o curso seja complicado, nem difícil. É preciso ler bastante, tanto para conhecer diferentes abordagens quanto para se especializar em uma, e é preciso ter uma ampla visão de áreas diferentes, como as Humanidades e Ciências Biológicas.
Alguns alunos relatam, também, que o curso de Psicologia é emocionalmente pesado, e que pode ser desgastante.
Por isso, é também aconselhado que todos os estudantes de psicologia façam psicoterapia, para garantir que suas questões pessoais não entrem em confronto com a profissão. Afinal, são centenas de horas de atendimento prático.
Veja também:
+ Todo psicólogo é um psicoterapeuta? Entenda!
Como se tornar um psicólogo?
No Brasil, a profissão foi regulamentada pela Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Para poder atuar como psicólogo é obrigatório obter diploma de Psicologia em uma instituição de ensino superior autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e realizar o cadastro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) de seu estado.
Veja também:
+ Tudo que você precisa saber sobre a especialização em psicologia
Como saber se o curso de Psicologia é para mim?
Decidir a carreira que iremos seguir é sempre um desafio, principalmente por ser uma decisão que pode impactar muitas áreas da nossa vida. Para saber se o curso de Psicologia é o certo, é preciso conhecer o curso, a carreira, mas principalmente, é preciso conhecer o seu perfil pessoal.
O estudante de Psicologia deve ser uma pessoa, antes de mais nada, que está disposto a lidar com pessoas, a trabalhar com outras realidades, e a cuidar dos pacientes, mesmo aqueles mais complicados. Por isso, a vontade de cuidar, a boa comunicação e o gosto pelas pessoas são coisas consideradas fundamentais.
Além disso, a Psicologia é uma área que cruza diferentes áreas, levando o estudante a imergir em pensamentos filosóficos, analíticos, a pensar em questões sociais, e, ao mesmo tempo, a entender como funciona a anatomia e a fisiologia humana. Por isso, é importante que o estudante goste minimamente dessas áreas.
Gostar de ler, de refletir, de ouvir histórias, ser uma pessoa tolerante, aberta e assertiva, além de ter um perfil analítico são características comuns encontradas em estudantes de Psicologia.
Para ter ainda mais certeza que a faculdade de Psicologia é a certa para você, é válido fazer um teste vocacional. É possível fazer simulados online, mas a maneira ideal é, justamente, ser acompanhado por um psicólogo que possa orientar a escolha da carreira.
Veja também:
+ Quanto ganha um psicólogo?
Faculdades que oferecem o curso de Psicologia
Somente diplomas de faculdades reconhecidas pelo MEC têm validade do Brasil, sejam eles de Psicologia ou de qualquer outro curso.
O que isso significa? Que o reconhecimento do MEC é o primeiro parâmetro a avaliar na hora de escolher uma faculdade. Estudar em uma instituição que não tenha esse aval é jogar tempo e dinheiro fora.
Para ajudar sua busca, separamos algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Psicologia. Confira:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Veja mais:
+ Faça o seu Teste Vocacional
O que achou das matérias do curso de Psicologia? Tem interesse em seguir essa carreira? Conte para a gente nos comentários!
Saiba o que faz um teólogo e veja onde fazer essa faculdade
Direito Cibernético: entenda mais sobre a área
Gestão Empresarial: saiba sobre o curso e onde estudar
Gestão Empresarial: saiba tudo sobre o curso
O que é estágio?
Saiba quais são os cursos e valores que a Estácio oferta
O que é Andragogia? Saiba mais sobre o conceito e atuação
Descubra todos os cursos que a Uniasselvi oferece
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.