dcsimg

Veja como fazer uma faculdade de Farmácia a distância

Saiba quais são os melhores cursos de Farmácia, descubra os detalhes dessa formação e as possibilidades de atuação como farmacêutico.

O curso de Farmácia oferece diversas opções de atividades para quem tem interesse em atuar na área da saúde. Com o diploma de farmacêutico, é possível atuar em laboratórios, farmácias, na indústria de medicamentos, hospitais, universidades e muito mais. Por isso mesmo, trata-se de um curso bastante disputado.

A boa notícia é que o Ministério da Educação (MEC) já aprovou cursos de Farmácia a distância! O que significa que é possível fazer essa graduação a um preço acessível, nos dias e horários que forem mais convenientes para você. E ao final, receber um diploma reconhecido pelo MEC e pelo mercado de trabalho!

Como funciona o curso de Farmácia EAD

Ao optar pelo curso de farmácia na modalidade a distância, o aluno terá acesso a um ambiente online, onde todo o conteúdo do curso será disponibilizado em formato de vídeos e textos. As aulas seguem o mesmo currículo do curso presencial, com a diferença de que são gravadas previamente pelos professores.

Como material de apoio, o aluno também receberá textos complementares e exercícios, para que possa se aprofundar nas temáticas discutidas nas aulas. Além disso, esse ambiente online também possibilita que os estudantes se comuniquem em chats para trocar conhecimentos e tirar dúvidas.

Mas, embora o curso seja a distância, isso não quer dizer que o aluno não terá nenhuma aula presencial. Muito pelo contrário. Por se tratar de um curso e farmácia, o que envolve conhecimentos adquiridos na prática, em exercícios feitos em laboratório, o aluno também precisará cumprir algumas aulas presencialmente.

O que se estuda na faculdade de Farmácia?

De maneira geral, o curso de Farmácia é focado no conhecimento sobre as substâncias usadas pela medicina, seus usos, composição e possíveis reações. Durante a graduação, o estudante mergulha em áreas como Biologia, Química, Física e Ciências Biomédicas.

O estudo dos fármacos em relação à fisiologia do corpo humano, prevê também o conhecimento prático de algumas técnicas. Por isso, o curso também oferece atividades práticas em laboratórios e demanda dos alunos estágios clínicos na comunidade e em farmácias hospitalares.

Veja algumas das disciplinas da grade curricular do curso de Farmácia:

  • Anatomia Humana
  • Biossegurança
  • Bioética em Saúde
  • Epidemiologia e Saúde Pública
  • Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica
  • Fisiologia
  • Genética e Citogenética
  • Hematologia Clínica
  • Imunologia
  • Parasitologia
  • Tecnologia de Cosméticos
  • Toxicologia e Análises Toxicológicas

O farmacêutico no mercado de trabalho

São muitas as possibilidades de atuação de um farmacêutico depois de formado. Entre as opções de atuação do recém-formado, estão:

  • Pesquisar novos medicamentos
  • Identificar reações que as substâncias provocam no ser humano
  • Prestar orientações a pacientes em farmácias
  • Analisar amostras de sangue, urina e fezes em laboratórios
  • Testar substâncias e princípios ativos
  • Analisar a composição de alimentos industrializados

Opções de graduação em Farmácia EAD

O estudante que deseja gerenciar sua rotina de estudos com maior autonomia e liberdade pode optar por cursar sua graduação em farmácia na modalidade EAD. Atualmente, há boas opções de cursos, com qualidade assegurada pela avaliação do MEC, assim como mensalidades de valores mais acessíveis. Confira algumas opções:

Ótimas opções de graduações presenciais em Farmácia

A oferta de cursos de Farmácia é grande na modalidade presencial. São quase 400 universidades públicas e privadas autorizadas pelo MEC a oferecer a graduação. Veja algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas:

Opções de especialização em Farmácia EAD

Além da graduação, há também outras opções de formação que abrem portas ao estudante para que ele atue no mercado de trabalho no campo da saúde, como as especializações.

Há diferentes cursos de especialização a distância na área de Farmácia. Tais cursos têm como pré-requisito o diploma de nível superior em Farmácia reconhecido pelo MEC.

Veja alguns exemplos de cursos de pós-graduação a distância:

  • Farmácia Hospitalar
  • Farmacologia e Interações Medicamentosas
  • Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica
  • Farmácia Clínica em Cirurgia, Emergência e Trauma

Trabalhe com saúde: alternativas à faculdade de Farmácia

Para quem sonha com um diploma do ensino superior na área da saúde, há outras opções de cursos. O curso de Biomedicina, por exemplo, é uma delas. Este curso é reconhecido pelo MEC e está disponível nas modalidades presencial e a distância.

O estudante formado em Biomedicina será um profissional preparado para pesquisar a fundo as causas das doenças, as formas de diagnóstico, tratamento, controle e cura. Trata-se de uma graduação do tipo bacharelado, que tem duração de quatro anos.

Uma das grandes diferenças entre o biomédico e o farmacêutico é que o biomédico não pode ser o responsável por assinar documentos em farmácias e drogarias. Fora isso, ambos os profissionais têm espaço de atuação em clínicas, laboratórios, hospitais, hemocentros e pesquisa de medicamentos.

Conheça cursos a distância na área da Saúde

Além da Biomedicina, há outras opções de cursos que abrem portas de atuação em áreas ligadas à saúde, entre eles: Estética e Cosmética, Ciências Biológicas e Gestão Hospitalar, por exemplo.

Em todos os casos, o importante é verificar se a instituição e o curso são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), para que você não gaste tempo e dinheiro à toa. É isso mesmo: se o curso não for reconhecido e aprovado pelo MEC, seu diploma não terá valor no mercado de trabalho.

Algumas boas instituições onde é possível fazer cursos a distância, reconhecidos pelo MEC, na área da saúde:

Veja também

A faculdade a distância é reconhecida pelo MEC?

Agora que você já conhece um pouco melhor o curso de Farmácia e algumas outras opções na área da saúde, deixe um comentário para a gente contando qual curso pretende fazer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin